Verde Sálvia e Verde Oliva: como escolher o tom certo e combinar com outras cores Verde sálvia e verde oliva: como escolher o tom certo e combinar com

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Verde Sálvia e Verde Oliva: como escolher o tom certo e combinar com outras cores

por press profile homify
Loading admin actions …

O verde é uma cor que remete às plantas e natureza, então por bastante tempo o uso dessa cor ficou restrito a ambientes mais rústicos e de campo. Entretanto, desde 2013 ele vem surgindo em muito ambientes de mostras de arquitetura e decoração e, consequentemente, em projetos desenvolvidos por profissionais. A aplicação da cor ver em tons mais fechados, como o verde sálvia e o verde oliva, trazem aconchego e, ao mesmo tempo, sofisticação.

Por se tratar de uma cor com bastante personalidade, sempre surge dúvida da hora de escolher o tom de verde e o quanto utilizar ele nos ambientes. Neste post, traremos dicas de combinação com outras cores e exemplos de espaços em que o verde sálvia e verde oliva foram utilizados de diferentes maneiras: pequenos objetos, revestimento, paredes inteiras, etc.

Como escolher o tom de verde

Sabe aqueles leques de cores que são utilizados por profissionais? Então, esses leques de empresas de tintas geralmente trazem mais de 2000 cores e parece ser impossível escolher por uma cor só, mas não é! Primeiro é preciso entender como o leque funcional: Ele é dividido em cores principais (amarelos, vermelhos, verdes, neutros, azuis, etc) e cada “folha do leque” traz um único tom mas com níveis de preto diferente, ou seja, o verde é o mesmo em uma única folha, mas ele pode ir do mais claro – quase branco – até o mais escuro que é quase preto.

Como nesse post vamos falar sobre verde sálvia e verde oliva, traremos projetos que usam essas duas cores desde a tonalidade mais clara até a mais escura.

Verde sálvia

O tom verde sálvia é exatamente aquele que encontramos nas folhas de sálvia. Ele é ameno e aveludado e pode ser encontrado em sua cor original (da folha de sálvia) ou em variações para mais claro ou mais escuro. Essa cor pode ser encontrado em diversas plantas suculentas, que também estão muito em alta na decoração.

Verde sálvia e tons terrosos

Salas de estar ecléticas por homify Eclético

Os tons terrosos estão cada vez mais presentes decoração de ambientes. Eles retornaram para as cartelas de cores mais procuradas porque, com a intensa urbanização, há um desejo de nos conectarmos com o que é natural. Os tons terrosos vão desde o marrom, palha, ferrugem até o amarelo mostarda, incluindo o terracota e os infinitos tons de bege.

A cor verde sálvia é um intermediário entre os verdes mais abertos e os mais fechados, como o oliva. Então ele vai muito bem em ambientes terrosos para balancear os tons naturais. No ambiente acima, predominam tons de bege no piso e no sofá, a mesa é de madeira natural e as cadeiras são verde sálvia claro. Se as cadeiras fossem verde oliva, todo o conjunto de jantar (mesa + cadeiras) tornariam o ambiente mais rústico.

Verde sálvia e cinza

O cinza é uma cor fria e o uso de verde em pequenos objetos como almofadas, mantas e vasos, pode tornar o espaço bem mais aconchegante. Além disso, essas peças podem ser trocadas facilmente e mudam completamente a cara do espaço.

Parede verde sálvia

Se a ideia é utilizar muito verde sálvia em um ambiente, escolha uma parede e teste alguns tons de sálvia para escolher entre o mais escuros e os mais claros. Lembrando que os tons mais claros deixam os ambientes parecendo maiores e o tons mais escuros dão a impressão de que o espaço é menor.

Veludo verde sálvia

Sofá Verde Musgo por Sgabello Interiores Moderno Algodão Vermelho
Sgabello Interiores

Sofá Verde Musgo

Sgabello Interiores

O veludo, por si só, já deixa o espaço elegante. Se for utilizado no verde sálvia então, fica maravilhoso. Ele pode ser colocado em poltronas, almofadas puffs e cortinas. Em qualquer situação, ele deixará o ambiente mais sofisticado.

Toque de cor verde sálvia em objetos de decoração

Em países europeus, é muito comum as pessoas mudarem a decoração do espaço de acordo com a época do ano. Em períodos mais frios, utilizam tons mais fechados, mantas mais grossas no sofá e poucos vasos com vegetação natural. Já no verão, a casa fica mais florida, com cortinas mais leves e itens coloridos. O verde sálvia é uma das cores que se adequa às duas épocas do ano e podemos observar isso projeto acima: ele alegra o ambiente e ao mesmo tempo é sóbrio.

Verde oliva

Verde oliva é a cor encontrada nas azeitonas verdes e, assim como no verde sálvia, ele pode ser encontrado em várias tonalidades. É importante lembrar que esses verdes mudam de marca para marca de tinta e o nome que está no leque não precisa ser necessariamente estes.

Verde oliva e rosa claro

ESTILO SANTA FÉ por Casa de Valentina Eclético
Casa de Valentina

ESTILO SANTA FÉ

Casa de Valentina

Na Casa Cor Santa Catarina desde ano a combinação de verde oliva e tons de rosa claro estava presente em muitos ambientes. É uma combinação muito elegante, que foge do convencional e que torna o ambiente sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante. No ambiente acima, a poltrona verde oliva com os puff e almofadas rosa claro trouxeram cor e sofisitcação ao ambiente rústico.

Verde oliva e azul marinho

Casa Cor SC - 2018 - Sala Happy End Salas de estar modernas por homify Moderno Ferro/Aço
homify

Casa Cor SC – 2018 – Sala Happy End

homify

Esse é um combinação linda mas bem inusitada e deve ser utilizada com moderação para o espaço não ficar muito dark. Este ambiente era um dos primeiros da Casa Cor Santarina 2018 e surpreendeu pelo uso do papel de parede com tema botânico alinhado às cores marcantes porém sóbrias: verde oliva e azul marinho.

Parede verde oliva

Forneria de pizza Espaços gastronômicos ecléticos por Arquiteca Projetos Eclético
Arquiteca Projetos

Forneria de pizza

Arquiteca Projetos

Se a ideia é ousar, coloque o verde oliva na parede! Ele vai ser bem marcante e todas as pessoas que visitarem o seu espaço certamente lembrarão dele. No projeto acima, o verde oliva foi escolhido para estar na parede inteira de uma pizzaria para trazer aconchego e lembrar a Itália.

Parede e molduras verde oliva

Estúdio de Arte e Tatuagem MH Espaços comerciais modernos por Arquiteca Projetos Moderno
Arquiteca Projetos

Estúdio de Arte e Tatuagem MH

Arquiteca Projetos

Nesse projeto, o uso do verde oliva foi além do convencional. Tanto a parede quanto às molduras foram pintadas da mesma cor, criando uma unidade estética e valorizando o verde oliva.

Revestimento verde oliva

Hoje a quantidade de revestimentos disponíveis no mercado é imensa. Então se você quer um revestimento de uma cor específica, certamente vai encontrar! Nesse projeto o revestimento nesse tom de verde é bem marcante e foi equilibrado com tons de madeira e preto. 

O revestimento, principalmente os 3D, são sempre destaques em uma ambiente. Então ponto de atenção na hora de optar por revestimento de cores fortes é pensar se é exatamente aquilo que você quer para não “cansar” do elemento no futuro.

Bancada verde oliva

É muito difícil encontrar uma pedra natural (granito ou mármore) que se aproxime do verde oliva, mas os materiais sintéticos, como o quartzo, conseguem chegar exatamente nesse tom. Uma bancada verde oliva, além de deixar o espaço bem diferente, trará identidade à sua cozinha.

Verde oliva em quartos infantis

Loja Oba! Arquitetura Lojas & Imóveis comerciais ecléticos por Oba! Arquitetura Eclético
Oba! Arquitetura

Loja Oba! Arquitetura

Oba! Arquitetura

Casa Cor Minas - Quarto dos Netos Quarto infantil clássico por Interiores Iara Santos Clássico
Interiores Iara Santos

Casa Cor Minas – Quarto dos Netos

Interiores Iara Santos

O verde oliva é uma ótima cor para quartos infantis porque ele deixa o ambiente mais tranquilo, acalmando a criança. Pode ser utilizado com azul, rosa, bege e branco, trazendo inúmeras possibilidades de composição.

Toque de cor verde oliva em objetos de decoração

Salas e cozinhas conceito integrado Salas de estar modernas por ODVO Arquitetura e Urbanismo Moderno
ODVO Arquitetura e Urbanismo

Salas e cozinhas conceito integrado

ODVO Arquitetura e Urbanismo

No projeto acima foi utilizado apenas um item na cor verde oliva. O puff ao lado do sofá é discreto mas trouxe cor para o ambiente neutro.

Vimos muitas possibilidades do uso dos tons verde sálvia e verde oliva, mas se você ainda está em dúvida sobre qual cor escolher, não deixe de conferir esse post com várias sugestões de cores para salas pequenas.

De qual dica você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!