Como escolher o modelo de janela mais bonito para sua casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Parece fácil, mas não é. Deixar nossa casa do jeito que gostamos, leva muito trabalho de pesquisa e esforço para encontrar boas referências. Pensar nos elementos que farão parte da fachada, é um desafio especial, pois, serão estes elementos que darão carinha que o nosso lar terá. E será nessa carinha que pensaremos quando a distância acontecer, trazendo a saudade de um local que foi desenhado com muito carinho e esforço.

Uma das partes que contribui muito com a aparência da casa, são as janelas. Afinal, quem nunca, na infância, desenhou uma casinha onde as janelas eram os olhos de uma casinha simpática, colorida com lápis de cera? A boa escolha de um conjunto de janelas, contribui não só para que a casa possa ficar mais bela, mas, também, para que o ambiente interno esteja bem ventilado e iluminado. Logo, um cuidado especial deve ser quanto ao posicionamento destas janelas, favorecendo, se possível, os raios de sol da manhã, mais suaves e ótimos para o aquecimento e iluminação do lar. Para isto, conte sempre com a consultoria de um profissional, que fará um estudo completo para as melhores respostas estruturais do seu lar.

A ampla variedade de modelos de janelas no mercado, contribui para boa parte das dúvidas. Existem modelos com os mais diferentes formatos e melhor forma de utilização para cada tipo de estrutura, ambiente e variação climática. Acertar na escolha requer atenção e cuidados, já que, a troca de um modelo escolhido de janela, demanda grande trabalho e quebra de parte da estrutura da casa.

Para falarmos um pouco mais sobre os diferentes modelos de janelas mais comuns no mercado, trouxemos alguns projetos incríveis de nossos profissionais ao redor do mundo. São ótimas referências para que você escolha o tipo ideal de janela para a sua casa, de acordo com a preferência estética e fatores naturais.

Por isso, convidamos mais uma vez você a juntar-se conosco para que encontre as melhores alternativas na organização do seu lar. Temos a certeza de que você encontrará soluções inspiradoras que deixarão a sua casa do jeito que você deseja. 

Por isso, venha conosco, anote estas dicas e inspire-se para deixar o seu lar perfeito! 

Janelas de correr

Projeto Morro das Pedras - Lise Longo: Casas tropicais por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto Morro das Pedras – Lise Longo

Ronald T. Pimentel Fotografia

Grandes e ótimas para a fachada, as janelas de correr são excelentes alternativas para que os moradores possam ter uma visão ampla da área externa. Ótimos para a entrada de luz e aquecimento do lar, este tipo de janela pode ser facilmente associado ao uso de cortinas que permitem o controle de luminosidade no lar. A aparência externa é de modernidade e valoriza perfeitamente o imóvel. 

Neste belíssimo projeto da arquiteta Lise Longo e registrado pelo fotógrafo Ronald T. Pimentel, de Florianópolis (SC), podemos notar a grande qualidade estética da ampla janela de correr toda em vidro. Excelente para a iluminação do ambiente e combinando bem com a varanda envidraçada, a composição tornou a fachada do lar simplesmente perfeita, com um quintal perfeito para relaxar.

De abrir

Embora a descrição cause um pouco de obviedade, afinal, janelas em sua maioria, abrem e fecham, as janelas de abrir são as mais populares nas casas brasileiras. Fixadas em batente e abrem para fora, este modelo de janela é ótimo para a estrutura do quarto, já que, o uso de uma das folhas de forma fechada, pode ser ótimo para controlar a iluminação natural no ambiente. 

Neste projeto do escritório Bia Maia & Guta Carvalho Arquitetura, Design e Paisagismo, de Bragança Paulista (SP), a casa de traços alongados e janelas de diferentes tamanhos alinhadas, traz a composição tradicional em madeira, com a combinação de cores entre azul e rosa – muito tradicional em casas campestres. O resultado é um lar acolhedor, de aparência simples e muito simpática.

Guilhotina

Embora o nome seja sombrio, as janelas guilhotinas são muito populares. Muito comum em estruturas mais antigas e com remodelagens mais modernas disponíveis no mercado, este tipo de janela costuma ter uma estrutura mais pesada, mas seu desenho com a parte superior curvada, traz beleza e elegância para seu uso. Disponíveis em vidro, com ou sem folhas para fechamento, este modelo de janela pode trazer muita beleza para a fachada do seu lar. 

Neste projeto, a escolha por um conjunto de janelas na sala de estar, trouxe um ótimo resultado estético ao ambiente perfeitamente iluminado. 

Maxim-ares

Residência Unifamiliar em Ribeirão Preto: Casas modernas por Graziella Corrado Arquitetura
Graziella Corrado Arquitetura

Residência Unifamiliar em Ribeirão Preto

Graziella Corrado Arquitetura

Excelentes para ambientes pequenos ou ainda somadas com modelos de correr, as janelas maxim-ares possuem uma estrutura que mantém apenas a parte inferior da janela aberta, permitindo que o vento lateral adentre ao ambiente. Facilmente encontradas em cozinhas, áreas de serviços ou até mesmo banheiros, este modelo de janela salva a ventilação de qualquer ambiente pequeno.

Neste projeto da arquiteta Graziella Corrado, de Ribeirão Preto (SP), a utilização de janelas modelo maxim-ares colocadas na parte superior da janela de correr, trouxe um ótimo conjunto estrutural para a iluminação do ambiente. 

Veneziana

CASA DAS ACÁCIAS: Escritórios  por MPV Arquitetura Ltda
MPV Arquitetura Ltda

CASA DAS ACÁCIAS

MPV Arquitetura Ltda

Versáteis e encontradas tanto em modelos de metal, quanto em modelos de madeira, as janelas venezianas oferecem ventilação ao ambiente mesmo quando estão fechadas. Para este modelo de janela, a melhor alternativa é optar por venezianas que tenham vidros de correr na parte interna. Assim, a proteção é garantida em períodos mais frios. 

Este lindo projeto foi realizado pelo escritório MPV Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ). Escolhendo peças de madeira para a composição do muro e jardim vertical, as utilizações de janelas venezianas ficaram ótimas e deram uma beleza singular à frente do imóvel.

Bay window

Salas de estar modernas por homify
homify

Window Bay Seat

homify

Os modelos de janela bay window são pouco utilizadas no Brasil, mas são ótimas para uma melhor utilização da luz natural no ambiente. Com três partes diferentes na instalação, estes modelos de janelas trazem uma estrutura em 180º, com maior profundidade do ambiente interno. 

Neste projeto, a utilização de uma janela bay window foi perfeitamente aproveitada para dar espaço interno ao sofá de alvenaria, que servirá também como cama e espaço provativo fechado por cortinas.

Janela portuguesa

Chamamos de janelas portuguesa, não o modelo da janela em si, vistas neste projeto como modelo de abrir, mas sim, com o conjunto de pequenos telhadinhos protetores construídos especificamente sobre a largura da janela. Estes modelos, muito comuns no período colonial, ainda são amplamente utilizados e trazem um charme todo especial à fachada do lar. 

Qual destes modelos você acha o mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!