Como limpar dos principais eletrodomésticos do seu lar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo investimento no lar é feito de forma cuidadosa. Escolher quais as peças necessárias para a decoração do ambiente, demanda tempo e, claro, dinheiro.  E por serem itens que ficarão por longos períodos presentes no seu lar, os eletrodomésticos precisam de cuidados específicos para mantê-los em bom funcionamento. Afinal, você não deseja fazer trocas constantes de produtos para os quais planejou uma durabilidade considerável.

Presentes na cozinha, os eletrodomésticos como forno e fogão, geladeira, lava louças – e, na lavanderia, a máquina de lavar – são essenciais para que possamos ter uma rotina diária mais saudável e melhor programada. No entanto, apenas ter estes eletrodomésticos não é o suficiente para que você tenha tranquilidade. É essencial fazer a correta manutenção destes itens para que você não tenha surpresas desagradáveis no dia a dia de sua casa. Ter tudo funcionando perfeitamente é essencial para que o seu lar seja o mais feliz possível.

Para que você saiba um pouco mais sobre as formas de fazer as manutenções corretas dos seus eletrodomésticos, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis e até mesmo salvar o bom funcionando destas peças no seu lar. Estas atenções, somadas aos cuidados recomendados nos manuais dos fabricantes, podem garantir longa vida e tranquilidade por muito tempo nas rotinas de sua casa. 

Confira! 

A importância da manutenção

Cozinha Gourmet: Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura
Adoro Arquitetura

Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

Essencial para que a sua casa esteja sempre em perfeito funcionamento, a manutenção dos seus eletrodomésticos garante rapidez e praticidade na rotina de atividades domésticas. Ficar tranquilo para preparar pratos rápidos no micro-ondas, fazer receitas deliciosas no forno, manter a geladeira com as condições necessárias para a conservação de alimentos, e ter sempre à mão louças bem lavadas, faz muita diferença especialmente para quem corre contra o tempo em agendas cada vez mais apertadas que dividem as necessidades profissionais, do lar e sociais. Além disto, como dissemos no início do artigo, esta é a melhor forma de respeitar os valores de tempo e dinheiro investidos no seu lar. Estar atento às regras de manutenção presentes no manual do usuário e fazer uso de dicas seguras que deixem os seus eletrodomésticos sempre em bom estado, fará muita diferença por um longo período em sua vida.

Na imagem, o ótimo projeto da cozinha perfeitamente planejada, é do escritório Adoro Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ). 

Forno e fogão

Projeto Cobertura : Cozinhas modernas por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Cobertura

Laura Santos Design

Essencial para momentos e sabores inesquecíveis na cozinha, o fogão é um dos eletrodomésticos protagonistas no cômodo. Uma das formas básicas de se limpar o fogão, é retirar as grades e queimadores da parte superior e limpá-la com algumas gotas de detergente e uma buchinha macia. Caso as grelhas e queimadores estejam muito engordurados, você poderá utilizar a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. 

Para o forno, uma boa solução é a limpeza com a soma de uma colher de café de bicarbonato de sódio, 200 ml de vinagre, a mesma quantidade de água e meio limão. Borrife a solução na parte interna do fogão e esfregue com a parte macia da bucha ou um pano e seque o local. 

Nesta cozinha projetada pela designer de interiores, Laura Santos, de Belo Horizonte (MG), a escolha por um conjunto de pastilhas que se misturam entre as cores cinza e preta, somadas aos elementos metálicos e pretos da decoração, deixaram o ambiente simplesmente perfeito!

Micro-ondas

É muito comum que resíduos de gorduras fiquem espalhados pelo interior do micro-ondas. Por isto, manter o prato giratório sempre limpo é essencial para o bom uso deste aparelho que, muitas vezes, é amigo da pressa em nossa rotina. Para a limpeza externa, você poderá utilizar algumas gotas de detergente em um pano úmido. Já para a parte interna, você poderá utilizar uma solução de 500 ml de água com uma colher de vinagre branco de álcool. Ligue o micro-ondas em potência média por 5 minutos e deixe que o vapor da solução mate os germes internos e desprenda mais facilmente a gordura presente no interior do produto. Retire – com cuidado, pois estará quente – o recipiente de dentro do micro-ondas e, com um pano de microfibra, limpe o interior com a própria solução de água e vinagre.

Na imagem, um ótimo conjunto planejado com itens modernos e mescla nas cores cinza, branco e preto, nesta cozinha planejada pelo escritório AD Arquitetura e Design, de Campo Grande (MS).

Máquina de lavar louça

A máquina de lavar louças é uma excelente aliada na economia de tempo, energia e água, o que a torna um eletrodoméstico muito interessante não só para o lar, mas também para o seu bolso e o meio ambiente. Para efetuar a limpeza interna da peça, remova o cesto interno, de acordo com a abertura de sua máquina, e limpe os filtros e hélices em água corrente, utilizando uma esponja macia. Esta limpeza é necessária para evitar que resíduos de alimentos fiquem presentes no interior de sua máquina. Desta forma, você não correrá o risco de ver o eletrodoméstico quebrando devido a entupimento das tubulações.

Na imagem, um conjunto vertical de eletrodomésticos organizados de forma perfeita para o projeto da arquiteta de interiores, Márcia Vaz, do Rio de Janeiro (RJ).

Geladeira

_IN Panamby: Cozinhas modernas por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

Item essencial para a conservação dos alimentos a médio e longo prazo, a geladeira deve ser cuidadosamente higienizada para o bem de sua própria saúde. Para a limpeza externa, você deverá desligar o eletrodoméstico da tomada e utilizar um pano umedecido e poucas gotas de detergente. Já para as partes internas, coloque em um balde com gelo os alimentos que precisam de resfriamento contínuo e retire gavetas e prateleiras. Misture uma colher de bicarbonato de sódio em dois litros de água morna e limpe todo o interior da geladeira. Recipientes removíveis, como gavetas e prateleiras, poderão ser lavados em água corrente com o uso de detergente. Nunca utilize abrasivos ou removedores no interior de sua geladeira, pois isto poderá danificar o esmalte da mesma e estragará o produto.

Na imagem, uma lindíssima cozinha planejada pelo escritório Arq_In, de São Paulo (SP), com a presença da geladeira charmosa em estilo vintage, na cor amarela

Máquina de lavar roupa

Apartamento - AOS 06 - Octogonal - Brasília/DF: Cozinhas modernas por Arquitetura do Brasil
Arquitetura do Brasil

Apartamento – AOS 06 – Octogonal – Brasília/DF

Arquitetura do Brasil

Para a limpeza da máquina de lavar, você deverá verificar constantemente os filtros, assim, evitará entupimentos que danificarão o equipamento. Uma das maneiras mais práticas, é utilizar um ciclo curto de lavagens com a máquina vazia. Deixe que o ciclo se inicie sem produtos de limpeza. Quando a máquina estiver cheia e prestes a girar, adicione 1 xícara e meia de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio. Desligue a máquina e deixe a mistura agir por 30 minutos. Após este período, religue a máquina e dê prosseguimento no ciclo de lavagem para que a mistura seja despejada. 

Na imagem, um ótimo projeto de pequena lavanderia, desenhada pelo escritório Arquitetura do Brasil, de Brasília (DF).

E você, tem dicas especiais para a limpeza de seus eletrodomésticos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!