Construção de Casa Contemporânea Em São Paulo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa Americana, Olaa Arquitetos Olaa Arquitetos Casas familiares
Loading admin actions …

O escritório Olaa Arquitetos, localizado em São Paulo e com 20 anos de experiência em arquitetura e urbanismo, é o responsável pelo projeto desta belíssima casa em estilo contemporâneo de 640m2 em Americana, no interior do Estado de São Paulo. 

O conceito que orienta este projeto é a convivência com a natureza em contexto urbano contemporâneo. A família desejava um modo outdoor de viver que não dispensasse a segurança oferecida pelos condomínios residenciais e, diante disso, o projeto foi desenvolvido de modo a colocar as áreas verdes e abertas como centro de interesse da casa. 

A principal área de convivência, localizada no centro do terreno e elevada a dois metros do passeio público, é um pátio gramado, aberto e livre de construções, que serve de elo do espaço público com as áreas sociais e de lazer. Por um lado, este belvedere revela uma ampla vista do horizonte, por outro os demais limites do lote, fechados por vegetação de pequeno porte, reduzem os ruídos do entrono e garantem a privacidade.

Já a construção está organizada nos planos acima e abaixo do pátio. Acima está a área social, que conta com uma leve cobertura metálica. Abaixo estão as áreas íntima e de serviços, dispostas de maneira discreta e quase invisível. Um destaque da área íntima é que cada quarto circunda o seu próprio jardim. As árvores filtram a luz natural e dão a sensação de bosque. O conforto térmico, acústico e a umidade relativa são pontos altos dessa área. 

Um projeto cuidadosamente pensado, ele tem como resultado o perfeito equilíbrio entre os espaços construídos e os não construídos, assim como entre o que se permite ver e o que fica imperceptível. 

1. Linhas retas e vidro

A construção imponente de concreto com madeira apresenta linhas retas e modernas e ganha leveza com os amplos painéis de vidro que se destacam na fachada. Um muro de pedra separa o terreno do jardim externo que dá na calçada. 

2. Água e deck

Do lado de dentro do terreno, o pátio apresenta piscina cercada por decks de madeira, que tornam o local acolhedor e atraente. O destaque está no espaço aberto, com paisagismo que enfatiza os gramados e algumas árvores. 

3. Área de lazer

O pátio conta também com área coberta e calçada destinada ao lazer. O mobiliário é em madeira, material que concorre para deixar o espaço bem aconchegante. O calçamento em pedra clara dá leveza ao local. 

4. Piscina

A piscina é elemento essencial na arquitetura desta casa, contrabalançando o concreto que caracteriza a construção. A transparência das águas suaviza e confere frescor à fachada da casa, assim como ao jardim gramado.

5. Integração com o exterior

Uma outra característica importante desta casa contemporânea é a integração dos ambientes internos com os externos por meio dos painéis de vidro que dominam a fachada. Na imagem, vemos as salas de estar e jantar abertas para o jardim e recebendo farta iluminação natural. Um belo contraponto ao vidro da fachada é a parede de pedra ao fundo. Também merecem ser mencionadas as amplas dimensões do espaço que abriga os dois ambientes. A sensação de amplitude é ainda maior por conta do piso claro e do mobiliário enxuto. 

6. Cores neutras

O mobiliário da sala de estar é moderno e prioriza as cores neutras como o cinza e o branco. A madeira surge na mesa de centro e no aparador de design curvo. Mas há espaço para as cores mais vibrantes nas telas que adornam a parede e na poltrona vermelha com estrutura em metal. Um detalhe da arquitetura também merece nota: as janelas no alto da parede, que aumentam ainda mais a entrada de luz natural no ambiente. 

7. Sala de jantar

Visto deste ângulo, o espaço mostra a área de jantar e deixa ainda mais evidente a integração do interior com o exterior. 

8. Cozinha

A cozinha totalmente branca também se abre para o pátio e conta com amplas janelas. O ambiente tem ainda uma ilha central com bancada de refeições e banquetas, cooktop e coifa. 

9. Quarto com jardim

Como já foi dito, os quartos dispõem de jardins internos, como este da imagem. O objetivo é trazer a natureza para dentro de casa e para o cotidiano dos moradores. 

10. Banheiro

Os banheiros também têm vista para jardins, como vemos na imagem acima. Fica totalmente harmônico com um banheiro como este, em cores neutras, com mármore e espelho, além de iluminação planejada. 

11. Visão noturna

Por fim, uma visão noturna da fachada da casa, com a piscina iluminada. 

Gostou do projeto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista