Como deixar o hall de entrada mais acolhedor

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem não gosta de ser bem recebido? Tornar acolhedora a chegada de familiares ou amigos no lar, proporciona para que encontros e reencontros tenham um clima melhor harmonizado e com muita sintonia. Embora o abraço seja sempre a melhor das boas vindas, deixar preparada uma decoração para mostrar o quão agradável é a chegada ao seu lar, faz toda a diferença. Isto porque, em meio à rotina carregada do dia a dia, pequenas gentilezas, como manter flores decorativas para demonstrar carinho ao visitante, torna o visual do seu lar ainda mais agradável. 

O hall de entrada é um ambiente pequeno e nem sempre ambientado na maioria das casas. No entanto, seja a entrada pela sala de estar ou por outros espaços com corredores, direcionar um pouco de conforto visual e físico para quem chega, nunca é demais. A importância deste espaço é também fundamental para a personalidade do seu lar, já que, será por este pequeno e transitório ambiente que o visitante poderá sentir como é o clima de sua casa, podendo sentir, inclusive, características de sua própria personalidade. 

Portanto, se você ainda não definiu uma boa decoração para o seu hall de entrada, esta poderá ser um excelente momento para definir a característica deste novo espaço do seu lar. Para isso, você não precisará de muitos elementos, afinal, por ser um espaço de transição, a ideia é compô-lo com pequenos detalhes que demonstrem um pouco de quem você é, suas preferências, parte da personalidade e, claro, proporcionar conforto a quem chega, seja com a presença de um simples espelho ou a presença de confortáveis cadeiras.

Assim, se você acha a ideia interessante e já imagina o quanto isto poderá contribuir para deixar o seu lar ainda mais aconchegante, venha conosco e veja algumas inspirações maravilhosas, que deixaram esta pequena parte da casa de um jeito ainda mais especial. Aproveite e inspire-se!

Definindo a decoração

Escolher o tipo de decoração nem sempre é uma tarefa fácil para compor qualquer ambiente. A definição cuidadosa dos elementos deve ser feita com critérios que seguem a personalidade do próprio ambiente. Para isto, peças como espelho, mesa, plantas e banquetas, poderão ser uma ótima forma de começar a decorar o espaço. O grande diferencial será quanto a escolha de elementos que darão mais personalidade ao espaço, como cores, texturas e tipos de materiais utilizados. Pensar em referências que fazem parte de sua própria personalidade, pode ser uma excelente solução para definir a decoração de qualquer espaço.

Um ótimo exemplo é esta decoração com o papel de parede, que ofereceu muita personalidade ao ambiente com a boa escolha da textura. A soma de elementos tropicais, reforçou ainda mais a personalidade do espaço.

Piso

A decoração do piso é algo que trabalha perfeitamente com o nosso inconsciente. Por vezes notadas em poucos segundos em um primeiro momento, o piso bem escolhido trabalhará de forma favorável a deixar uma boa sensação acolhedora no ambiente. Pisos em madeira podem conferir conforto e acolhimento, enquanto que, pisos com mosaicos coloridos podem trabalhar o ambiente de forma mais alegre. A escolha deverá ser feita conforme a sensação que você deseja que o ambiente proporcione, trabalhando de forma positiva com a personalidade empregada ao restante do lar.

Neste projeto, a escolha por peças coloridas para o piso, proporcionou acolhimento no ambiente descontraído. A presença da poltrona alaranjada, em cores vivas, ofereceu um astral simplista, mas muito positivo para a chegada do visitante. 

Parede

As cores trabalham de formas específicas com os nossos sentidos. Cores claras podem passar a sensação de relaxamento e limpeza, enquanto que, cores escuras proporcionam elegância e a escolha por cores mais vivas deixam o ambiente alegre. Por ser um local que deve ter uma personalidade própria, o ambiente do hall de entrada pode ser pintado de cores diferentes empregadas nos demais espaços, ainda que contínuos. 

Nesta ótima composição da arquiteta Célia Beatriz, de Recife (PE), a escolha pela cor vende no espaço do hall, trabalhou de forma alegre com os demais elementos coloridos utilizados para a decoração do espaço. Esta escolha com a presença de fotografias e peças decorativas, ficou ótima para demonstrar parte da personalidade do espaço.

Tapete

Além de deixar a entrada de sua casa mais bela, o uso de tapetes proporciona a sensação de acolhimento e pode servir como relaxante aos pés dos visitantes, especialmente se para entrar no seu lar, o costume é retirar os calçados. Definir o tamanho do tapete e as cores, deverá ser uma escolha que seguirá as cores dos móveis ou peças que ambientam o local.

Neste projeto, a utilização de um pequeno e estreito tapete estendido a frente dos móveis do hall, foi escolhida cuidadosamente para combinar com a estampa das cortinas, assim como as cores presentes na parede e móveis do hall.

Luminária

A presença das luminárias é essencial para que o ambiente torne-se acolhedor e, consequentemente, contribui para dar uma melhor personalidade ao espaço. A escolha para o modelo decorativo deve ser feita com cuidado, atentando-se à decoração e estilo do seu ambiente. Outra atenção, deve ser quanto a intensidade e direcionamento da luz, especialmente se o hall de entrada conta com revisteiros ou espelhos.

Neste lindo projeto do escritório Blacher Arquitetura, de Porto Alegre (RS), a presença do conjunto de cadeiras somadas a pequena mesa de centro, recebeu a doce decoração com o vasinho colorido e as flores. A luminária circular direcionada para as plantas, reforçou a delicadeza na ambientação do hall de entrada. 

Espelho

Desejar que seus visitantes sintam-se confortáveis é a função de um hall de entrada. Uma forma de facilitar este conforto, é a instalação de um espelho neste ambiente. A presença do espelho, será ótima para que a sua visita faça os retoques de maquiagem ou cabelo, especialmente se o dia está chuvoso. Além disto, o formato do espelho poderá contribuir para que o ambiente pareça mais elegante, como podemos notar nesta ótima composição projetada pela arquiteta Juliana Fabrizzi, de São Paulo (SP). Com opções de elementos clássicos, a profissional trouxe uma ambientação acolhedora e belíssima para o espaço.

Madeira

Se a ideia é acolher, uma escolha que funcionará perfeitamente em sua decoração, é pela presença de elementos em madeira. Um ótimo exemplo, é este projeto do escritório Martins Valente Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), que optou pela presença de um grande espelho emoldurado em madeira, que faz um ótimo conjunto com o aparador. A presença de luminárias reforçou a elegância do local, assim como o piso foi cuidadosamente escolhido para repassar a sensação de harmonia quanto a escolha do tom de cores no ambiente. 

Qual destes projetos é o mais bonito?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!