Saiba Tudo Sobre Quartzo e Silestone a Partir de 11 Cozinhas Maravilhosas Saiba Tudo Sobre Quartzo/Silestone a Partir de 11 Cozinhas

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Saiba Tudo Sobre Quartzo e Silestone a Partir de 11 Cozinhas Maravilhosas

Cozinhas modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

Existe um material que está roubando a cena nos ambientes planejados, especialmente nas bancadas das cozinhas! As bancadas de quartzo/silestone estão aparecendo cada vez mais nos projetos e conquistando clientes por questões funcionais e aspectos estéticos. 

Muitas pessoas confundem e acreditam que quartzo e silestone são materiais diferentes, e na verdade são a mesma coisa! A diferença entre silestone e quartzo é que o silestone é uma marca européia de quartzo – que também é vendida no Brasil.

Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre a composição do quartzo, conhecer os seus benefícios e cuidados e aplicações. Tudo isso a partir de 11 cozinhas maravilhosas que vão te inspirar a mudar a sua casa!

Composição do quartzo

Diferente do granito e dos mármores, o quartzo não é uma pedra 100% natural, e o seu processo de industrialização confere uma aparência uniforme e simples, e este é um dos aspectos que a torna tão atrativa para os projetos contemporâneos. O processo de industrialização não degrada o meio ambiente e confere ao quartzo o título de material sintético e para muitos é sinônimo de sustentabilidade.

O quartzo que é comercializado para ser usado nas bancadas das cozinhas deve obedecer a norma e ser composto por 94% de quartzo (material contido no granito) e 6% de resina. Além disso, algumas empresas adicionam pigmentos e pequenas quantidades de vidro ou partículas metálicas para gerar variedades de cores e texturas.

Cuidado importante na hora de adquirir sua bancada: Busque conhecer a qualidade do material que você está comprando. A Silestone é uma marca internacional que tem vários certificados de qualidade, mas existem muitos outros fornecedores que vendem o quartzo para bancadas e que são tão boas quanto. Entretanto, existem materiais visualmente idênticos no mercado que não obedecem a norma de 94% de quartzo para 6% de resina, e isso pode influenciar negativamente na qualidade do material. Por isso, busque informações, compare preços e desconfie quando um produto tiver o preço proporcionalmente muito inferior aos demais que você orçou.

Resistência e rigidez

Cozinha Cozinhas modernas por homify Moderno MDF
homify

Cozinha

homify

A pedra quartzo em sua forma bruta é o segundo mineral mais abundante da Terra e é extremamente rígido, pois é o último mineral a se formar no resfriamento do magma. Tudo isso torna as bancadas de quartzo resistentes à choques e batidas, e até 11 vezes mais resistentes do que as bancadas de granito.

É claro que não é indicado cortar frutas e verduras com facas direto na bancada, sem o uso de tábuas e superfícies adequadas, mas o quartzo não risca profundamente, com o uso ou queda de um utensílio como um garfo, por exemplo. O máximo que vai acontecer nestes casos é um risco superficial, que sai facilmente.

Impermeável e bactericida

O quartzo ou silestone é um material não poroso que não precisa ser impermeabilizado. A sua textura não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, o que facilita bastante a limpeza da cozinha e protege os alimentos o preparo de receitas. Por isso esse material vem sendo muito usado bancadas de cafés e restaurantes.

Resistência à altas temperaturas

Se você estiver buscando um material que possa apoiar panelas diretamente sem um suporte, ou revestir a boca da churrasqueira, o quartzo com certeza não é o material mais indicado. Se comparado ao granito, o quartzo não é um material com muita resistência à altas temperaturas. 

Conheça outros materiais para instalar em bancadas de cozinha.

Caso você opte pelo quartzo para a pia de cozinha da sua casa, lembre-se de usar apoios e descansos de panela.

Aparência e estética

O acabamento da bancada de cozinha de quartzo pode ser totalmente liso e homogêneo visualmente, e essa é uma das maiores vantagens deste material. Ele fica lindo aplicado em projetos contemporâneos e minimalistas. Dependendo da sua composição e do acréscimo de partículas de vidro, o quartzo/silestone pode ter o efeito visual de pequenos pontos de brilho.

Durabilidade e manutenção

Studio Brasília 27 por jhenrique.azulejaria Moderno
jhenrique.azulejaria

Studio Brasília 27

jhenrique.azulejaria

Uma cozinha com bancada de quartzo pode durar por muitos anos de tiver a composição de acordo com a norma e se forem tomados os devidos cuidados. É comum encontrar fabricantes que dão garantia de 10 anos. 

No momento da instalação é importante que sejam usados rejuntes de epóxi, que não correm o risco de amarelar com o tempo.

Aplicação do quartzo/ silestone

Cozinha Cozinhas clássicas por homify Clássico
homify

Cozinha

homify

O quartzo e o silestone podem ser usados em qualquer superfície de ambientes internos, incluindo bancadas de cozinha e banheiros, nichos de banheiros, escadas, banheiras, pisos, paredes, soleiras, tampos de mesa, entre outros. Inclusive, podemos fazer cubas esculpidas com quartzo, o que geralmente é mais usado nos banheiros e lavabos. 

Por conta da resina que faz parte da sua composição, este material não é resistente a raios solares ou qualquer outro tipo de emissão de raios UV, por isso é indicado que o quartzo não seja usado em bancadas de áreas externas expostas ao sol, especialmente as cores intensas, como: vermelho, preto e laranja.

Cuidados

Tons neutros são clássicos atemporais. Cozinhas clássicas por Granitos.com Clássico Quartzo
Granitos.com

Tons neutros são clássicos atemporais.

Granitos.com

Este foi um material desenvolvido para ser usado em bancadas de cozinha e muito resiste, mas apesar de alguns fabricantes afirmarem que é permitido o uso de facas sobre a bancada, o ideal é não abusarmos desta propriedade. 

É recomendado que sejam usados apoios e descansos de panela, pois o quartzo não pode ter contato direto com altas temperaturas, com eletrodomésticos ou utensílios que sofrem variação de temperatura.

A limpeza é muito simples! Os fabricantes de quartzo/silestone recomendam o uso de água morna e um detergente neutro, que deve ser aplicado na superfície, seguido de um leve polimento com um pano macio seco. Com estes cuidados, a superfície da bancada de cozinha manterá seu brilho por muitos anos e não perderá a garantia.

Valores em relação às pedras naturais

cozinha americana Cozinhas modernas por acr arquitetura Moderno
acr arquitetura

cozinha americana

acr arquitetura

O valor de uma bancada de quartzo ou silestone com certeza é maior do que vários outros materiais, como grande a maioria dos granitos e mármores, por exemplo. Os acabamentos diferenciados também costumam aumentar bastante o preço, como cubas esculpidas no mesmo material, acabamento liso, bancadas mais espessas, rebaixos para áreas molhadas, recortes arredondados… Entretanto, o quartzo é um dos poucos materiais que proporciona bancadas com acabamentos homogêneos e alta resistência a manchas, inclusive nas cores mais claras.

Cuidado! Alguns fornecedores podem produzir bancadas com mais resina na composição e menos quartzo, o que tende a baixar o preço. Entretanto, a qualidade do produto cairá proporcionalmente e pode ficar bem menos resistente à choques, atritos e manchas.

Cores diferenciadas

É comum encontrarmos mármores e granitos em tons de branco, creme, marrom e preto. Por isso, muitas pessoas que optam por usar silestone na bancada da cozinha, acabam explorando o quartzo, que é um material sintético, para aplicar cores bem diferenciadas e vivas, como laranja, vermelho e amarelo. 

O quartzo/ silestone possui uma grande variedade de cores e acabamentos bem diferenciadas e incomparáveis às pedras naturais. Esse leque de possibilidades auxilia no desenvolvimento do projeto e na composição da decoração do ambiente, e muitas vezes se torna o elemento central de um espaço, dependendo da cor e do acabamento escolhido. Como o quartzo é um material sintético e possibilita o acabamento uniforme, as chapas não tendem a ter muita variação de tonalidade e veios, como numa peça de mármore ou granito.

Quartzo/ Silestone branco

Apesar do leque de possibilidades e cores que o quartzo oferece, as cores mais usadas ainda são as cores bem claras e neutras, como como branco, creme e cinza. Mas se o quartzo é mais caro do que o granito, e é possível encontrar chapas de mármore e granito em cores claras, porque usar quartzo? Além de ser mais sustentável, por ser um material sintético o quartzo/silestone não tem veios ou manchas, e tem sido bem mais aceito esteticamente pelos profissionais. 

A bancada desta cozinha foi feita em silestone branco.

Qual dessas cozinha com bancada de Quartzo/Silestone você mais gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!