Casa Sem Muro: 30 Inspirações Deslumbrantes de Fachadas Residenciais

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
casa ig grupo pr | arquitetura e design Casas modernas
Loading admin actions …

Você já pensou em ter uma casa sem muros? Esta é uma possibilidade maravilhosa a ser considerada ao se contratar um arquiteto para construir. A frente da casa sem muros traz leveza e destaca a beleza da casa, especialmente quando há alguns elementos diferenciados como colunas ou grande uso de vidro na fachada. Geralmente, quando não há muros na frente da casa, dá-se destaque a um projeto de paisagismo, valorizando um jardim ou gramado, assim como caminhos de acesso à entrada. Outro elemento que se destaca nessas fachadas sem muro são as garagens abertas. Neste livro de ideias, você vai conhecer 30 casas bonitas, tanto simples quanto sofisticadas, que abriram mão dos muros na fachada. Confira!

1. Com paisagismo

Uma característica frequente da casa sem muros é que ela apresenta paisagismo na frente da casa. Nesta casa de esquina e elevada, a fachada traz prolongamento de madeira na porta, lateral revestida em pedra e jardim com palmeira.

2. Garagem aberta

Nesta casa sem muros, um gramado com escada de pedra leva à entrada e o volume da frente apresenta uma garagem aberta para dois carros. A ampla residência se abre diretamente para a calçada da rua.

3. Sobrado com terraço

Casa Marítimo - Seferin Arquitetura Seferin Arquitetura Casas modernas
Seferin Arquitetura

Casa Marítimo – Seferin Arquitetura

Seferin Arquitetura

Localizado em uma esquina, este sobrado apresenta fachada de tijolinho e conta com um terraço no segundo piso. No piso térreo fica a garagem aberta e o jardim que separa o terreno da casa do espaço da rua. 

4. Com palmeira

Este sobrado de fachada clara conta com um terraço no piso superior e, no piso térreo, de frente para a rua, a garagem aberta e um jardim que ladeia a pequena escadaria da entrada. O destaque dele é a palmeira alta ao lado da porta de entrada. Esse desenho arquitetônico é bem comum em fachadas de casas térreas em condomínio fechado.

5. Sobrado sólido

A fachada deste sobrado é sólida e, ao mesmo tempo, delicada por conta das cores branca e rosa. A frente da casa sem muros abre espaço para uma calçada em pedra que leva até à garagem aberta, além de um jardim nas laterais.

6. Volumes

Fachada (projeto arquitetônico: Lucio Mauro Gomes) Charis Guernieri Arquitetura Casas modernas
Charis Guernieri Arquitetura

Fachada (projeto arquitetônico: Lucio Mauro Gomes)

Charis Guernieri Arquitetura

Este sobrado moderno apresenta vários volumes na horizontal e na vertical. A frente da casa sem muros suaviza o conjunto. O gramado na entrada da residência dá vida ao projeto e o banco disposto nele convida à interação com a vizinhança.

7. Fachada de vidro

Mais um sobrado em que a fachada apresenta garagem aberta, porta com prolongamento de madeira e gramado com caminho na entrada da casa. O diferencial é a fachada de vidro na lateral da casa, que confere leveza à casa. 

8. Chalé moderno

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas) ArchDesign STUDIO Casas rústicas
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Esta casa revisita a ideia de chalé, mas buscando um conceito moderno desse tipo de residência. Ela também opta por uma frente de casa sem muros, com um jardim gramado que se estende para depois da calçada da rua. 

9. Condomínio fechado

Projeto residencial em condomínio fechado 360+ arquitetura e interiores Casas modernas
360+ arquitetura e interiores

Projeto residencial em condomínio fechado

360+ arquitetura e interiores

Casas sem muros são perfeitas para condomínios fechados. É o caso da casa da imagem acima, um sobrado com design moderno e linhas retas que apresenta um jardim gramado na entrada, incluindo escada e calçada. 

10. Vários materiais

A fachada deste sobrado apresenta vários materiais que o tornam mais atraente, como vidro, pedra e madeira. Já a entrada da casa, sem muros, enfatiza o paisagismo e os caminhos que levam à porta e à garagem.                        

11. Imponente

Neste projeto de casa duplex, os vários volumes do sobrado o tornam imponente, sendo que a alta porta de vidro e ferro é o elemento que mais enfatiza esta imponência. Mas a frente da casa sem muros e com gramado confere uma certa leveza ao conjunto. 

12. Casa simples

A fachada de uma casa de condomínio simples também pode ganhar leveza sem muros. É o caso deste sobrado sólido e sóbrio, cuja frente aberta para a rua conta com uma parte calçada, em especial na garagem, e com uma parte gramada na entrada.

13. Linhas modernas

Este modelo de casa moderna e bonita tem linhas retas e puras no sentido horizontal, com madeira e concreto se destacando como materiais. A frente da casa sem muro apresenta gramado e a verticalidade de duas palmeiras.  

14. Calçada em destaque

Esta casa moderna conta com uma garagem aberta para três carros bem na frente da residência. Isso coloca em destaque a calçada de cimento, já que não há muros entre a garagem e a rua. 

15. Iluminação

Esta casa sem muros apresenta uma entrada em parte calçada e em parte gramada, com destaque para duas palmeiras que recepcionam quem chega. Mas vale enfatizar também o projeto de iluminação da entrada, que cria um ambiente bonito. 

16. Jardim frontal

Fachada Frontal - Vila Branca I Art&Contexto Arquitetura Casas modernas Efeito de madeira
Art&Contexto Arquitetura

Fachada Frontal – Vila Branca I

Art&Contexto Arquitetura

O jardim é o destaque da fachada sem muro desta casa térrea de linhas retas verticais e horizontais. O caminho até a porta de entrada é delimitado por duas árvores coníferas de porte médio, dando à fachada um ar elegante e sóbrio.  

17. Luzes decorativas

Residência MJ, Jardins Barcelona, Uberlândia - Projeto THEROOM ARQUITETURA THEROOM ARQUITETURA E DESIGN Casas clássicas
THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

Residência MJ, Jardins Barcelona, Uberlândia – Projeto THEROOM ARQUITETURA

THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

O projeto de iluminação externa deste sobrado confere uma personalidade única à construção e, para que ele tenha o efeito desejado, é necessário que a fachada seja aberta. Neste caso, há um jardim delimitado por uma calçada. 

18. Com pedras

Neste sobrado moderno, a fachada sem muros apresenta uma entrada em pedra para a garagem aberta e um pequeno jardim com grandes pedras no qual se encontra a escada para a porta de entrada. Simples e bonito. 

19. Madeira e ferro

Residência AT - Itupeva SP Taguá Arquitetura Casas modernas Madeira Branco
Taguá Arquitetura

Residência AT – Itupeva SP

Taguá Arquitetura

Este sobrado tem fachada branca em que se destacam a madeira e o ferro, materiais que juntos criam um ar de modernidade. A entrada sem muros apresenta calçada em pedra e gramado verde, que dá vida ao conjunto. 

20. Com colunas

A fachada desta casa apresenta colunas, o que exige que não haja muros que impeçam a visão delas. Assim, a entrada conta com uma parte calçada na garagem e na frente da porta, além de um pequeno jardim com paisagismo. 

21. Vertical e horizontal

Esta casa térrea em estilo contemporâneo é marcada pela horizontalidade, que dialoga com a verticalidade da palmeira do jardim da entrada sem muros. Outro elemento de destaque do jardim é a cor vermelha da vegetação.

22. Tudo branco

Residencial em Condominio Habitat arquitetura Casas ecléticas
Habitat arquitetura

Residencial em Condominio

Habitat arquitetura

A fachada desta casa toda clara é marcada pelo terraço com plantas, mas na parte térrea e sem muro o destaque vai para o jardim gramado e com caminhos para a porta de entrada e para a garagem aberta. 

23. Decorativo

A frente desta casa sem muros apresenta elementos decorativos como o desenho assimétrico do caminho de pedra até a porta de entrada e o caminho desenhado com pedras e grama na entrada da garagem aberta.   

24. Volume em madeira

Residência J&F - projeto arquitetônico: Paulo Delmondes | fotos: Gilson Barbosa Studio Gilson Barbosa Casas modernas
Studio Gilson Barbosa

Residência J&F – projeto arquitetônico: Paulo Delmondes | fotos: Gilson Barbosa

Studio Gilson Barbosa

O volume em madeira desta casa moderna faz parte da composição da fachada sem muros, harmonizando-se lindamente com as partes gramadas, as escadas de pedra branca que as cortam e com as árvores tropicais que as ornamentam. 

25. Calçada gramada

Casa Corrego grande Roma Arquitetura Casas clássicas
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Imponente, esta casa tem fachada de vidro que reflete o entorno, incluindo a entrada sem muro na qual se destaca um jardim gramado até o meio-fio. A única parte calçada é o caminho que leva diretamente à entrada da casa. 

26. Casa de vidro

Vista frontal homify Casas modernas
homify

Vista frontal

homify

O vidro domina a fachada desta casa de linhas modernas e exige que não haja barreiras à sua visão. Por isso, a frente da casa não tem muros, apenas um jardim gramado com caminhos para a entrada e para a garagem. 

27. Casa aberta

Este sobrado também apresenta um design bem aberto por conta do uso de vidro, o que chama a leveza de uma fachada sem muros e com jardim gramado com pequeno caminho para a entrada. Casa simples e acolhedora. 

28. Design sinuoso

Casa Damha homify Casas modernas
homify

Casa Damha

homify

Esta fachada de sobrado se destaca pelos elementos curvos e sinuosos e pelo vidro verde, que evoca água. O design único exige exposição, portanto a frente da casa é sem muros e com jardim gramado com paisagismo particular.

29. Entrada irregular

Projeto info9113 Casas modernas
info9113

Projeto

info9113

Nesta casa de tijolinho com ares rústicos, os muros frontais também foram dispensados e deram lugar a um gramado cortado pela calçada da rua e também pelo caminho que dá acesso à entrada, com pedras irregulares.

30. Fachada neoclássica

Fachada Neoclassica TRÍADE ARQUITETURA Casas familiares Bege
TRÍADE ARQUITETURA

Fachada Neoclassica

TRÍADE ARQUITETURA

Esta casa com fachada neoclássica também apresenta colunas e, portanto, precisa de espaço para ser admirada. A frente da casa, por isso, dispensa muros e incorpora jardins gramados cortados por caminhos que levam à entrada. 

Bônus: 7 tipos de plantas para o jardim

Agave – Esta planta de folhas longas com pequenos espinhos nas bordas gosta de sol pleno e pode chegar a 2m de altura.

Árvore do Viajante – Esta folhagem ornamental em formato de leque gosta de sol pleno e suporta temperaturas extremas, seja no calor quanto no frio.

Buxinho – Este arbusto de crescimento lento chega a 5m de altura, gosta de sol pleno e pode ser usado em topiaria e cultivado em vasos.

Cactos – Existem mais de 1.400 espécies nativas das Américas, que devem ser cultivadas em áreas externas a sol pleno. Como armazenam água nas folhas, são altamente adaptáveis a ambientes quentes e áridos.

Cica – Este arbusto com folhas recurvadas gosta de sol pleno, tem crescimento lento e chega a 3m de altura. Plantado no chão, pode ocupar grandes espaços.

Espada-de-São-Jorge – Esta herbácea com folhas espessas e resistentes gosta de sol pleno e pode ser cultivada em vasos ou em grupos, mas deve ser controlada para não ultrapassar os limites dos canteiros.

Hera – É indicada como trepadeira, especialmente em muros rústicos. Ideal para clima ameno ou frio, resiste bem ao sol pleno e também se desenvolve à meia-sombra.

Você gosta de casas sem muros?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!