Máquina de lavar louça: vantagens e desvantagens de ter uma

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Jd. Marajoara, Tikkanen arquitetura Tikkanen arquitetura Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

Ter tempo de sobra é bom e faz bem. Com tempo livre, podemos nos dedicar melhor a coisas importantes adiadas há algum tempo, ideias que pautam a sua agenda, o reencontro a uma pessoa querida ou, simplesmente, a procrastinação – que, de vez em quando, até que faz bem. Mas, com tantas coisas que nos rondam no dia a dia, as atividades rotineiras no lar nos deixam com ainda menos tempo para ter, finalmente, o descanso merecido, principalmente durante a semana, após o horário do expediente. 

Uma das formas de ganhar mais tempo é apelar para as saídas tecnológicas, sempre disponíveis em praticamente qualquer atividade do cotidiano. 

Se você enfrenta o dilema da louça na pia todos os dias, sabe bem do que estamos falando. Poucas coisas são menos prazerosas do que encaras a pia cheia de louças que esperam para serem lavadas. Em dias frios, pensar nesta atividade então, é quase impossível. No entanto, há muito tempo a tecnologia entrou na cozinha para ajudar em afazeres domésticos dos quais, geralmente, preferimos deixar para depois. A máquina de lavar louças, inventada em 1850, surgiram com o intuito de revolucionar o tempo que dispomos em uma das atividades cotidianas mais chatas que o dia a dia do lar demanda. 

Mesmo tendo mais de um século de invenção e muitas melhorias ao longo do tempo, a resistência pela comprar deste tipo de produto ainda enfrente fortes resistências. Isto porque, embora a atividade de lavar louças não seja tão prazerosa, a maioria das pessoas têm em conta que aumentar os gastos domésticos com energia e água são desnecessários só para lavar a louça. Logo, você que tem pensado muito sobre a possibilidade de adquirir uma máquina de lavar louças, entra no dilema que a maioria das pessoas têm para equipar suas cozinhas: vale a pena ter uma máquina de lavar? É uma ideia vantajosa? 

Bem, a máquina de lavar louças é realmente mais eficiente na limpeza dos equipamentos, no entanto, o consumo de água e eletricidade ainda são os pontos que levam desequilíbrio nesta balança. E para ajudar você a responder estas e outras questões, tiraremos nossas dúvidas logo abaixo. Abordando questões básicas sobre o manuseio deste equipamento, você poderá chegar a uma conclusão melhor se vale a pena ou não este tipo de investimento. 

Por isso, convidamos você a se juntar conosco mais uma vez, tirar algumas dúvidas a limpo e, ainda, conferir cozinhas maravilhosas projetadas por nossos profissionais. Temos certeza que valerá muito a pena para você ver cada uma destas inspirações e respostas. Venha e aproveite! 

Economia de água

O uso da máquina de lavar louça economiza água? Sim. De fato o uso deste equipamento  traz uma redução considerável para a economia de água no lar. Isto porque, manualmente, em uma lavagem de 15 minutos com a torneira semi-aberta, a vazão pode ser de até 115 litros de água, enquanto que em uma lavadora com capacidade para 44 utensílios, a vazão de água é de 40 litros. 

No entanto, há que se considerar alternativas que reduzem o consumo de água ao optar pela lavagem manual. Entre estas alternativas estão as torneiras automáticas, que são eficientes em trazem um melhor controle no uso da água.


Na imagem, um ótimo projeto do escritório Locus Arquitetura, de Curitiba (PR), a cozinha pequena, mas perfeitamente planejada, traz a integração perfeita dos eletrodomésticos ao lar, enquanto que, ao fundo, a máquina de lavar louças está perfeitamente planejada junto ao balcão.

Economia de energia

E quanto a economia de energia? Será que uma máquina de lavar louças traz muitos gastos? A resposta é: não. A utilização de energia da máquina de lavar louças é maior quando a função de aquecer água é acionada. Com esta função, a máquina tem um desempenho melhor para a lavagem de louças mais pesadas. No entanto, existem processos de lavagens rápidos que dispensam o aquecimento da água. Isto varia conforme o modelo de cada máquina. 

Nesta cozinha, um ótimo projeto do arquiteto Diego Revollo, de São Paulo (SP), que optou pela verticalização dos eletrodomésticos no ambiente, melhorando a organização dos elementos de uma maneira perfeitamente planejada na cozinha predominantemente branca.

Economia de tempo

Se a preocupação com a economia de energia e de água não podem ser ignoradas, o principal interesse na aquisição de uma máquina de lavar louças, não pode ser ignorado: economiza mesmo o tempo? Sim, sem dúvidas. Excetuando o tempo que você terá tirando os restos de comida dos utensílios, tudo o que você terá que fazer é colocar a louça dentro da máquina e ir descansar. Algumas máquinas podem lavar até 60 itens de louça em apenas 5 minutos. Já, se você se deparar com 60 itens em sua pia, bem… vai sofrer um pouquinho mais. 

Na imagem, uma cozinha linda decorada na cor branca e perfeitamente organizada. O projeto é da arquiteta Patrícia Azoni, de Curitiba (PR).

Lavagem pesada

Como dissemos anteriormente, com a máquina de louças em casa, o principal trabalho que você terá será por remover os restos de comida presente nos pratos e panelas. Apesar de ser uma atividade não muito agradável, isto é essencial para que a máquina de lavar faça o trabalho da melhor forma. Além disto, desta forma você evitará o acúmulo de restos de alimentos conforma a utilização, demandando assim, um menor tempo para limpeza e manutenção da máquina. 

Limpeza da máquina

Por ser utilizada para a retirada de restos de alimentos, a máquina de lavar louças demanda uma atenção especial para a limpeza dos filtros. Manter os filtros limpos evitará que as hélices possam ficar obstruídas, fazendo com que entupimentos possam ocorrer. Para as limpezas frequentes, a recomendação é de que os cestos sejam removidos e lavados em água corrente a cada vez que a máquina for utilizada. Isto também vale para os conjuntos de hélices nos casos de máquinas de lavar com abertura superior ou inferior. Com estes cuidados, as louças estarão sempre limpas e você poderá ficar muito mais tranquilo e despreocupado ao final de cada refeição.

Na imagem, o belo projeto de verticalização dos eletrodomésticos é da VL Arquitetura e Interiores, de Curitiba (PR).

Impacto ambiental

A preocupação com os impactos ambientais deve ser sempre considerada a cada nova escolha de produtos. Ter uma consciência ambiental é primordial em qualquer situação. No entanto, quanto a isso, a utilização de máquinas de lavar louça passa facilmente no teste de impactos ao meio ambiente, isto porque, como dissemos anteriormente, a economia com água e energia elétrica não tornam preocupantes a escolha por este produto. Por isso, pode utilizá-la tranquilamente para proporcionar uma melhor saúde ao ambiente e, certamente, para melhorar a saúde do seu tempo livre.

Na imagem, uma pequena, mas perfeita cozinha com detalhes em branco e preto, projetada pela arquiteta Roberta Fanton, de Caxias do Sul (RS).

5 inspirações: cozinhas lindas com máquinas de lavar louça

Agora que você já sabe tantas coisas sobre o ótimo uso das máquinas de lavar louça em sua casa, nada melhor do que conhecer alguns projetos lindos para se inspirar, não é mesmo?

Então que tal essa cozinha com balcão em L com um vermelho vibrante? O visual aquecido do espaço conta ainda com armários de madeira que reproduzem sensação ainda mais aconchegante. A posição da máquina de lavar louças de maneira planejada foi ótima para proporcionar funcionalidade, conforto e um toque moderno à cozinha onde predominam as inspirações rústicas. 

Além de toda a beleza descrita, temos ainda o emprego de revestimentos coloridos e estampados que proporcionam um resultado especialmente criativo e alegre. 

2. Planejamento ideal

Quanto mais planejada, mais incrível é a cozinha. E as soluções sob medida são muito importantes para solucionar questões associadas, principalmente, ao pouco espaço disponível. Além disso, o planejamento é muito interessante para reforçar um determinado estilo decorativo escolhido -- seja ele moderno, rústico, contemporâneo ou até mesmo o minimalista.

Nesse projeto, os armários para a cozinha trazem o visual elegante da madeira e oferece ótimos espaços de armazenamento, o que é ótimo para que a cozinha esteja bem organizada. Além disso, a torre de eletrodomésticos foi uma solução inteligente para divisar o espaço com a lavanderia, além de organizar o local do micro-ondas e máquina de lavar. Uma ótima referência para quem deseja reorganizar sua própria cozinha de maneira prática. 

3. Ótima distribuição de espaços

Essa cozinha grande foi muito bem organizada e distribuída pelo ótimo espaço disponível. A ilha centralizada foi adaptada como mesa, proporciona espaço para rápidas refeições -- além de ser complementada com o fogão. 

Na organização o armário sob medida conta com balcão amplo e torre de eletrodomésticos, onde a máquina de lavar louças está muito bem posicionada. 

Sobre esse tipo de móvel, vale ressaltar que as torres são ótimas não só para oferecer ganho de espaço na cozinha, mas também, para proporcionar conforto e ergonomia para as tarefas culinárias, já que não há necessidade de ficar abaixando o corpo para usar os eletrodomésticos. 

4. Cozinha com balcão em G

Alguns modelos de balcão são ótimos para proporcionar melhor funcionalidade à cozinha. Balcões em U, em L ou em G, como é o caso do projeto que temos nessa imagem, garantem melhor distribuição dos elementos e facilitam as rotinas culinárias do dia a dia. Além disso, é possível aproveitar os espaços inferiores do balcão para abrigar os eletrodomésticos, como a lava-louças.

5. Cozinha preto e branca

Por fim, temos essa inspiração de cozinha moderna, onde a predominância de elementos com cores claras faz com que a iluminação natural, que seja muito bem aproveitada, o que oferece sensação de espaços ainda maiores e ótimo aconchego. Para contrastar, temos os armários de cores escuras, que resultam em um cenário moderno, atemporal e lindíssimo. A organização do balcão facilita a organização da lava-louças e reforça a funcionalidade do espaço. 

Qual a sua conclusão? Você compraria uma máquina destas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista