Conheça escadas perfeitas para casas pequenas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas são um dos elementos mais complexos na construção de uma casa, exigindo engenho e criatividade na hora do seu projeto e, consequentemente, na hora da sua realização. Basicamente, as escadas em um projeto arquitetônico servem para ligar o piso inferior ao piso superior, mas muitos fatores interferem na escolha do modelo e até dos materiais, como o espaço disponível nos dois ambientes, o de baixo e o de cima. Elas geralmente seguem o estilo do ambiente inferior e apresentam as dimensões compatíveis com o tamanho dos espaços envolvidos, o que exige a escolha de um determinado formato entre tantos.

As escadas parecem elementos tão simples, mas a verdade é que elas se apresentam em formatos os mais variados e surpreendentes, de acordo com a solução encontrada para um determinado espaço. Engana-se, porém, quem acredita que casas pequenas não podem ter escadas bonitas e cheias de estilo, mesmo que o espaço para elas seja reduzido. Para esses casos, existem escadas em vários formatos, como espiral, reta e flutuante, que podem ser construídas com vários materiais, como madeira, vidro, metal e ferro.Elas podem ser tanto informais e despojadas, quanto elegantes e sofisticadas.

Conheça as melhores escadas para a sua casa pequena e dê vida nova ao ambiente!

Escada em espiral, caracol ou helicoidal

A escada em espiral, caracol ou helicoidal é uma das mais indicadas para casas pequenas. É um modelo que possui um eixo no meio, com os degraus saindo desse eixo e formando o aspecto de caracol. Ela necessita pouco espaço para a instalação, mas tem suas desvantagens. Como os degraus são mais estreitos junto ao eixo, não há um apoio eficiente para os pés. Por isso, ela pode ser arriscada para idosos, crianças e até mesmo adultos mais desatentos. Também dificulta a movimentação de móveis e objetos grandes, ainda mais se o buraco junto à laje for reduzido. Por isso, é bom ponderar as vantagens e desvantagens da opção por esta escada. Jovens casais podem ser as pessoas que melhor aproveitariam o modelo. A escada em espiral da imagem acima, projetada por A7 Arquitetura e Design, é feita em madeira para um ambiente eclético, que mistura elementos clássicos, modernos e rústicos.

Escada reta com design moderno

Uma casa pequena também pode contar com uma escada reta, que atravessa uma das paredes laterais do cômodo. O modelo da imagem acima mostra um modelo simples e clean, com degraus em madeira e uma estrutura lateral vazada como guarda-corpo. O efeito é moderno e suave, harmonizando-se perfeitamente com a sala com piso e sofás brancos e mesa de vidro com cadeiras em madeira. A iluminação planejada destaca o guarda-corpo e, consequentemente, a escada de linhas retas. Se o espaço lateral à escada for bastante comprido, é possível instalar patamares ao longo da escada para aliviar a subida. Geralmente, esse tipo de escada apresenta um vão onde é possível instalar um móvel como buffet ou aparador, encaixar um bar, construir armários planejados ou, ainda, criar um pequeno jardim interno. 

Escada de vidro

Uma escada que pode ficar interessante em uma casa pequena é a escada de vidro. Na imagem acima, o modelo em U tem estrutura metálica, mas degraus e guarda-corpo em vidro. Os degraus são vazados, o que dá mais leveza, assim como o próprio vidro, que tem a qualidade de deixar os ambientes mais leves e clean. É uma opção moderna para ambientes claros, que combina muito bem com pisos em tons neutros e mobiliário com linhas arrojadas, também em tons neutros. A escada em vidro não obstrui a vista, portanto pode ser colocada no meio do ambiente inferior, sem prejuízo da visibilidade de todo o espaço.

Escada flutuante

A escada flutuante é um tipo muito curioso de escada, pois, ao não apresentar vigas nem espelhos, ela parece estar flutuando no ar. Na verdade, cada degrau é chumbado na parede. Se você não tiver crianças ou animais de estimação, é possível manter a escada sem corrimão para manter a impressão de degraus flutuantes. Caso contrário, o mais indicado é colocar um corrimão e guarda-corpo de vidro, que vão preservar relativamente bem a ideia de degraus flutuantes. É um modelo ideal para casas ousadas e modernas, embora ele não seja o mais seguro. O modelo da imagem liga a sala de jantar ao piso superior e, inclusive, recebe nichos coloridos e buffet.

Escada irregular e rústica

Corredores e halls de entrada  por Bisca Staircases
Bisca Staircases

Rustic Staircase by Bisca

Bisca Staircases

Nessa casa em tons neutros, basicamente madeira e branco, a escada é irregular e rústica, também em madeira, mas com corrimão e guarda-corpo em ferro fundido. A madeira é reciclada, provavelmente de demolição, o que dá um aspecto simples e natural ao espaço. A escada se assemelha ao modelo em L, o que faz com que o espaço lateral da parede seja bem aproveitado. Como a base começa bem junto à uma das paredes, o espaço na sala é otimizado. O modelo é ideal para casas ecologicamente pensadas, com prioridade de materiais orgânicos e naturais e atmosfera despojada e rústica.

Escada em ferro

Corredores e halls de entrada  por gondesen architekt
gondesen architekt

Aufgang ins Obergeschoss

gondesen architekt

Escadas em U podem ser funcionais em casas pequenas. A escada da imagem acima é em ferro pintado de cinza, o que dá um ar moderno e industrial ao espaço, que se caracteriza por piso e mobiliário em madeira clara. As paredes brancas destacam a escada em tom neutro, que ocupa pouco espaço junto à parede. O modelo tem degraus e guarda-corpo vazados, o que confere maior leveza à estrutura e não pesa no ambiente. A peça proporciona um toque moderno e clean à sala e se destaca pelas linhas retas, que acompanham o mesmo tipo de linhas nos móveis e janelas. A cor cinza da escada também se harmoniza com o prateado da coifa da ilha central da cozinha. Tem-se então um ambiente leve e moderno com o ferro pintado e outros metais, mas também com o aconchego e acolhimento da madeira clara. Para outras dicas sobre escadas, leia este artigo.

Qual é a escada dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!