SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 dicas para ter uma casa ecologicamente correta

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Mais do que pensar em encontrar soluções eficazes para o meio ambiente, devemos repensar em soluções que estão ao nosso alcance. E este alcance é mais próximo do que imaginamos. Repensar as possibilidades estruturais e de consumos no lar, é contribuir de forma eficaz e contínua para o meio ambiente. E, antes que se pense que atitudes sustentáveis não fazem diferença, é preciso primeiro tentar colocá-las em prática. 

As formas de reestruturar o lar com opções mais sustentáveis, são muitas. Desde os telhados aos pisos, existem possibilidades de fazer do seu lar um exemplo ótimo de respeito aos recursos naturais que vêm continuamente sofrendo com o consumo desenfreado do ser humano. O avanço do aquecimento global, o derretimento das calotas polares e o grande número de espécies de plantas e animais sendo extintos, somam números alarmantes que nos colocam à prova sobre qual é o mundo que deixaremos para nossos filhos. 

E é de uma forma muito construtiva, educando os seus filhos e familiares desde cedo, que você poderá contribuir para mudar esta situação que preocupa o mundo todo. Respeitar o meio ambiente e até mesmo trazê-lo para perto, como é o caso da instalação de jardins no lar, é, sem dúvidas, ter em prova a transformação incrível que a natureza pode trazer quando utilizada de forma consciente – seja na sua pequena horta ou jardim, ou, ainda, nas telhas de materiais ecológicos. 

Para mostrar algumas dicas úteis, fáceis de serem seguida e que farão toda a diferença, trouxemos alguns projetos incríveis que exemplificam os benefícios de optar por soluções sustentáveis no seu lar. Por isso, venha conosco e confira algumas destas dicas, siga as quais puder e não deixe de acreditar que, com um pouquinho de esforço de cada pessoa, podemos salvar o mundo. 

Venha conosco e inspire-se! 

Energia solar

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Casas  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

A energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, é produzida por meio da absorção de radiação solar em  placas com células fotovoltaicas. Este tipo de produção de energia funciona mesmo que o tempo esteja nublado ou chuvoso e é comprovadamente uma das formas mais eficazes de se utilizar energia limpa para o lar, substituindo assim, a necessidade de produção energética que consome recursos do meio ambiente. 

Uma das grandes preocupações na utilização de energia fotovoltaica, é quanto ao tamanho das placas que devem ser instaladas para a absorção de radiação solar. No entanto, esta é uma preocupação desnecessárias, já que estas placas podem ser facilmente adicionadas na parte superior dos imóveis de forma discreta e moderna. Um ótimo exemplo disto, é este projeto incrível do escritório Studium Sault Arte & Interiores, de Blumenau (SC), que optou por utilizar a energia sustentável para as instalações desta maravilhosa casa contêiner, moderna em cada detalhe e perfeitamente sustentável.  

Janelas grandes

A presença da luz natural, traz uma eficiência perfeita para que o lar receba calor e iluminação, sem necessariamente ter que que apelar para possibilidades artificiais, como lâmpadas e aquecedores. Uma ótima forma de aproveitar este recurso natural, é optar pela instalação de janelas amplas no ambiente. Se possível, escolha uma parede que seja beneficiada com a presença direta dos raios solares no ambiente. Não deixe de estudar esta possibilidade junto a um arquiteto para um melhor resultado. 

Na imagem, um ótimo projeto com o uso de janelas amplas e a presença marcante de conjuntos brancos, que beneficiam perfeitamente todo o espaço com a presença da luz natural. 

Consumo consciente

Consumir consciente da importância na redução, é fundamental. No dia a dia, muitos lares estão repletos de aparelhos que ficam em moto stand by, ou seja, estão desligados, mas ficam com luzes indicativas de forma permanente por longos períodos. Embora esta indicação pareça inofensiva, ao longo do ano, poderá indicar um gasto considerável de energia. Por isso, a melhor solução é, sempre que possível, retirar os seus aparelhos da tomada. 

Esta necessidade de consumo consciente estende-se ainda a utilização da água no lar: lembre-se sempre de manter as torneiras e chuveiros bem fechados.

Na imagem, um projeto belíssimo em estilo industrial do escritório PM Arquitetura, de São Paulo (SP). 

Upcycling

O upcycling é a forma de reutilizar um objeto e toda a sua estrutura de um novo jeito na decoração. Esta é uma técnica diferente da reciclagem no sentido de que, durante a reciclagem dos materiais, são utilizadas formas de energia não sustentável, assim como recursos naturais para a produção de uma nova peça. Um ótimo exemplo de upcycling, é a decoração com paletes. Estas peças de madeiras são amplamente versáteis e podem ser utilizadas de muitas diferentes formas na decoração. 

Como bom exemplo, este projeto desenhado pelo escritório Cromalux Sistemas de Iluminação, de São Paulo (SP), que mostra um lindo quarto decorado para adolescentes, com paletes finos sendo utilizados como peças de cabeceiras. A utilização da cor roxa ao fundo, proporcionou um contraste perfeito com as peças e o belo conjunto de quadros.

Jardim Vertical

Outra opção decorativa muito interessante e bonita para o lar, é a presença de jardins verticais. Boas alternativas para lares com poucos espaços, onde fica impossibilitada a decoração com formatos tradicionais de jardins, os jardins verticais podem ser estendidos em praticamente qualquer parede da casa. A presença das plantas no lar, é uma ótima forma de filtrar o ar ambiente, assim como podem servir como tema de educação ambiental para as crianças.

Na imagem, um lindo projeto do escritório Ju Nejaim Arquitetura, de Recife (PE), com a utilização de paletas de madeira envernizada e instaladas ao longo da parede, oferecendo um fundo lindo à decoração com as plantas.

Telhado verde

PAISAGISMO JM SERRA: Jardins  por Landscape Paisagismo
Landscape Paisagismo

PAISAGISMO JM SERRA

Landscape Paisagismo

A opção por instalar um jardim na parte superior da casa, os chamados telhados verdes, são excelentes para a decoração da fachada da casa, permitem que a temperatura interna esteja sempre agradável. Além disto, a utilização deste tipo de cobertura protege a casa de infiltrações causadas pelo excesso de chuva.

O resultado desta escolha é uma casa valorizada, bonita e ótima para a sustentabilidade, como neste projeto da Landscape Paisagismo, do Rio de Janeiro (RJ). 

Materiais reciclados

Materiais Naturais e Reciclados: Terraços  por Ecoeficientes
Ecoeficientes

Materiais Naturais e Reciclados

Ecoeficientes

A reutilização de materiais que seriam descartados, é essencial para que a utilização dos recursos naturais seja feita de forma mais moderada. Pensar na utilização de matérias primas como plástico para a produção de outras peças, é uma forma interessante de até mesmo trazer mais personalidade ao ambiente.

Na imagem, os conjuntos decorativos feitos de materiais reciclados são o grande destaque neste projeto do escritório Ecoeficientes, de São Paulo (SP). 

Qual destas alternativas sustentáveis ficará perfeita no seu lar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!