Limpe a casa com Feng Shui

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
CASA JARDIM EUROPA, CSDA Arquitetura e Interiores CSDA Arquitetura e Interiores Jardins de inverno modernos
Loading admin actions …

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa de harmonização de ambientes por meio do equilíbrio do fluxo da energia que circula pelos espaços. Assim, cada pequeno detalhe da decoração e da construção tem importância na obtenção de uma casa ou apartamento onde se pretende aumentar a energia positiva e dissipar a negativa.

É possível fazer uma limpeza na casa ou apartamento baseada nos princípios do Feng Shui, mas lembremos que é principalmente uma limpeza energética. Esse tipo de limpeza, porém, envolve a limpeza física dos ambientes e exige atitudes de desprendimento e desapego às coisas materiais. 

Portanto, para fazer a sua limpeza por meio do Feng Shui, prepare-se para colocar a mão na massa, se desfazendo de coisas avariadas, inúteis e sem uso, como também em fazer uma limpeza física dos espaços com produtos especiais que têm a fama de atuar no plano energético.

Também vai ter que prestar atenção aos detalhes, adquirir o hábito de abrir portas e janelas, aproveitar os benefícios de uma lareira, investir em plantas, aprender o posicionamento certo dos móveis nos espaços e, mais do que tudo, fazer um esforço para ser mais consciente de si mesmo.

Nossas dicas são apresentadas a seguir e esperamos que elas sejam úteis para que você obtenha uma casa ou apartamento mais saudável e propício à felicidade e à prosperidade.

Limpando o terreno

Quando falamos em limpar o terreno aqui, estamos falando mesmo do terreno como oposição ao espiritual. As coisas carregam energias e, se elas são bem usadas, essas energias são positivas, mas se não são usadas ou estão avariadas, elas contêm energias paradas, que provocam uma estagnação no ambiente. Por isso, mantenha tudo funcionando direito – as lâmpadas devem acender, os interruptores funcionarem, os eletrodomésticos estarem em perfeito estado e prontos para o uso, a papelada organizada, as gavetas abrindo, as portas sem emperrar, e assim por diante. Não deixe nada quebrado ocupando espaço na sua casa. Nossa sugestão é que você pegue duas caixas, uma para o lixo e outra para doações e saia pela casa verificando o estado de tudo, de móveis a roupas, de livros a louças. Faça isso em um cômodo por vez e, ao final, jogue fora o que não presta e doe o que pode ter serventia para outras pessoas. Outra regra válida aqui é, se comprar uma coisa, doe uma similar. No quarto das crianças, peça a elas que separem brinquedos que não querem mais para doar para outras crianças que não têm brinquedos. Geralmente, as crianças gostam muito da ideia de dar seus brinquedos pouco usados a outras crianças e isso ensina a elas a capacidade de compartilhar. Além disso, evite atravancar os espaços com muitos móveis e enfeites para que a energia possa fluir em torno dos objetos. Faça essa limpeza 15 dias antes do início de uma nova estação. 

Dê atenção aos detalhes

Para que haja uma limpeza espiritual nos ambientes, você precisa dar atenção aos detalhes. Procure ter móveis com linhas curvilíneas, pois as pontas interferem na energia circulante. As cores podem ser suaves ou vibrantes, mas estas últimas são mais indicadas para as áreas de convivência, como sala de jantar e estar, mas nunca nos quartos, que devem ter tons pastéis. Além disso, no quarto, a cama deve ter uma cabeceira reforçada e nada debaixo dela, para não interromper a circulação de energia. A cama não deve estar alinhada com a porta, nem encostada na parede que dá para o banheiro. No hall de entrada ou sala de estar, deve-se ter apenas um espelho (o mesmo vale para o quarto) e ele não deve estar voltado para a porta de entrada ou uma janela que dê para uma rua movimentada. Também deve-se ter cuidado com a altura do espelho em relação ao chão: não pode cortar o pescoço nem ficar na altura dos olhos da pessoa.Para proteção da casa, deve-se pendurar um pequeno baguá, o octógono chinês, de 15 cm do lado de fora da porta de entrada, que é a principal por onde entram as energias. Pode ser também um móbile que emita som ou não: sino dos ventos, flautas de bambu, harpas eólicas, carrilhões, tubos de metal, fitas coloridas, bonecos, bichinhos, pedras etc.

Abra as portas e janelas

A limpeza pelo Feng Shui inclui o hábito diário de abrir portas e janelas por pelo menos uma hora todas as manhãs e todas as tardes. É vital que a energia circule nos ambientes, que devem receber novas vibrações por meio da ventilação dos espaços. Espaços sempre fechados criam energia estagnada que provoca desequilíbrios em diversos setores da vida. Assim, permita que o ar externo entre na sua casa e preencha todos os lugares, substituindo energia negativa por energia positiva. 

Acenda a lareira

Se você tem uma lareira, aproveite-a sempre que possível, pois estará mobilizando as energias do elemento fogo, que estimula a paixão e a prosperidade. Além de deixar o ambiente quentinho e aconchegante, o fogo purifica as energias circulantes e traz boas vibrações. Existem muitos tipos de lareiras, inclusive portáteis, portanto você pode ter sua fogueirinha particular e usá-la para limpar o ambiente energeticamente. Nesse projeto de jardim de inverno, os sofás são distribuídos ao redor da lareira, convidando ao convívio e ao relaxamento. A imagem é de Braescher Fotografia.

Faça uma limpeza minuciosa

Uma limpeza energética fácil e eficiente dos ambientes é feita com uma mistura de água com uma colher de sopa de anil líquido, que tem a propriedade de dissipar as más energias da casa. Você deve limpar o chão, as portas e os batentes delas com um pano umedecido nessa solução por pelo menos três meses, sempre na primeira semana do mês. Também adquira o hábito de, uma vez por mês, mover de lugar 27 coisas na sua casa, a fim de renovar os ares. Convidar os amigos para a sua casa também é uma boa maneira de obrigar você a organizar os espaços. 

Tenha plantas e animais

Plantas e animais são extremamente sensíveis às energias ambientes e o estado deles pode ser um bom termômetro dessas energias. Assim, tenha plantas e bichinhos, se você os aprecia. Um jardim bem cuidado atrai boas energias, assim como flores dentro de casa. As plantas com folhas arredondadas costumam atrair boas vibrações. Falando nessas plantas, elas são indicadas para um ponto da sala de estar chamado ponto de riqueza, que fica no canto esquerdo superior quando você entra no cômodo. O ideal é introduzir aí grandes plantas verdes arredondadas e ter o cuidado de de sempre tirar folhas e brotos mortos para manter a energia circulando. Já os animais filtram as energias dos ambientes, protegendo os moradores. Pode ser peixinho de aquário, cachorro, gato, tartaruga, o que você mais gostar.

Coloque os móveis na posição correta

Um cuidado que o Feng Shui enfatiza é a colocação mais positiva dos móveis em cada ambiente. Se no quarto a cama não pode estar alinhada com a porta, com os pés de frente para ela, na sala de estar os sofás e poltronas devem estar voltados para dentro e para a porta principal, de modo a passar a sensação de receptividade e aconchego. Para saber a posição correta de cada móvel, você deve sobrepor um baguá sobre a planta da sua casa e descobrir a distribuição dos móveis. É possível achar baguás que indicam o lugar exato de cada móvel no espaço. Procure-os e faça a lição de casa!

Esteja consciente de você mesmo

WONDERLAND GARDEN, Bumoon Bumoon Quarto infantil minimalista Acessórios e Decoração

Para o Feng Shui, de nada adianta a limpeza energética dos ambientes se o morador não apresenta atitudes coerentes com a busca de energias positivas. Assim, uma pessoa que não ajuda os outros, não tem pensamentos agradáveis, fala palavras negativas ou não acredita em coisas positivas provavelmente não vai obter os resultados esperados. É preciso que ele mude os padrões de pensamento negativos, prestando atenção ao que fala, ouve e vê dentro de casa. Por exemplo, se a pessoa só assiste notícias ruins na TV, só vê filmes violentos, só critica os outros ao redor, ela está se impregnando de energias ruins que se espalham pela casa. Portanto, comece já a combater a negatividade, o mau-humor e todos os outros sentimentos e emoções negativos que porventura você venha cultivando. Para outras dicas sobre Feng Shui, leia este artigo.

Qual dica do Feng Shui tem funcionado na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista