Escada de Granito: Acabamento, Instalação, Preço e 10 Inspirações

Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro – HOMIFY
Casa 581, Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Corredores, halls e escadas modernos Mármore
Loading admin actions …

O granito é uma pedra muito usada na construção civil como revestimento e elemento decorativo porque possui alta resistência e é pouco suscetível à manchas. Ele é muito utilizado em bancadas, soleiras, passadeiras mas também pode ser utilizado como piso de salas, cozinhas, banheiros e quartos, trazendo muita sofisticação e elegância para a casa. 

Como a escada é um elemento que chama muito atenção dentro de uma residência, vale a pena investir um pouco mais para torná-la um destaque revestindo a escada de granito. Por isso, muitas vezes o piso do ambiente é de porcelanato ou cerâmica e a escada é de granito, justamente para valorizar o espaço.

Na hora de escolher o tipo de acabamento da pedra, a maneira de instalação e até mesmo qual pedra comprar, surgem muitas dúvidas. Então selecionamos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha, iniciando pelos seis tipos de acabamento (polido, levigado, escovado, jateado, apicotado e flameado) e depois falando sobre a escolha da pedra, o acabamento da instalação e o preço do material.

Escada de Granito Polido

O granito é extraído da natureza em grandes blocos e fatiado, como se fosse um pão. Depois de ter o produto em fatias, inicia-se o processo de acabamento, sendo que o mais comum deles é o polido.

O granito com acabamento polido passa um processo longo de polimento até que a chapa brilhe por si só. Ele é plano e bem lustroso, o mais comum utilizado como piso de ambientes secos, como salas e quartos e em bancadas de pias. Possui fácil manutenção, mas também é bastante escorregadio. Se for utilizado em escada, precisa receber frisos longitudinais ou um faixa de acabamento apicotado em cada degrau para deixar o usuário mais seguro.

O polimento é bonito em todas as cores de pedra, mas a escada de granito preto de destaca por dua autenticidade e elegância.

Escada de Granito Levigado

O acabamento levigado também é plano, mas não tão lustroso quando o polido. Para obtê-lo, é necessário lixar a peça com abrasivos até deixá-la lisa e sem nenhum arranhão. 

Se compararmos o granito ao porcelanato, o porcelanato polido seria o granito polido e o porcelanato levigado seria equivalente ao porcelanato acetinado.

Escada de Granito Escovado

Este acabamento deixa a pedra com uma textura acetinada e sedosa e um pouco mais antiderrapante que o polido, então é ideal para área de churrasco, espaço gourmet e outros ambientes que não são molhados.

O tratamento escovado – feito com escova de aço – muitas vezes é utilizado em áreas externas expostas à chuva, mas isso não é seguro. Para escadas em áreas externas que podem ficar molhadas com a incidência de chuva, o indicado são granitos jateados, apicotados ou flameados.

Escada de Granito Jateado

Para deixar piso de granito antiderrapante, a pedra recebe um jato de areia que a deixa áspera. Tem um acabamento mais rugoso que o levigado e menos que o apicotado e o flameado.

Escada de Granito Apicotado

Este acabamento é menos comum, feito com pequenas batidas de uma ponteira (como se fosse pequenos martelos), que deixam a superfície cheia de mini furinhos, tornando-a antiderrapante. Geralmente este acabamento é utilizado em faixas pequenas sobre o granito polido a fim de tornar a escada antiderrapante.

Escada de Granito Flameado

Acabamento mais agressivo de todos, é feito através do choque térmico de água e fogo, tornando a aparência da pedra bem rústica e com um toque arenoso, que lembra o mármore.

Ainda não sabe qual tipo de escada de granito você quer colocar na sua casa? Consulte então profissionais como arquitetos que poderão lhe mostrar quais são as melhores opções de escadas de pedra para a sua casa. 


Tipo de Pedra

O granito é uma pedra natural, então existem muitas variações em um mesma classificação de pedras. Por exemplo, o granito Itaúnas, que é muito utilizado no Brasil, é uma pedra branca acinzentada com granulações pequenas e discretas. Entretanto, às vezes ele pode ser extraído de uma pedreira e veio com mais tons de bege do que normal, o que o torna diferente das outras peças de Itaúnas.

É exatamente esta particularidade de cada pedra deixa os profissionais encantados, porque quando utilizamos uma pedra natural no projeto, temos certeza de que ela será exclusiva.

No Brasil, até pouco tempo atrás, valorizava-se apenas as pedras mais uniforme, e as pedras que tinham mais veios internos ou manchas eram exportadas. Hoje já se percebe a utilização de pedras com características únicas como elemento de destaque justamente para se ter um ambiente com personalidade.

Acabamento Reto

Além dos tipos de acabamento e do tipo de pedra, outro fator muito importante a ser definido é o tipo de acabamento da instalação. O acabamento reto, como o da escada acima, é o mais convencional e acontece quando a chapa é colocada em cima do degrau e tem o acabamento retificado, ficando com as quinas bem aparentes.

Acabamento Meia Esquadria

O acabamento meia esquadria, igual ao do projeto acima, é quando o final de cada peça é cortado em 45 graus, fazendo com que a escada tenha mais unidade estética e pareça um bloco de granito. Este tipo de acabamento pode aumentar em até 30% o valor do orçamento de granito.

Preço da Escada de Granito

O preço depende muito da pedra que será escolhida, da região do país que você mora e também do acabamento da pedra e da instalação. Hoje temos no mercado granitos a partir de R$ 320,00/m², mas esse valor é sem acabamento para escada.

Se você quer ter uma escada em granito e economizar, seguem três dicas que podem te ajudar: 

  • Muitas vezes o bloco de pedra extraído quando é fatiado se percebe que a pedra está “estragada”, ou seja, com manchas e veios, mas nem sempre isso é sinônimo de um material feio. Então peça para dar uma olhada nessas fatias e talvez você achará algo encantador para sua escada que seria utilizado apenas como soleiras ou até mesmo descartado. 
  • Revestir apenas a parte de cima do degrau e não o espelho (parte da frente do degrau) como no projeto acima. 
  • Outra opção para baratear a obra, é fazer uma escada interna de granito com porcelanato, diminuindo a metragem quadrada de granito que precisará ser comprada. Se optar por isso, contrate um 
  • profissional qualificado
  • porque que o granito e o porcelanato tem espessuras diferentes e isso requer ainda mais conhecimento e cuidado no assentamento.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre granito, se inspire aqui em 42 escadas encantadoras para a o seu projeto.

Você tem um espaço pequeno, mas precisa colocar uma escada? Leia então o nosso livro de ideias com uma seleção de 21 escadas ideais para casas com espaço limitado.

Selecionamos mais imagens de escada com granito para você se inspirar!

Escadas em granito também podem ser utilizadas em áreas exteriores, como é o caso deste projeto onde a escada de pedra foi empregada na área que conecta a piscina com o lounge no terraço da cobertura de um apartamento.

Escada de granito com estrutura de ferro

Este projeto apresenta uma escada em forma de “L” com estrutura de ferro branco e degraus suspensos em granito negro.
Antes de escolher o granito para a sua escada, você precisa saber sobre os 6 tipos de acabamentos, instalação e preço dos granitos.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista