6 ideias fantásticas para decorar o escritório em casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Ter um escritório em casa se tornou necessário, é um ambiente que nos traz conforto e comodidade para estudar, trabalhar, usar o computador ou simplesmente cuidar de  nossas economias de modo tranquilo, confortável e prático. Quem trabalha ou pretende trabalhar em casa deve investir em um espaço reservado, calmo e aconchegante para realizar suas tarefas.

Procurar o espaço ideal na sua casa para montar o seu escritório não é uma tarefa tão difícil. Basta seguir algumas regras básicas para que se encontre o máximo de conforto, um ambiente iluminado, e com todos os móveis e materiais que precisa, para que seu escritório se torne um local completo. Valorize os pequenos espaços que a casa já oferece, otimize, use a criatividade para construir um ambiente versátil. 

Faça seu ambiente de trabalho ser a continuação da sua casa. Crie um espaço harmonioso e que seja sintonizado com a decoração já existente, mas cuide para que o ambiente em geral não tire sua concentração. Para que este não seja um eventual problema, utilize uma decoração que seja prática e funcional, utilizando elementos que aumentem a produtividade como forma de ilustrar seu espaço e não interferir na sua vida pessoal. 

Vejo nesse artigo,  soluções criativas e sensacionais para transformar o seu lar em um ambiente gostoso e confortável para o trabalho!

Os móveis delimitando espaços

Os móveis tem uma função importante na hora de fazer a separação do espaço entre os ambientes como o escritório e a sala de estar. Permitindo que a área de trabalho se integre com a decoração do ambiente sem necessitar de paredes ou divisórias. Neste projeto desenvolvido por Piloni Arquitetura, a parede lateral do cômodo possui um armário embutido com um vão onde ficam instalados uma mesa e prateleiras com iluminação, desenhando um escritório com poucas dimensões, mas com extrema organização. O restante do ambiente se transforma em uma sala de estar de estilo campestre, e incorporam no ambiente uma atmosfera delicada e uma incrível sensação de bem estar. 

Aproveite o máximo da luz natural

Projeto Morro das Pedras - Lise Longo: Escritórios  por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto Morro das Pedras – Lise Longo

Ronald T. Pimentel Fotografia

A iluminação tem um papel bem importante no ambiente de trabalho. Dependendo da luz, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldades de concentração. Neste caso, o sol e a claridade são importantes aliados, na hora de iluminar o ambiente e nos manter concentrados. Para um local de trabalho com luz suficiente, observe os ângulos onde a luz entra e tente se planejar para aproveitar o máximo de luz ao longo do dia. Traga seu escritório para perto das janelas ou um local que concentre mais luz natural. Trabalhar enquanto se aprecia a vista é um luxo para poucos. Este magnifico home office é um projeto fotografado por Ronald T. Pimentel Fotografia

Otimize o espaço

Para ambientes pequenos, o escritório pode ganhar uma versão reduzida, porém com o mesmo efeito de um escritório maior. Selecione uma parede para instalar uma estante com nichos e prateleiras para organizar os materiais, dê espaço para que ali seja aplicada uma mesa para apoiar o computador. Organize e tenha tudo reunido em um único espaço. 

Escritório no quarto

Ter um quarto onde é possível atender outras funções, é a melhor solução para quem tem a necessidade de juntar o quarto com o escritório. Com um pouco de organização e bom gosto, é possível montar um espaço agradável que seja perfeito tanto para o trabalho, como para as horas de descanso. Neste ambiente projetado pela design Laura Santos, o espaço entre o quarto e a área de trabalho esta delimitado por uma pequena elevação no piso, trazendo um pouco mais de privacidade e dividindo o ambiente em suas determinadas funções. Para o momento de descanso. A decoração do ambiente é simples e objetiva, neutra e funcional e a iluminação tem focos diferenciados. A luz mais concentrada localiza-se na área de trabalho, enquanto na área da cama, ela fica mais aconchegante e adequada para relaxar. 

As plantas

As plantas na decoração do ambiente de trabalho, ajudam a aumentar a produtividade. Ter plantas no home office é uma ótima alternativa para decorar, e podem ser o foco da decoração. Vasos grandes de plantas posicionados nos cantos do espaço, arranjos com flores, deixam  o ambiente de trabalho um pouco mais verde e com ar fresco e sereno. 

Não esqueça a iluminação

Além de todos os cuidados que se deve ter na hora de montar um home office, é preciso se atentar para a importância da iluminação nesse ambiente. Ela é essencial para melhorar a produtividade e garantir o conforto no trabalho. O importante é planejar este espaço para que ele possua a iluminação certa durante todo o dia. O ambiente necessita de uma iluminação específica uniforme e não ofuscante. O ideal é criar um local flexível, com várias possibilidades de uso. Afinal, ninguém faz uma única atividade o tempo todo. A iluminação do home office deve servir para os momentos de concentração, de reunião, de produção criativa e também para o descanso. O ambiente deve ter a iluminação geral, mas vale a pena focar em um iluminação direta. Lâmpadas de LED embutidas, luminárias pendentes, são alternativas para que este ambiente tenha sempre a luz focada na área principal de trabalho. 

Gostou das dicas para decorar o seu escritório em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!