SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como utilizar portas de correr para ganhar espaço

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Qualquer espaço que sobra no ambiente, é valioso. Em tempos onde os apertados apartamentos e casas parecem ter cada centímetro contado antes da construção, buscar alternativas que ajudam a ganhar mais espaço internamente no lar, é essencial para ampliar a comodidade e o conforto de quem mora em meio a grandes cidades.

Há muito tempo, as portas eram valorizadas por seu tamanho e peso, trazendo dificuldade para serem utilizadas e tomando parte do pouco espaço disponível no lar. Com o passar do tempo, a necessidade de modernizar as construções levou ao encontro de alternativas inteligentes que pudessem ser utilizadas facilmente em praticamente qualquer cômodo do lar, interna ou externamente. Uma das formas desenvolvidas para dar soluções ao espaço tomado pelas portas tradicionais, foram as portas deslizantes, ou portas de correr como são popularmente conhecidas. 

A introdução das portas de correr para os mais diferentes espaços, trouxe excelentes vantagens especialmente quanto ao ganho de espaço que este tipo de instalação oferece. Utilizando um trilho ao longo das paredes, as portas de correr são adaptadas para tomarem menos espaços na casa e até mesmo facilitarem a entrada de luz no ambiente interno, dependendo do locar e do tipo de material utilizados.

Para que você possa saber um pouco mais das possibilidades e conferir alguns projetos excelentes com o uso das portas deslizantes, trouxemos algumas dicas de uso e manutenção deste tipo de porta que, além de muito prática, oferece muita elegância à decoração tanto dentro, quanto fora da casa.

Por isso, siga conosco em mais um conjunto de boas dicas e veja quais as possibilidades excelentes você poderá ter ao optar por uma porta de correr. Temos a certeza de que, ao final do artigo, você estará muito inspirado com as ótimas ideias de nossos profissionais. 

Venha conosco e aproveite! 

Para exteriores

A utilização de portas de correr, além de proporcionar o melhor uso de espaço aos ambientes onde estão instaladas, oferecem beleza e elegância para os lares, especialmente quando instaladas na parte frontal da casa. Com uma extensa possibilidade de materiais como, vidro, madeira e metal, você, possivelmente, encontrará um modelo de porta deslizante que seja ideal aos componentes decorativos de sua casa.

Na imagem, podemos conferir a boa opção pela porta de correr neste projeto. Com a utilização de estruturas que somam madeira e vidro, a parte frontal da casa ganhou rusticidade e beleza à soma com o revestimento de pedras escolhido para a estrutura externa. O resultado trouxe uma composição perfeitamente elegante à estrutura. 

Integração

Cada vez mais é comum a integração dos ambientes do lar. A sala de estar, soma-se à área de jantar e a cozinha, formando um só espaço com diferentes ambientes. Uma solução prática e comumente encontrada para pessoas que desejam separar os diferentes espaços, é a utilização de portas de correr nas divisórias entre um espaço e outro. 

Neste projeto do escritório KTA – Krakowiac & Tavares Arquitetura, de São Paulo (SP), a utilização de uma bela porta deslizante com grande altura foi o suficiente para separar perfeitamente os ambientes da sala de estar e cozinha. Com esta ideia, foi possível oferecer um pouco mais de personalidade própria e privacidade ao uso de ambos os ambientes, sem que fosse tomado muito espaço do local.

Para espaços pequenos

Se a ideia da utilização das portas de correr é salvar espaços, uma ótima alternativa para seu uso é exatamente em espaços pequenos onde não seria cômodo a instalação de tradicionais portas. Para isto, existem modelos de tamanhos menores e até mesmo outros modelos que utilizam o sistema de deslizamento, como as portas sanfonadas.

Neste projeto, as decoradoras de interiores, Adriana Fiali & Rose Corsini, de São Paulo (SP), utilizaram um modelo de porta deslizante alongado na altura para que todo o vão na entrada do banheiro pudesse ser fechado. Uma solução inteligente e ótima para a decoração do ambiente.

Salvando espaços internos

Em ambientes internos com boa amplitude, é possível criar as mais diversas soluções criativas para que a decoração ganhe novos espaços. A criação de um novo ambiente dentro do próprio ambiente interno do lar, pode ser algo muito interessante e inovador. E é assim que vemos esta ótima ideia para adaptar um jardim interno na casa. Com a utilização de portas de correr fechando um quadrado, o projeto trouxe a criação de um lindo jardim interno decorado com grama rasteira, pedriscos e a presença de uma linda árvore em tamanho pequeno. O resultado é simplesmente encantador. 

Decoradas

A utilização das portas de correr traz naturalmente um ambiente mais elegante. Com elas, a opção de deslizar a estrutura traz uma sensação menos impactante e desconfortável do que fechar diretamente a porta de forma tradicional, especialmente quanto aos impactos que podem ocorrer. Além disto, decorativamente, as portas de correr podem trazer excelentes opções decorativas, com molduram ou outros elementos que valorizam ainda mais o ambiente. 

Neste projeto da DRK Arquitetura e Construção, de São Paulo (SP), podemos ver um bom exemplo de porta deslizante elegante com a presença de elementos decorativos na estrutura. Ao fundo a opção do papel de parede colorido e a utilização de lâmpadas dicroicas sobre a porta, trazem ainda mais beleza à decoração. 

Manutenção

A manutenção deste tipo de porta deve ser feita com cuidado e, preferencialmente por um profissional. Para evitar o travamento nas rodas, a porta deverá ser removida do trilho para sua limpeza. 

Com uma pequena escova com cerdas de arame, a sujeira mais grossa na parte inferior da porta deverá ser removida. Após isto, utilize um aspirador de pó para remover a poeira existente no loca onde estão as roldanas. Utilize também silicone lubrificado antiaderente para o melhor deslizamento das roldanas, verificando se elas estão em bom estado para o uso. Repita esta mesma operação na base da porta e providencie o encaixe novamente da porta no local. Com isto, a porta deslizante estará sempre em condições excelentes para seu uso no dia a dia.

Desvantagens

Assim como qualquer produto, a porta deslizante também oferece desvantagens em seu uso. Entre as principais desvantagens, podemos citar a impossibilidade de isolamento acústico e térmico, já que a instalação requer o espaçamento considerável entre a porta e a parede, deixando nesta extremidade as condições para a infiltração de vento e som vindos do ambiente externo. 

O que você achou deste modelo de porta?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!