Inclinação de Telhado: Tudo Que Você Precisa Saber Para Calcular Inclinação Telhado: Tudo Que Você Precisa Saber Para Calcular

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Inclinação de Telhado: Tudo Que Você Precisa Saber Para Calcular

Casa Bressan por Ramella Arquitetura Moderno
Loading admin actions …

Apesar dos projetos e edificações da arquitetura moderna e contemporânea usarem muito a platibanda, e deixarem um pouco de lado os modelos de telhados com várias águas, muitas pessoas ainda gostam das coberturas mais tradicionais. Além disso, uma coisa não exclui a outra: é possível e viável usar um telhado mais tradicional em uma construção moderna. 

Muitas pessoas tem a ideia de que fazer o projeto e calcular a inclinação de telhado é algo muito complicado, mas nós vamos simplificar tudo isso neste post. Além disso, é fundamental que tudo seja previsto especificado no momento no do projeto para garantir que não exista retrabalho ou problemas mais sérios no canteiro de obras.

O Charme do Telhado

As casas e construções que tem um telhado aparente, nem que seja com apenas uma água, tem um charme especial! Observe as fachadas de casas com telhado e você vai perceber que elas geralmente criam e fazem parte de uma atmosfera mais aconchegante, e proporcionam projetos bem diferenciados e personalizados. 

Como as tendências atuais não são de projetos e casas com muitas águas, é comum encontrarmos construções com materiais e projetos mais modernos e linhas mais retas combinadas com telhados tradicionais de poucas águas. O resultado fica incrível, igual a esta casa da imagem acima!

Questões Técnicas

Caso queira conhecer mais sobre algumas questões técnicas antes de tomar a decisão de usar telhado inclinado na sua casa, use as informações deste artigo e procure a NBR 15575-5, que dispõe sobre os requisitos para os sistemas de cobertura para o desempenho adequados em edificações residenciais. 

Algo bastante importante a ser considerado ao calcular a inclinação do telhado é o posicionamento e o dimensionamento adequado da caixa d’água, além do acesso ao reservatório. Quando o projeto do telhado contempla o sistema de aquecimento solar, esse espaço também necessita ser previsto e compatibilizado com o projeto arquitetônico e o projeto hidráulico. 

Para obter mais informações sobre os sistemas de cobertura, consulte a NBR 15575 que dispõe sobre o desempenho e os requisitos para os sistemas de cobertura em edificações habitacionais.

O Que Significa “Água” Quando Falamos de Telhados?

Não é esta água que você está pensando! 

Na arquitetura “água” quer dizer cada uma das superfícies inclinadas de um telhado.

O termo meia água não existe! O menor telhado que pode existir pelo número de águas vai ter pelo menos uma água. Por exemplo, a casa acima tem um telhado de uma água.

Conheça 11 casas espetaculares com telhado de 04 águas.

Cálculo de Inclinação de Telhado

É importante esclarecer que o que determina o modelo de telhado e a inclinação das águas é o tipo e o modelo de telha que é utilizado em um projeto. Quem determina as inclinações mínimas e máximas em que cada tipo de telha pode ser usada são os próprios fabricantes, e é importante que você sempre verifique essas informações antes de iniciar o cálculo de inclinação e o projeto arquitetônico. 

Por quê calculamos inclinação de telhado?  O principal objetivo é conseguir determinar a altura da cumeeira, as dimensões das peças da estrutura e quantidade de telhas necessárias. 

O cálculo de inclinação de telhado é algo relativamente simples, mas que precisa de atenção! O cálculo usa diferentes unidades de medida e pode acabar se tornando confuso.

  • Dica: Adote uma única unidade de medida – metros ou centímetros, por exemplo.

A inclinação dos telhados é medida em porcentagem, então: 10% = a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical.

  • Dica: Quanto maior for a telha, menor será a inclinação, e vice-versa.

Inclinação Telha Metálica

Inclinação telhado metálico: varia de acordo com a dimensão da telha metálica escolhida. 

A inclinação média usada para telhados com telha metálica é de 15%.

Inclinação Telha Cerâmica

Telhado embutido Captação de água pluvial por AGM Construções e Reformas
AGM Construções e Reformas

Telhado embutido Captação de água pluvial

AGM Construções e Reformas

Existem diferentes tipos e modelos de telha cerâmica, e cada um deles possui uma inclinação específica. 

Inclinação telhado colonial média adotada: 30% – sendo que é necessário consultar o fabricante de cada telha para conhecer a inclinação exata e às especificações técnicas.

A telha cerâmica é feita de barro e foi um dos primeiros materiais usados para cobertura de abrigos e construções na arquitetura brasileira, e segue sendo usada até hoje por conta do conforto térmico que ela proporciona e pela estética característica e aconchegante. Para saber mais sobre esse material consulte a NBR 15310, que trata das terminologias, requisitos e métodos de ensaio para Telhas Cerâmicas.  

Geralmente as pessoas chamam as telhas cerâmicas por “telhas coloniais”, mas este é na verdade um dos modelos específicos de telha cerâmica. Conheça alguns dos modelos mais comuns de telhas cerâmicas:

  • Telha Colonial: Inclinação mínima de 30%, e mede aproximadamente 48cm. São encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca). 
  • Telha Francesa: Praticamente plana e necessita de aproximadamente 36% de inclinação. 
  • Telha Portuguesa: Inclinação mínima de 30%, e mede aproximadamente 41cm. 
  • Telha Romana: Inclinação mínima de 30%, e mede aproximadamente 40cm. 
  • Telha Italiana: Inclinação mínima de 30%, e mede aproximadamente 41cm. 
  • Telha Americana: Inclinação mínima de 30%, e mede aproximadamente 43cm.

É comum que as telhas cerâmicas sejam apoiadas e fixadas em uma estrutura de madeira. Para obter mais informações sobre esse sistema, consulte a NBR 7190, que dispõe sobre o projeto de estruturas de madeira.

Inclinação Telha de Vidro

Telha de Vidro Salas de estar modernas por Ecoeficientes Moderno
Ecoeficientes

Telha de Vidro

Ecoeficientes

A telha de vidro transmite até 85% de luz natural para o interior de um ambiente, e por este motivo é um ótimo recurso para projetos arquitetônicos mais sustentáveis, que visam reduzir o consumo de energia. 

A inclinação dos telhados com telhas de vidro varia entre 20% e 30%, sendo necessário consultar o fabricante.

Cobertura de Policarbonato

Spa Spa eclético por homify Eclético

A cobertura de policarbonato é ideal para áreas externas, para projetos com telhados pouco inclinados e aproveitamento da iluminação natural – assim como a telha de vidro, mas com um aspecto mais contemporâneo. O policarbonato é um material muito leve, e portanto não precisa de uma estrutura muito complexa de sustentação. 

Inclinação cobertura de policarbonato: de 5% a 10%, dependendo do fabricante e da dimensão da chapa.

Inclinação Telha Ecológica

Casa Parurú Casas campestres por Dualday Studio Campestre Madeira Efeito de madeira
Dualday Studio

Casa Parurú

Dualday Studio

Atualmente existem diversos tipos de telhas ecológicas que estão sendo desenvolvidas com materiais alternativos, a fim de tornar as edificações mais sustentáveis e reduzir o impacto da extração e produção de materiais no meio ambiente, além de usar materiais alternativo que seriam descartados. A inclinação deste tipo de telhado depende muito do material, formato e tamanho da telha. 

Esta casa foi construída com estrutura mista de alvenaria, madeira e blocos de concreto celular, e usou telhado de fibra natural – o que garante um baixo impacto de construção.

Outros Tipos de Telhas

  • Telhas de concreto

Inclinação telhado com telhas de concreto: são usadas com inclinação entre 30% e 47%. ]

Para saber mais sobre este tipo de telha e sua aplicação, consulte a NBR 13858, que dispões sobre o projeto e a execução de telhados com telhas de concreto.

  • Telhas de fibrocimento 

Inclinação telhado fibrocimento: as telhas de fibrocimento são usadas geralmente com 15% de inclinação.

O Telhado Como Protagonista

Neste chalé rústico o telhado é o elemento arquitetônico que mais chama a atenção e proporciona um diferencial para o projeto. O telhado combina perfeitamente com os demais materiais usados e o resultado ficou único e incrível!

Casa Simples com Poucas Águas

Casa da Fotógrafa - Fachada Frontal por ARAMADO arquitetura+interiores Rústico
ARAMADO arquitetura+interiores

Casa da Fotógrafa – Fachada Frontal

ARAMADO arquitetura+interiores

Este projeto apostou em um telhado simples, com apenas duas águas, e nem por isso ficou menos interessante. O telhado compôs perfeitamente com a arquitetura contemporânea do restante da casa.

Qual dessas dicas te ajudou a entender como calcular inclinação de telhado?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!