APARTAMENTO PK: Salas multimídia ecléticas por Bastos & Duarte

6 dicas para sua casa sempre parecer organizada

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Organizar, sem precisar ceder muito tempo para isto. Esta parece não ser uma tarefa muito fácil na rotina do lar. Estar com todos os objetos, móveis e detalhes decorativos bem organizados, às vezes pode ser mais fácil do que parece. Para isto, existem alguns atalhos eficientes que nos ajudam muito em nosso dia a dia. 

A organização do lar tem tudo a ver com o humor de quem mora no local. Perceber que as coisas não andam como deveriam e estão mais fora de lugar do que de costume, pode demandar uma energia grande só de pensar nos esforços necessários para que a sua casa fique novinha em folha. Isto fará muita diferença não só para o seu humor, mas, também, para as ocasiões em que você receber visitas surpresas. Afinal, saber que alguém poderá chegar em poucos minutos, quando o seu lar não está exatamente como você quer, pode trazer transtornos consideráveis. 

Existem formas de facilitar a arrumação do lar. É claro que nenhuma destas dicas poderá substituir uma boa faxina na casa. Estas facilidades, são medidas mais paliativas que trabalham a urgência de um ambiente aparentemente arrumado, mas, ainda assim, ajudarão para que o seu esforço seja menor nas tarefas diárias para a organização da casa. 

Por isso, convidamos você a ver abaixo algumas destas dicas e participar conosco nos comentários, deixando a sua dica de arrumação rápida da casa. Sua opinião é sempre muito valiosa para nós. Agora, vamos juntos conferir alguns destes atalhos para a organização do lar e, de quebra, ver alguns projetos maravilhosos dos profissionais homify, sempre inspirados para fazerem o melhor para deixar o seu lar, o melhor lugar do mundo.

Junte-se a nós, confira as dicas e aproveite!

Esconda os cabos

APARTAMENTO PK: Salas multimídia ecléticas por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

APARTAMENTO PK

Bastos & Duarte

Se a sua sala está muito bem equipada com aparelhos eletrônicos e promove todo o conforto e acolhimento possível para todos, não há porque ter cabos espalhados em meio aos objetos decorativos. A presença destes cabos pode trazer poluição visual e dar a sensação de desorganização no lar. Uma boa alternativa para isto, é deixá-los enrolados em um pequeno arame, tipo aqueles de amarrar saco de pão de forma, e deixá-los bem ajustados aos aparelhos. Outra forma de organizar estes cabos, é utilizando caixa de sapato. Para isto, faça um furo circular nas laterais da mesma, e coloque um filtro de linha por dentro, deixando todos os cabos juntos e invisíveis na decoração.

Na imagem, um projeto belíssimo do escritório Bastos & Duarte, de Salvador (BA), onde a sala multimídia foi toda decorada com elementos em cores claras, trazendo belos contrastes com os elementos decorativos e o ótimo efeito das luzes LED escondidas por trás do painel. 

Paredes livres

Outra forma muito eficiente de repassar a sensação de organização no lar, é manter as paredes de sua casa sem muitos elementos decorativos. A sensação de amplitude com as paredes livres e a presença de boa iluminação, especialmente se as paredes forem brancas, pode ser um ótimo trunfo para que o seu lar não repasse um visual de objetos excessivamente espalhados pelo local. Associar a presença de poucos ruídos visuais com a sensação de organização, funciona como um ótimo atalho para o inconsciente. 

Na imagem, um bom exemplo de sala de estar perfeitamente organizada e visual limpo, sem a presença de muitos elementos. O projeto do arquiteto Filipe Castro, de Belo Horizonte, traz o conforto de um longo sofá e pequenas poltronas cercadas por um tapete super felpudo. As paredes brancas iluminadas por dicroicas, mantêm o visual limpo do ambiente, reforçando a sensação de acolhimento.

Evite excessos

Residência Água Verde L&O: Terraços  por VL Arquitetura e Interiores
VL Arquitetura e Interiores

Residência Água Verde L&O

VL Arquitetura e Interiores

Embora a tentação de acumular itens dos quais gostamos, utilizando-os como objetos decorativos descritivos de nossa própria personalidade, a utilização de elementos em número excesso muitas vezes não contribui para que o ambiente pareça organizado. Isto porque, em grande número e muito próximos uns dos outros, estes objetos podem trazer poluição visual, causando confusão sobre quais as formas de se atentar a cada mensagem que estes objetos tentam passar – sim, embora muitos elementos pareçam apenas bonitinhos, cada objeto tem uma mensagem a ser repassada. Por isso, defina apenas itens essenciais que contribuam com o visual da casa, e, se desejar, espalhe os demais elementos por outros espaços do lar.

Na imagem, um ótimo exemplo de decoração clean e bem feita no projeto da VL Arquitetura e Interiores, de Curitiba (PR), que escolheu centralizar na mesa apenas um belo terrário, trazendo a sensação de organização plena no ambiente. 

Quarto coringa

Residência LP: Escritórios  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência LP

Zani.arquitetura

Se possível, organize um espaço coringa na casa. Um espaço que não seja com fácil acesso e onde você possa organizar os elementos que não utiliza na casa, mas dos quais você ainda não se desfez. Este cantinho, será ótimo para que você mantenha o aspecto organizados dos demais cômodos da casa. Uma boa ideia é utilizar estes elementos decorativos em desuso para decorarem um novo cômodo, montando um cenário onde será possível expor estes objetos para vendas. Assim, além de manter o seu lar muito bem organizado, você ainda poderá ter alguma renda com as vendas de coisas que não deseja mais. 

Na imagem, o projeto do escritório Zani Arquitetura, de Londrina (PR), mostra o espaço aconchegante e muito bem organizado em um local destacado da casa. 

Móveis quebrados

Escritórios  por homify
homify

zona riunioni con libreria

homify

Vez ou outra, acontecem surpresas desagradáveis na decoração do lar e um móvel acaba por aparecer quebrado. Manter este móvel quebrado na decoração irá contribuir para a sensação de um local mal organizado ou mal cuidado. Por isso, a dica é que você deixe este móvel guardado em um canto do lar até que tenha a possibilidade de consertá-lo. Se possível, substitua a peça por opções em DIY ou upcycling - que serão mais econômicas e darão um visual diferente ao seu lar, como podemos notar nesta ampla estante feita apenas com caixotes de frutas.

Decoração com livros

Se você não possui muitos elementos decorativos e não tem condições de fazer a renovação na ambientação do lar, uma ótima alternativa é apelar para a decoração com livros. A presença dos livros contribui para que o ambiente pareça mais culto e ainda pode servir como ótimas referências sobre a sua própria personalidade. 

Na imagem, uma ótima decoração com a presença de muitos livros bem organizados na ampla estante de quina. O projeto é da arquiteta Bruna Riscali, de São Paulo (SP).

E você, tem uma dica especial para organizar o lar? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!