15 Projetos Paisagísticos Modernos e Profissionais | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

15 Projetos Paisagísticos Modernos e Profissionais

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Residência Quintas do Rio I Jardins modernos por Carmen Mouro - Arquitetura de Exteriores e Paisagismo Moderno
Loading admin actions …

Os projetos paisagísticos fazem toda diferença na composição de qualquer tipo de espaço, seja residencial, comercial, jardins públicos ou chácaras privadas. Com o paisagismo é possível criar ambientes agradáveis e deslumbrantes utilizando o design e a funcionalidade das plantas, outros elementos naturais e também criados pelo homem.

Se você está em busca de referências para entender melhor como funcionam os projetos de paisagismo, e deseja se inspirar com ideias interessantes e inovadoras, está no lugar certo. Confira agora como um bom paisagismo é capaz de valorizar a arquitetura, quando planejado por profissionais especializados, como os arquitetos paisagistas que você encontra aqui na homify.

​O que é paisagismo?

Para você entrar no clima e começar a imaginar possibilidades de projetos com os elementos mais adequados, vamos começar pelo ponto inicial, fazendo um resumo do que é paisagismo. Um termo que melhor define esse trabalho é arquitetura da paisagem, já que um projeto paisagístico de verdade vai além da composição de plantas em um jardim.

Quando você contratar um arquiteto paisagista, ele irá lhe apresentar um projeto paisagístico planta baixa através do qual você vai perceber que a missão do profissional é solucionar as necessidades do projeto considerando diversos aspectos da paisagem. Ele irá pensar no design, na funcionalidade, nas sensações a serem transmitidas, na geografia e na botânica, como um conjunto.

Quando isso ocorre, o resultado é a concepção de um ambiente que causa um impacto positivo de harmonia entre cada elemento e de bem-estar à pessoa que vive a experiência proposta pelo projeto.

Então, agora você já sabe que pode levar sua criatividade para muito além das palmeiras, buchinhos e pedrinhas brancas, que são tão tradicionais. Imagine combinações entre elementos que sejam uma extensão da arquitetura e que transmitam a personalidade de quem irá frequentar o espaço. Para ajudá-lo nessa missão, confira alguns exemplos a seguir.

1. Pergolado

Edifício Residencial Palmeiras - S. J. dos Campos por Felipe Mascarenhas Paisagismo Moderno
Felipe Mascarenhas Paisagismo

Edifício Residencial Palmeiras – S. J. dos Campos

Felipe Mascarenhas Paisagismo

A estrutura de um pergolado por si só complementa projetos paisagísticos de todos os tipos, quando é inserido da forma adequada. Nesse exemplo ele foi utilizado em um edifício, fazendo a divisão entre os caminhos e as áreas de convívio. O resultado é de um ambiente aconchegante, funcional e que valoriza a fachada da construção.

2. ​Muretas de pedras

muretas de pedra pare caminho da piscina por Bizzarri Pedras Rústico
Bizzarri Pedras

muretas de pedra pare caminho da piscina

Bizzarri Pedras

Tanto a arquitetura moderna quanto a rústica comportam projetos paisagísticos com pedras. Nesse caso, foram utilizadas pedras rústicas e pedras serradas para compor muretas e caminhos. As plantas escolhidas têm o objetivo de complementar o visual das pedras de forma que tudo seja valorizado com harmonia.

3. Formas e tons

Modelos de projetos paisagísticos residenciais como desse exemplo já são considerados tradicionais, porém cheios de charme devido ao conforto visual que proporcionam. As formas e a disposição das plantas harmonizam entre si, as pedras permitem o acesso em dias molhados e a árvore central, dentro de alguns anos, será um belíssimo sombreiro que vai deixar o ambiente ainda mais aconchegante, como uma extensão da sala.

4. Pinheiros com vasos metalizados

Esses trigêmeos são uma solução lindíssima para compor espaços pequenos e trazer muita vida ao ambiente. Embora as folhas verdes quase simétricas sejam encantadoras, o visual não seria o mesmo sem esses vasos metalizados que trazem mais sofisticação. Podem ser usados em jardins de inverno, sacadas, halls de entrada e não necessitam de muitos acompanhamentos, pois já possuem a personalidade necessária.

5. Composição tropical

RESTAURANTE AZE FOODS | Faculdade de Medicina USP Espaços gastronômicos modernos por Lá Fora | arquitetura da paisagem Moderno
Lá Fora | arquitetura da paisagem

RESTAURANTE AZE FOODS | Faculdade de Medicina USP

Lá Fora | arquitetura da paisagem

A proposta desse projeto paisagístico era trazer a natureza para dentro do ambiente, transmitindo uma atmosfera de leveza e frescor, já que a necessidade era compor a arquitetura da paisagem de um restaurante. As cores foram estrategicamente escolhidas por causa da identidade visual do empreendimento.

6. ​Um lar em meio à natureza

PAISAGISMO JM SERRA Jardins campestres por Landscape Paisagismo Campestre
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

Nos projetos paisagísticos para sítios ou chácaras o desafio é moldar a natureza apresentada em sua forma bruta. É preciso harmonizar a vegetação nativa com a arquitetura da residência e a escolha de plantas que valorizem a paisagem, ao mesmo tempo em que façam parte da botânica local para se adaptarem e desenvolverem com primazia.

7. ​Composição moderna e luxuosa

PAISAGISMO CASA PAM Jardins tropicais por Landscape Paisagismo Tropical
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO CASA PAM

Landscape Paisagismo

Nessa entrada é perceptível a seleção de plantas com características semelhantes, como folhas finas e com tonalidades mais claras, harmonizando com as pedras do caminho. O requinte se completa com a iluminação no volume adequado, oferecendo funcionalidade, tanto na valorização das plantas, quanto para iluminar o acesso à área da piscina e academia da residência.

8. ​Mix de elementos

Casa Cor Bahia 2014 Locais de eventos modernos por Proflora Moderno
Proflora

Casa Cor Bahia 2014

Proflora

Aqui se encaixa perfeitamente um dos pontos conceituais da arquitetura da paisagem, que abre espaço para a harmonização de elementos naturais com peças criadas pelo homem. A madeira, as pedras, as plantas, o estofado e o acrílico dividem o mesmo espaço com cores e formas que transmitem alegria e bem-estar. A iluminação utilizada trouxe o efeito complementar ao visual do ambiente.

9. ​A calmaria das águas

MOSTRA BLACK 2012 Jardins modernos por Hanazaki Paisagismo Moderno
Hanazaki Paisagismo

MOSTRA BLACK 2012

Hanazaki Paisagismo

Outro exemplo de conforto visual é esse modelo de projeto paisagístico em um espaço externo, porém parcialmente coberto. A simetria das formas, sua disposição, as luzes que contornam as águas e a delicadeza das plantas formam uma composição que é um verdadeiro deslumbre aos olhos.

10. Minimalismo

Um bom profissional paisagista sabe quando o menos é mais, e esse projeto em 3D é o perfeito exemplo desse bom senso. Aqui a arquitetura da residência, muito moderna nas formas e na predominância do branco, pediu um paisagismo minimalista e clean para transmitir a sofisticação na medida certa.

11. ​Parede viva

Ter uma boa percepção de proporção é outra premissa para criar um projeto paisagístico de alto nível. As paredes altas da construção ganharam ainda mais imponência com a composição de plantas e as palmeiras altas na frente. Detalhe para o design dos bancos que dão a sensação de movimento criando um cenário atrativo e temático.

12. ​Selva urbana

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2014 por Wolfgang Schlögel Paisagismo
Wolfgang Schlögel Paisagismo

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2014

Wolfgang Schlögel Paisagismo

A capacidade de criar verdadeiros cenários com o paisagismo resulta em propostas como essa, onde a composição de plantas, mesmo na foto, permite imaginar o cheiro fresco do ambiente. O design do mobiliário escolhido traz leveza, modernidade e o conforto ideais para quem valoriza a vida urbana aliada à beleza dos elementos da natureza.

13. Gazebo entre a vegetação nativa

Casa Cor Brasília 2014 Espaços comerciais tropicais por CP Paisagismo Tropical
CP Paisagismo

Casa Cor Brasília 2014

CP Paisagismo

O paisagismo fica ainda mais valorizado quando as árvores que já estavam no ambiente há tantos anos são preservadas e complementadas com ornamentação. Nesse caso, as belíssimas pedras naturais que fazem caminho para o gazebo criam uma harmonia com os demais tons de verde do ambiente e os tons rosados das bromélias.

14. Mar de pedras

O efeito dessas pedras vulcânicas na entrada da residência é simplesmente inspirador. Dá a sensação de estar vendo o fundo de um riacho sem água. Uma combinação de elementos cheia de personalidade em cada detalhe, incluindo as formas das plantas que criam verdadeiras telas naturais com a parede de tijolos aparentes ao fundo.

15. ​Suculentas e cimento queimado

Cores discretas, sensação de aridez, mas ao mesmo tempo a opção perfeita para os apreciadores das suculentas. Esse paisagismo simples é uma solução prática, rápida, discreta, porém cheia de estilo para criar uma entrada de garagem com acabamento. O cimento queimado da parede é a opção perfeita para a escolha desse tipo de vegetação, que ganha mais destaque para os seus tons foscos.

Quais elementos usados nesses projetos paisagísticos ficariam perfeitos no seu espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!