Conheça as Principais Técnicas Construtivas de Casas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
homify Casas campestres Madeira maciça Multi colorido
Loading admin actions …

É impossível construir uma casa sem pensar antes na técnica construtiva. E isso é o que fará toda a diferença para garantir que o terreno seja bem aproveitado, a habitação esteja condizente com o clima local ou mesmo a casa se mantenha valorizada após alguns anos. 

As técnicas construtivas nada mais são do que a maneira com que a qual a casa será construída. A técnica construtiva mais comum no Brasil é a de alvenaria, isso porque está entre as mais econômicas e de fácil adaptação a qualquer região. 

Contudo, nos últimos anos temos visto crescer cada vez mais outras soluções para a construção, como as casas de madeira, as casas de concreto e as casas container. Isso, claro, sem mencionar outras técnicas construtivas que são comuns a milhares de anos, como as casas de pedra. 

Pensando em ajudar você sobre como entender melhor como funciona cada técnica de construção, trouxemos hoje uma boa lista onde falaremos dos principais passos para construir os principais tipos de casas. 

É claro que é muito importante entender como cada tipo de casa é construído e isso, sem dúvidas, poderá fazer muita diferença no cálculo do orçamento para a construção. Entretanto, devemos reforçar que ninguém jamais deve se aventurar na construção de uma moradia sem que tenha a consultoria de bons profissionais da construção civil. Seja um bom arquiteto, um mestre de obras ou um engenheiro, o olhar técnico dessas pessoas é importante por diferentes motivos, que vão das questões estéticas às questões de segurança. 

Dito isso, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo, conhecer um pouco mais das técnicas para construções de casas e começar agora mesmo a planejar o seu próximo lar -- quem sabe na praia ou no campo?!

Confira e inspire-se!

1. Casas de Alvenaria

A técnica de alvenaria está entre as mais comuns para a construção de casas. Além disso, pode ser uma solução bastante interessante, já que é mais econômica do que, por exemplo, construções com concreto armado. 

Com esse método, as casas e prédios são construídos utilizando blocos de concreto ou de tijolos maciços, além do preenchimento com concreto em espaços destinados às colunas que são estruturadas com vergalhões. Dessa maneira, a estrutura da parede fica com ótima resistência.

Outros pontos importantes desse tipo de técnica construtiva, são a impossibilidade de mudar as posições das paredes, já que sustentam toda a estrutura da casa ou do prédio que, por sua vez, não devem ter mais do que 13 andares, pois sofreriam com ventos fortes e ficariam mais vulneráveis a tremores de terra. 

Outro ponto que merece atenção é o fato de que durante a obra há muito desperdício de materiais como areia, cimento e pedras, portanto, é preciso redobrar a atenção. 

Por outro lado, as construções de alvenaria podem render excelentes lucros após entregue a obra, o que faz dessa escolha um ótimo caminho para quem deseja empreender no ramo de construção civil. 

2. Casas de Madeira

Modelo colorado homify Casas campestres Madeira maciça Multi colorido casa de madeira,casa pre fabricada

As casas de madeira vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Ainda que sejam mais comuns na região sul do país, cada vez mais famílias têm optado por essas habitações rústicas e totalmente acolhedoras para chamar de lar. 

De maneira geral, as casas de madeira trazem a vantagem de serem de menor custo em comparação com as casas de alvenaria. Como não precisam de cimento, pedras, areia, vergalhões, tinta, entre outros, o custo total dessas casas pode ser de até 60% menor. 

Outro fator interessante é o período de construção que é menor. Com mão de obra especializada, é possível entregar uma casa de madeira em apenas poucas semanas. Embora exista uma desconfiança quanto a proteção térmica, é interessante saber que essas casas mantêm excelente conforto tanto em período mais quentes ou mais frios, garantindo que a rotina seja sempre agradável. 

Além disso, é possível recorrer ainda às casas pré-moldadas, uma opção de menor custo e cada vez mais interessante às famílias. 

Como desvantagem, as casas de madeira pedem maior cuidado na manutenção, já que demandam aplicações de produtos que protejam contra a umidade e o ataque de cupins, além de eventualmente apresentarem rangidos.

3. Casas de Pedra

As construções de pedras remontam a muitos séculos anteriores. No Brasil, por exemplo, várias igrejas e fortes do período de colonização foram construídos com pedras naturais e óleo de baleia, e não por acaso são estruturas que resistem até os dias atuais. 

Na Europa, castelos incríveis foram construídos com pedras para que resistissem ao máximo às investidas em tempos de guerra. 

Atualmente, as pedras são utilizadas mais como revestimentos para paredes, sendo difícil encontrar uma habitação rústicas e charmosa toda construída apenas com pedras. Entretanto, ainda que ocorra apenas esse tipo de revestimento, já será o suficiente para marcar forte personalidade e elegância à estrutura, compondo combinações irresistíveis principalmente em regiões no interior do país. 

4. Concreto Armado

homify Condomínios

Casas e prédios de concreto armado têm ganhado cada vez mais espaço. E não é para menos. O concreto pode ser utilizado em sua versão crua, sem pintura, o que dá um charme contemporâneo e interessante à habitação ou, ainda, pode ser pintado com composições que criem uma personalidade moderna e apaixonante pelo lar. Ou seja: ótimas opções não faltam com essa técnica construtiva. 

De maneira geral, as construções com concreto armado são marcadas por pilares, lajes e vigas, que ficam basante evidentes nas linhas da habitação. Essas características podem ainda ser ressaltadas a partir de composições modernas, como casas em que os blocos se sobrepõem ou se estendem, criando um movimento muito interessante. 

Além disso, em casas ou prédios de concreto armado, as paredes não têm funções de estruturas, o que pode significar grandes remodelações na habitação sem que sua estrutura seja comprometida. 

5. Casa container

Por fim, vale a pena falar dessa técnica construtiva que tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros: as casas containers. 

Elas já foram descritas como as casas do futuro e pouco interesse despertavam nas famílias devido a imagem fria que as caixas de aço repassavam. Porém os containers vendidos como espaços de moradia recebem toda uma estrutura incrível que garante conforto térmico e acústico ao interior, além de adaptações inteligentes de espaços, com estrutura elétrica e hidráulica completa, não deixando nada a desejar com relação aos outros tipos de casas. 

Além disso, os containers podem ser agrupados, o que podem fazer com que as residências fiquem ainda mais alongadas ou sobrepostos, como sobrados, permitindo personalizações incríveis até mesmo com terraços e jardins!

Para ter uma casa container é bem mais fácil do que parece. A estrutura pode ser comprada a partir de R$ 3 mil de empresas que reciclam as estruturas utilizadas para movimentação de cargas em caminhões e portos. Outro fator interessante é que existem diversas empresas brasileiras que entregam as estruturas completamente prontas para morar, bastando adaptar a casa container no terreno escolhido. 

Qual dessas técnicas é a sua preferida?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista