Cozinhas integradas à sala de jantar: 7 conselhos a reter

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
LOVE VILLA, Catarina Batista Studio Catarina Batista Studio Cozinhas embutidas Cerâmica
Loading admin actions …

Seja um pequeno espaço ou uma grande área, uma cozinha aberta permite antes de mais nada reorganizar o espaço. Derrubam-se paredes e ganha-se espaço! Uma arquitetura que redefine a divisão, logo é mais fácil de circular. Mas se à mas se quiser delimitar o espaço da sua cozinha? Aposte então numa ilha de cozinha!

Com a cozinha aberta, circulamos melhor, mas também há uma maior incidência de luz! Desde que, não se incomoda com possíveis cheiros ou ruídos que provém da cozinha. Para evitar isso, deve optar por um bom exaustor, com maior potência e que seja um aparelho silencioso.

Discreta ou mais apelativa na decoração por um conjunto de texturas e materiais, a cozinha aberta na sala de jantar adapta-se a todos os estilos e a todos os desejos. Para um projeto mais discreto, reúna todos os eletrodomésticos ao longo da mesma parede.

Com uma cozinha aberta acaba-se o exílio da cozinha, enquanto os amigos e familiares estão na sala de jantar. Terminou também a corrida entre os duas divisões para supervisionar o jantar, garantindo também o bem-estar das crianças.

Enfim, por estas vantagens e tantas outras temos um artigo exclusivo sobre cozinhas integradas à sala de jantar. Não queira perder por nada deste mundo!

​1. Quais são as vantagens da cozinha aberta?

Aberta à sala de estar ou sala de jantar, este tipo de cozinha tem a principal vantagem de economizar espaço. Em vez de incorporar um espaço separado do convívio e que apresenta uma configuração estreita  – com o receio que a cozinha não exceda os 20 m² - a cozinha aberta é integrada às salas de jantar e/ou de jantar para trazer o convívio das refeições preparadas com a família.

Outra vantagem para adicionar à longa lista das suas vantagens: o layout da cozinha aberta convida todos a tomar um lugar na cozinha. Dá a ilusão de quebrar os limites da casa. A maioria dos modelos de cozinha aberta tem uma ilha central ou uma barra de cozinha que permite que os membros da família ou convidados desfrutem de uma bebida a meio caminho entre o fogão e a televisão. A disposição dos móveis permitem que trabalha no seu computador ao mesmo tempo que prepara a refeição, ou que observa as crianças a brincar na sala e, em particular, desfrutar dos seus convidados enquanto estiver na cozinha.

A cozinha aberta é ideal para modernizar um interior, dar vida a uma sala de jantar tradicional, a cozinha aberta evoluiu para seguir o nosso estilo de vida. Para confundir-se com a sala, ela tem a capacidade de se adaptar a um grande número de casos… e estilos!

2. ​Como organizar corretamente uma cozinha aberta?

Abrir uma cozinha na sala de jantar implica que tem que modificar e adaptar o resto da sala para viver em torno da cozinha.

As cozinhas abertas não se ajustam a todos os espaços. É melhor integrá-la a uma grande superfície para dar uma impressão de fluidez e mobilar o tal espaço que pode parecer vazio. 

A proximidade entre as duas áreas deve ser de facto moderada, especialmente no que se refere aos cheiros da cozinha. Neste sentido, a cozinha aberta requer alguns elementos essenciais.

De facto, as cozinhas exigem uma organização diferente daquela de uma cozinha tradicional. Se puder deixar a bancada desarrumada depois de preparar um prato numa cozinha clássica, é necessário que a limpeza seja fácil e rápida numa cozinha aberta. 

3. ​Estudar a viabilidade do projeto

Embora a cozinha aberta esteja na moda, não é adequada a todas as configurações de espaços.

Para saber se precisa de uma abertura parcial ou total é possível, mas deve pedir orientação a um arquiteto. Este profissional estudará a estrutura da casa e detectará as paredes de sustentação, antes de cortar qualquer coisa (muito importante).

E se o projeto é viável, ainda tem que pedir o acordo ao condomínio, no caso de viver em apartamento. Nesta fase, certifique-se de que o arquiteto esteja ciente das suas necessidades: instalação de uma ilha central, um bar e aparelhos integrados nos armários.

4. Colaborar com profissionais aptos e certificados

Como parte do projeto de renovação da cozinha, precisará da intervenção de vários especialistas. Começando com o designer de interiores que irá ajudá-lo com todo o lado técnico do projeto. Ele irá otimizar o espaço, brincar com os volumes para delimitar a cozinha e a sala de jantar e/ou sala de estar.

Em seguida, um designer de cozinhas cuidará do layout real da sua cozinha. Este especialista trabalha em colaboração com o designer de interiores para realizar o trabalho de abertura da parede.

Para rematar, um decorador irá ajudá-lo a escolher as cores e materiais que irão harmonizar a decoração na cozinha e na sala de jantar/de estar. Como especialista, o decorador dar-lhe-á conselhos sobre a criação de ambientes, a escolha das cores, o tipo de iluminação que melhor se adapta aos espaços…

​5. Qual é o orçamento para ter uma cozinha aberta?

Existem uma série de critérios que entram em jogo quando se trata de calcular o orçamento para uma cozinha aberta. Depende principalmente da dificuldade técnica das obras, da escolha da cozinha, do tamanho das obras, da superfície e do volume dos espaços.

Mas para se que tenha uma ideia, um projeto para abrir a cozinha custará cerca de 10.000€ ou mais, tendo em conta a alteração do piso e das cores ou revestimento das paredes. Para um cozinha de fábrica com uma área total de 20m², o orçamento inicial é estimado entre 10.000 e 20.000€.

Para um orçamento maior, terá acesso a instalações de última geração e a novos aparelhos.

Mas não se preocupe porque uma cozinha tem um grande retorno na hora de vender uma casa. É um investimento que compensa e que a dada altura é mesmo fundamental para a valorização do seu bem imobiliário, como para o seu conforto pessoal. 

6. Aberta mas não tanto assim

Optar por uma cozinha aberta não implica que a tenha em contacto direto com a sala de jantar. Pode perfeitamente optar por incluir a cozinha de forma parcial, sendo que esta solução não exige tantas obras. 

Há várias soluções:

  1. estrutura de madeira, como vemos no exemplo acima
  2. portas de correr
  3. portas em vidro
  4. ilha de cozinha
  5. barra de cozinha
  6. uma parede parcial

Por outro lado, um revestimento diferente entre as duas divisões também poderá ser uma solução para separar os espaços, de forma harmoniosa. 

Relativamente ao layout da cozinha aberta, esta pode apresentar-se em U, em L, enfim muitas implementações são possíveis. Porém deve ter em consideração a falta de paredes contra as quais pode projetar a sua cozinha, deve contar com pelo menos 80 cm para circular, se optar por inserir uma ilha de cozinha.


Leia ainda: Como dividir espaços em casa: 11 Sugestões.

7. Erros que não deve cometer

A sala não deve ser transformada num anexo da cozinha, tenha cuidado para não deixar que esta sala seja invadida pouco a pouco pelos robots de cozinha e utensílios! Mantenha bom senso. 

Para reforçar o limite entre a cozinha aberta e a sala de jantar, pode instalar um espaço de armazenamento extra ou criar uma divisão discreta, tal como referimos no ponto anterior. Além disso, evite grandes choques visuais entre a cozinha aberta e a sala de jantar, mantenha tudo o mais harmoniosamente possível. Mesmo que escolha um revestimento diferente, este deve combinar perfeitamente. Deve haver uma unidade relativa entre os dois ambientes, seja em termos de cores ou materiais utilizados. Por isso é que a intervenção de um decorador ou designer de interiores pode ser importante no planeamento da sua cozinha aberta. 

Não hesite em contactar os profissionais da homify - aqui!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista