Como limpar a bancada da cozinha de um jeito simples e eficiente

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Organizar, limpar, ter tempo. Para quem passa o dia a dia no lar, ou tem a responsabilidade de fazer a limpeza rotineira na casa, pensar em formas eficientes de se ganhar tempo faz toda a diferença. Estar sempre preparado para manter a casa com boa limpeza sem perder muito tempo para isso, é um desafio que faz parte da agenda de muitas pessoas. É preciso saber por onde começar e terminar, para que, sem demora, tudo esteja da forma que você deseja.

Entre o começo e o fim, o seu caminho, certamente, passará por um longo tempo na cozinha. É neste cômodo que passamos um bom tempo limpando cada pequeno, canto, cuidando de cada detalhe, para que o conforto ao cozinhar seja o máximo. A limpeza da cozinha requer paciência, já que, cuidar do fogão, bancada, piso e eletrodomésticos nem sempre é uma tarefa fácil. Uma ótima forma de ganhar um pouco mais de tempo com estas limpezas, é fazê-la de forma eficiente em locais que demandam cuidados específicos, mas que podem ser limpos com poucos passos, de forma rápida, mas bem feita. Um destes espaços é a bancada.

Local onde geralmente preparamos os alimentos antes de colocá-los nas panelas, as bancadas muitas vezes acabam por ter resíduos de comida e outros elementos. Isto acontece porque, é a bancada que geralmente utilizamos para apoiar tábuas de carne e recipientes, onde iremos fatiar e temperar os pratos. É preciso muita atenção ao utilizar este espaço, já que, estes restos de alimentos que acabam por ficar, podem trazer contaminações que prejudicam sua saúde. 

Para ajudar você a seguir um bom passo a passo simples e rápido para cuidar de diferentes tipos de manchas na bancada, como gorduras, manchas orgânicas e até mesmo manchas de tintas, trouxemos dicas básicas, mas que funcionam muito bem para manter a sua bancada sempre limpa. Seguindo estes passos, você certamente ganhará tempo e poderá manter limpo e higienizado o principal espaço para o preparo dos alimentos. 

Por isso, siga conosco e confira mais um conjunto de dicas que podem fazer toda a diferença no seu lar, e ainda ajudar você a ganhar mais tempo. Venha com a gente e aproveite! 

O que não usar

Antes de iniciarmos os passos para a limpeza, é preciso ficar atento sobre os produtos que você não deverá utilizar para limpar sua bancada. Manter a bancada sem riscos e brilhantes é essencial para que a sua cozinha mantenha um aspecto sempre interessante. Por isso, nunca utilize materiais químicos e abrasivos, como o vinagre, para fazer a limpeza, pois isto poderá deixar manchas no local. Outro cuidado importante é quanto a utilização do local para fatiar os alimentos. Jamais utilize a bancada para substituir tábuas de carne. Isto poderá trazer riscos e danos permanentes a sua bancada.

Na imagem, a linda cozinha projetada pela arquiteta Graça Brenner, de Porto Alegre (RS), traz a composição com pastilhas com cores claras, deixando uma combinação ótima para a cozinha de conjuntos brancos contrastados com a cor escura do balcão, adaptado com um pequeno cooktop. A escolha por elementos metálicos, como as luminárias e a coifa, deixou o pequeno espaço com uma aparência perfeitamente moderna.

Limpeza rápida

Fazer uma limpeza rápida na bancada contribui na ganha de tempo para direcionar a atenção para elementos que demandam mais esforço de limpeza, como o fogão

Para fazer uma limpeza rápida no espaço, esquente um pouco de água com algumas gotas de detergente. Coloque a mistura sobre a bancada, esfregando com uma pequena bucha. Use água para enxaguar a espuma do local e, em seguida, segue bem com um pano ou papel toalha. 

Nesta cozinha, o escritório Arquistúdio utilizou um grande papel de parede com elementos culinários ao fundo da cozinha, para ambientar o local onde os sabores e aromas estarão sempre presentes. A bancada pequena, adaptada em uma estreita ilha central, otimizou a utilização do espaço. 

Higienizando

Closets modernos por ShellShock Designs
ShellShock Designs

Counter Top by Cocovara Interiors

ShellShock Designs

Lavar a bancada é essencial para o uso no dia a dia. Contudo, é preciso lembrar que o espaço será utilizado como local de preparo de alimentos. Por isso, higienizá-lo é essencial para evitar riscos à saúde. Para manter o local sempre higienizado, misture uma parte de álcool isopropil (70%) com três partes de água. Coloque a mistura em um borrifador e direcione o jato para a bancada. Em seguida, seque com uma toalha de papel ou pano limpo e seco. Isto ajudará a manter os insetos afastados de sua bancada.

Na imagem, a ilha central foi iluminada nos vãos próximos ao chão com o uso de mangueiras LED. O efeito moderno valorizou perfeitamente a bancada constituída com gavetas e tampo branco contrastado com as cores escuras. 

Manchas de gordura

Projeto: Cozinhas modernas por contato160
contato160

Projeto

contato160

Para manchas específicas, como as de gordura, muito comuns nas bancadas, é preciso ter cuidados especiais. Uma boa solução caseira para isto, é utilizar algumas gotas de detergente sobre a bancada, e, em seguida, colocar a quantidade suficiente de bicarbonato de sódio com poucas gotas de detergente e esfregar a área engordurada. Depois disto, basta enxaguar e secar a bancada.

Neste projeto do escritório Contato 160, a pequena bancada em cor escura ficou excelente para compor o pequeno espaço da cozinha. Embora simples, o espaço ficou ótimo para a composição da soma entre peças brancas e escuras, com a decoração de um ótimo papel de parede com estampas criativas em tom cinza claro, no espaço entre a bancada e o armário suspenso. 

Manchas orgânicas

Assim como as manchas de gordura, a remoção de manchas orgânicas, como de frutas, legumes e outros alimentos, deve ser feita com cuidados específicos. Para isto, uma boa alternativa em solução caseira é utilizar uma pequena quantidade de água oxigenada para limpar os resíduos orgânicos. Após isto, basta enxaguar e secar a área atingida. 

Na imagem, o lindo projeto do escritório Contato 144, conta com a utilização de peças de porcelana com desenhos em tom de azul e branco. A composição suave e belíssima, ficou perfeita com a utilização da bancada simples na cor branca, utilizada também como espaço para refeições. 

Manchas de tinta

As manchas de tinta devem ser removidas com materiais específicos conforme a cor de sua bancada. Em peças de granito na cor escura, utilize uma pequena quantidade de thinner ou acetona para remover a mancha. Já em superfícies mais claras, use água oxigenada para remover estas manchas. Em seguida, enxague bem o local e seque.

Na imagem, o arquiteto Tato Bittencourt, do Rio de Janeiro (RJ), utilizou cores claras e uma pequena parede de tijolos à vista, para dar uma ambientação jovem e perfeita à cozinha. 

Cuidado anual

Palos Verde - Alta resolução: Cozinhas modernas por Ximenes Leite Arquitetura Ltda.
Ximenes Leite Arquitetura Ltda.

Palos Verde – Alta resolução

Ximenes Leite Arquitetura Ltda.

Embora estes cuidados rotineiros, citados neste artigo, sejam ótimos para manter a sua bancada sempre limpa e com uma boa aparência, lembre-se de, anualmente, utilizador um bom selador sobre a bancada. Isto evitará que o local absorva os líquidos derramados sobre ele, deixando o material bem conservado.

Na imagem, o projeto do escritório Ximenes Leite Arquitetura, de São Paulo (SP), traz a presença do armário preto ao fundo me uma soma perfeita com a bancada da ilha central, trabalhando perfeitamente os contrastes das peças, com a elegante presença da madeira. 

Qual a sua dica especial para manter a bancada bem limpa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!