Amplia sua casa com segurança e truques de design

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Um pequeno truque de decoração pode mudar completamente um ambiente, mas imagina com ajuda de um profissional, claro, que você não precisa estourar o seu orçamento, porém consultar um site especializado é essencial. Afinal, nem sempre o lugar onde você pode morar é como você gostaria que fosse, especialmente em relação ao tamanho. Um dos desafios enfrentados por arquitetos, decoradores e pelo dono da residência é a falta de espaço para colocar tudo o que é necessário para seu lar.

É normal que ao longo dos anos a família ganhe novos membros e os espaços, que antes eram suficientes, não comportam mais sua família numerosa. Porém, ao contrário dos prédios, as casas, na maioria das vezes, oferecem a oportunidade de ampliação. Ou você pode criar um mezanino no seu apartamento, se isso for possível de acordo com a planta do seu imóvel. Em geral esta ampliação em residência pode ser feita de duas maneiras: aumentando os cômodos existentes ou adicionando novos. Entretanto, antes de fazer qualquer extensão é necessário consultar um profissional e realizar o projeto.

Se não for possível ampliar qualquer cômodo da sua casa, não fique triste – mantenha somente o necessário e descarte o resto. Às vezes, desordem dá a impressão de pouco espaço. Confira como ampliar qualquer cômodo da sua casa ou amplie o ambiente com alguns truques de design. 

Sala de verão

Uma das principais técnicas para ampliar ambientes é integração. Se você quer uma linda sala de verão, por exemplo, elimine as divisórias entre sala de estar; sala de jantar e cozinha. Você pode fazer essa divisão com cores, móveis e estilos, sem nenhuma divisão física, ou seja, mantenha todo espaço aberto.

É importante não deixar que a casa chore por uma reforma, como no caso de rachaduras aparentes e estruturas desgastadas. Agora, já a ampliação vem com a necessidade de cada pessoa. Um quarto a mais para o bebê que vai chegar, uma cozinha maior, espaço para lazer, e por aí vai. Tudo dependerá da sua necessidade.

Sala de estar

Apartamento Groenlândia: Salas de estar modernas por Studio 011 Arquitetura
Studio 011 Arquitetura

Apartamento Groenlândia

Studio 011 Arquitetura

Uma sala de estar ampla e aberta, invista em cores claras e neutras, além de espelhos. Os espelhos dão a impressão de que o espaço é maior e tira aquela sensação de desconforto em espaços muito pequenos. Se você quer um ambiente amplo evite entulhar de móveis e peças decorativas. Lembre-se que você não necessita de muito para viver. O projeto foi realizado por Studio 011 Arquitetura, localizado São Paulo.

Porém, independente se é reforma ou ampliação, alguns cuidados são universais, ou seja, vale a pena investir em projeto, planejamento e numa contratação de execução consistentes, para evitar futuros problemas com gastos não previstos, qualidade inferior ao esperado e atrasos no cronograma. Planejamento é importantíssimo.

Cozinha

Cozinha Gourmet integrada a sala de estar: Cozinhas modernas por Mariana Borges e Thaysa Godoy
Mariana Borges e Thaysa Godoy

Cozinha Gourmet integrada a sala de estar

Mariana Borges e Thaysa Godoy

Uma cozinha ampla e aberta para você interagir com sua família e seus convidados é tudo de bom. Porém, nada deixa sua casa mais limitada e com a sensação de pouco espaço do que o exagero, por exemplo, mantenha os móveis essenciais, doe aqueles que não têm tanta utilidade. Seja prático!

O mesmo ocorre com itens na sua cozinha. Uma cozinha com muitos armários dá a impressão de ser menor e pode deixar os moradores com a impressão de que eles estão em um espaço apertado. Deixe apenas aquilo que você realmente usa e tenha necessidade. 

Garagem

As cores claras e neutras ampliam o ambiente por iluminar mais a garagem, por isso, outras formas de aumentar a iluminação da sua garagem pode amplia-la também. Invista em iluminação ambiente e natural. Construa um teto transparente e sem uma parede lateral, assim o espaço refletirá a luz natural. No caso da iluminação artificial, compre as lâmpadas mais eficiente, de luz branca e opte por luminárias pequenas e discretas.

Varanda

Como ficará a casa após a ampliação? A parte nova conversará com a antiga? O conjunto final ficará harmonioso? A parte nova imitará a antiga ou será propositalmente contrastante? Lembre-se que você está aumentando a casa para que ela fique confortável durante mais alguns anos pelo menos, ou seja, é importante que o resultado agrade e ao final da obra todo o seu esforço seja para uma bela ampliação ao invés de um mero puxadinho. E uma bela varanda de vista para o mar é um sonho! 

Como ampliar um cômodo na minha casa?

Muitas vezes, para aumentar uma casa é necessário ocupar os poucos espaços disponíveis do lote. Em geral, esses espaços são a fonte de iluminação e ventilação para o interior da casa. Sendo assim, quando a residência é ampliada, os espaços internos ficam escuros e mal ventilados, causando problemas de salubridade. As roupas não secam ou é necessário permanecer o dia todo com as lâmpadas acesas. Logo, preste atenção para este problema e caso algum ambiente vá ficar sem janelas, procure uma solução alternativa, como as aberturas zenitais – através da cobertura ou, pelo menos, algum sistema de ventilação forçada. É importante para você não ter problemas depois. 

Como legalizar uma ampliação para minha casa?

Há sempre uma legislação referente ao uso do solo, aos coeficientes de aproveitamento do terreno, às taxas de ocupação, aos gabaritos e aos recuos. Logo, antes de ampliar uma casa é importante checar se a legislação permite tais incrementos de área. Verifique se são exigidos recuos. Muitas das ampliações de área invadem recuos obrigatórios frontais ou laterais.

Vale ressaltar que quando a reforma tiver como proposta alterações da estrutura original do imóvel – independente do grau de mudanças, é obrigatório dar entrada no alvará de aprovação e execução para reforma. Depois de concluída a obra, é preciso também solicitar o certificado de conclusão, mais conhecido como “habite-se”. Aumente sua casa e seja feliz!

E aí?! Gostou da ideia de ampliar qualquer espaço da sua casa? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!