Projeto Hidráulico: dimensionamento, altura dos pontos e dicas de instalação

Projeto Hidrossanitário Residencial (executado com software BIM), Dalle Molle & Raphalski Engenheiros Associados Dalle Molle & Raphalski Engenheiros Associados
Loading admin actions …

Quantas vezes você foi fazer um furo na parede e sentiu aquele medo de furar um cano e inundar a casa? Então, é justamente para isso que serve um projeto hidráulico. Com ele, além de ter as tubulações dimensionadas corretamente – nem para menos nem para mais – você saberá onde está passando cada tubulação da sua casa, tanto de água fria quanto água de quente, água pluvial e  de esgoto.

Normas técnicas e profissionais habilitados

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que normatiza tudo o que diz respeito à construção civil. Algumas normas tratam exclusivamente de instalações hidráulicas e a principal delas é a NBR 5626, que normatiza tudo que está relacionado às instalações de água fria no Brasil. Segundo esta norma, as instalações hidráulicas devem ser projetadas para:

  1. Garantir a potabilidade da água; 
  2. Garantir o fornecimento da água de maneira contínua, com quantidade, pressão e intensidade adequadas. 
  3. Promover a economia de água e energia; 
  4. Possibilitar a manutenção do sistema de maneira fácil e econômica; 
  5. Diminuir o nível de ruído produzido pelas tubulações em uso; 
  6. Acima de tudo, promover conforto aos usuários.

Os profissionais habilitados para fazer projeto hidráulico são os arquitetos, os engenheiros civis e os engenheiros hidráulicos.

Ligação de água e instalação do hidrômetro

Muitas prefeituras exigem projeto hidráulico para fazer a ligação de água no terreno. Como a água é um item essencial em qualquer obra, se programe para fazer o projeto com antecedência e pedir a ligação depois que ele for aprovado pelo setor de planejamento da sua cidade.

Quando o funcionário da companhia de água for fazer a ligação, seu hidrômetro já deve estar instalado de acordo com as especificações que eles lhes passaram.

Dimensionamento da caixa d’água

Em um projeto hidráulico residencial é mais comum utilizarmos caixas d'água pré fabricadas, mas em condomínios e edifícios maiores, geralmente são instaladas cisternas para diminuir a carga sobre o edifício.

Para dimensionar a caixa d'água, é necessário saber a quantidade de moradores da residência. Caso não se saiba quantas pessoas irão morar no local, calcula-se 2 pessoas por dormitório. Existe uma tabela que estima o consumo de água: 

  • Casas populares ou rurais: 120 litros de água por dia por pessoa; 
  • Residências: 150 litros de água por dia por pessoa; 
  • Apartamentos: 200 litros de água por dia por pessoa; 
  • Jardins: 1,5 litros de água por dia por metro quadrado.

Depois de saber o consumo diário, devemos multiplicar: Consumo de Litros X Número de pessoas. Vamos utilizar como exemplo uma casa  com dois dormitórios onde moram 4 pessoas. Teremos o seguinte cálculo:

4 pessoas X 150 litros por dia = 600 litros por dia é o consumo estimado de água na casa.

O reservatório deve atender o consumo total da casa durante dois dias, para que em caso de estiagem não falte água. Sendo assim, temos: 600 litros X 2 dias = 1.200 litros.

Neste caso, o morador deve optar por uma caixa de no mínimo 1.200 litros. Como este tamanho de caixa d'água não existe no mercado, indica-se uma de 1.500 litros.

Altura padrão dos pontos de água

Para cada aparelho hidráulico – pia, tanque, chuveiro, vaso sanitário, etc – existe uma altura padrão. Essas alturas não estão regidas em normas, então podem ser modificadas livremente de acordo com o projeto hidráulico:

  • Pia de banheiro com torneira saindo da bancada: 0,50m a 0,60m do piso. 
  • Pia do banheiro com torneira saindo da parede: 1,10 a 1,20m do piso. 
  • Chuveiro: 2,10 a 2,30m do piso. 
  • Registro para chuveiro: 1,30m do piso. 
  • Vaso sanitário de caixa acoplada: 0,20m do piso e 0,15m deslocado do eixo do vaso. 
  • Válvula de descarga para vaso sanitário simples: 1,10m do piso. 
  • Caixa de descarga para vaso sanitário: 2,00 a 2,20m do piso. 
  • Banheira: 0,50m do piso. Registro para banheira: 0,75m do piso. 
  • Ducha higiênica: 0,50 a 0,55m do piso e 0,35m deslocado do eixo do vaso. 
  • Pia de cozinha com torneira saindo da bancada: 0,50m a 0,60m do piso.
  • Pia de cozinha com torneira saindo da parede: 1,10m a 1,20m do piso.
  • Filtro de água: 1,80m do piso. 
  • Máquina de lavar louça: 0,85m do piso. 
  • Geladeira: 1,20 a 1,50m do piso. 
  • Tanque de área de serviço: 1,10m a 1,20m do piso. 
  • Máquina de lavar roupa: 0,60m do piso. 
  • Torneira de jardim: 0,75m do piso.

Altura padrão dos pontos de esgoto

Assim como os pontos de chegada de águas, os pontos de esgoto também são especificados na planta hidráulica. Os pontos de esgoto podem ser modificados de acordo com o que é pretendido pelo projetista, mas é usual que eles estejam nessa posição:

  • Pia de banheiro: 0,50m a 0,60m do piso. 
  • Ralo do chuveiro: geralmente fica centralizado no box, mas pode ser linear ou ficar em qualquer posição desde que o piso tenha o caimento adequado para escoar a água. 
  • Vaso sanitário de caixa acoplada: Ponto de água no chão, o centro do cano deve estar afastado de 0,30 a 0,35m da parede – depende do modelo do vaso sanitário. 
  • Pia da cozinha: 0,50m a 0,60m do piso. 
  • Máquina de lavar louça: 0,60m do piso. 
  • Tanque de área de serviço: 0,50m a 0,60m do piso. 
  • Máquina de lavar roupa: 0,70m do piso.

Dicas gerais de instalação hidráulica residencial

A principal dica é sempre buscar um profissional para fazer o projeto hidráulico residencial – arquiteto ou engenheiro – e exigir que ele produza um projeto completo e de fácil leitura para quem está executando a obra. Além disso, algumas dicas abaixo podem garantir que sua casa tenha um sistema hidráulico eficaz e econômico, reduzindo as chances de incomodações futuras: 

  • Antes de começar a instalação, garanta que a planta hidráulica esteja em mãos e que tenha sido feita a leitura completa do projeto antes de começar a execução. Isso garante que o trabalho será mais rápido, pois não haverá retrabalho. 
  • O espaço em volta da caixa d'água deve ser suficiente para que o profissional consiga fazer a manutenção dela quando for necessário. 
  • Se for fazer alguma modificação hidráulica ou alguma perfuração na parede, é bom lembrar que hoje existem no mercado aparelhos que conseguem detectar a presença de canos dentro de uma parede. 
  • Nunca permita que o encanador faça dobras manuais nos canos ou use fogo para derreter o material. Compre as conexões apropriadas. 
  • Coloque um registro em cada ambiente que houver ponto hidráulico (banheiro, área de serviço, etc). Dessa maneira, se houver um problema na pia da cozinha, você pode fechar apenas aquele registro e não ficar sem água na casa inteira. 
  • Não instale pias e torneiras antes de terminar o acabamento dos pisos e paredes. As louças e metais são peças frágeis em uma obra bruta e podem arranhar ou quebrar facilmente. 
  • Para fazer uma instalação hidráulica de qualidade, contrate um profissional encanador qualificado para o serviço.

Se você gostou do assunto e quer saber um pouco mais sobre instalações hidráulicas não deixe de ler este post sobre como consertar pequenos vazamentos de água em casa.

Qual deve ser a altura do chuveiro?

Para manter a boa pressão, é importante saber qual deve ser a altura do chuveiro. Recomenda-se que o chuveiro esteja entre 2,10 e 2,20 m. de distância do piso. Entretanto, se a altura média dos moradores for muito baixa, vale a pena readaptar a altura do encanamento de banheiro para que fique fácil mudar a temperatura.

Lembre-se sempre de analisar corretamente a planta hidraulica do banheiro para evitar problemas estruturais.

Na dúvida sobre como escolher o melhor chuveiro? Confira nossa lista de projetos!

Qual é a altura da pia da cozinha?

Funcionalidade é um valor indispensável ao entender qual é a altura da pia da cozinha. Pias em alturas irregulares podem causar graves dores nas costas e lombares. Recomenda-se que a pia fique entre 90 e 92 cm. de altura, sempre lembrando a importância de adaptações específicas conforme a altura média dos moradores.

Para não ter medo de errar, sempre vale a pena conversar com nossos arquitetos que atendem online!

Dicas sobre encanamento de banheiro e muito mais!

Foi importante saber sobre a altura ideal da pia cozinha, altura chuveiro e até cano de água? Então você vai gostar ainda mais de conhecer o nosso guia completo sobre tamanho de banheiro. São dicas imprescindíveis para quem deseja saber como ter o banheiro perfeito, na medida certa. Confira e continue se inspirando!

O conteúdo do post foi últil?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista