Como escolher a churrasqueira para um espaço pequeno

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Espaços pequenos são ótimos… para grandes dúvidas. Sim, a decoração de espaços onde cada passo é contado, não é nada fácil. Afinal, muita gente já repensou se o metro que sobrava na varanda era ideal para um jardim interno ou para uma churrasqueira para quebrar o galho. Aliás, de galhos em galhos, a decoração do seu lar se tornou uma árvore de boas ideias, e é para colher alguns frutos ótimos, que estamos com este artigo.

Se na dúvida entre o jardim e a churrasqueira, você optou pela instalação da máquina que faz fumaça, mas também deixa a carne no ponto, bem, sabemos que você é mais um dos famintos pelo costume brasileiro que atravessa continentes. Afinal, quem, passeando em países distantes, não sentiu saudades da carninha grelhada com o suave toque do nada suave sal grosso? Sim, a devoção pelo churrasco – seja carnívoro ou vegetariano – está tão presente na nossa cultura, quanto o carnaval. E nisto, estes costumes tem muito em comum: afinal, muitas vezes o carnaval é comemorado com churrascos entre amigos, e o churrasco, de vez em quando, pode ser comemorado com um bom samba. 

Mas, mudando de samba para churrasco e de churrasco para uma casa pequena, voltamos ao nosso dilema inicial: o que fazer quando falta espaço, mas sobra a vontade de ter uma churrasqueira? A resposta é: pesquise nossos Livros de Ideias, encontre opções ótimas e não deixe de lado um bate papo sincero com um bom profissional de decoração. As soluções serão tão incríveis quanto você imaginar e poderão ser mais completas do que você pensou. Boas orientações resolvem os dilemas decorativos. Pode confiar.

E para ajudar você a encontrar as soluções que sugestionamos como primeira alternativa, caso tenha faltado espaço em sua cozinha ou varanda, mas a ideia da churrasqueira não deixa você em paz, escolhemos algumas dicas de churrasqueias para pequenos espaços que poderão ajudar você a encontrar inspirações para a solução desejada. Aproveite cada boa ideia presente neste artigo e vá além nas pesquisas aqui no homify. Você encontrará muito do que precisa para chegar às melhores soluções para você e para o seu churrasquinho de fim de semana – quem sabe, ao som do samba. 

Venha conosco e inspire-se!

Planejada

Se o que falta é espaço, o que não pode faltar é planejamento. Com esta dica, você poderá ter sucesso não só na escolha da sua churrasqueira em um local apertado, mas também, de outros itens essenciais para a cozinha ou a varanda, como pequenos fogões e bancadas com pia. Planejar é essencial para chegar ao resultado desejado, como podemos notar neste ótimo projeto da arquiteta Sílvia Lara Nogueira, de São Paulo (SP). Neste espaço que serviu como cozinha varanda gourmet, na área externa da casa, a profissional optou por um conjunto de elementos em madeira, ótimos para decorar o ambiente que tem a predominância da cor branca ao fundo. Para a instalação da churrasqueira, foi utilizado um modelo pré-moldado, com a instalação da parte superior somada à chaminé tubular. 

Moderna

Em uma cozinha moderna, por menor que seja o espaço, a presença de uma churrasqueira, deixa tudo ainda mais perfeito. Neste caso, assim como no exemplo anterior, uma boa saída é a opção por um ambiente planejado, onde a instalação de cada item seja feita de forma cuidadosa e bem organizada.

Um ótimo exemplo, é este projeto da talentosa designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana (SP). Com um espaço perfeitamente planejado para a cozinha, a escolha por uma churrasqueira em metal ao lado da porta da área externa, conta também com um exaustor embutido por trás dos armários, dando a opção perfeita para a saída da fumaça.

Ambientes integrados

Ambientes integrados têm sido cada vez mais comum nos lares brasileiros. Isto porque as casas e apartamentos vêm sendo construídas em tamanhos cada vez menores e, com a integração dos ambientes, podem oferecer opções mais interessantes para a decoração. Neste projeto da arquiteta Paula Vieira, de Porto Alegre (RS), a ótima ideia de manter alinhadas a parede com o painel da TV na sala de estar e o balcão com a churrasqueira na pequena cozinha, facilitou a movimentação no lar, oferecendo uma opção interessante e confortável para a reunião de amigos ou familiares sem que ninguém perca o jogo de futebol durante o churrasco.

Cozinha pequena

cozinha azul com churrasqueira e bancada gourmet: Cozinhas modernas por ABHP ARQUITETURA
ABHP ARQUITETURA

cozinha azul com churrasqueira e bancada gourmet

ABHP ARQUITETURA

Já para uma pequena e isolada cozinha, a escolha por instalar a churrasqueira nas extremidades, de forma vertical e contrastando com os demais elementos decorativos, pode ser excelente, como podemos notar neste projeto da ABHP Arquitetura, de Porto Alegre (RS). Na linda e aconchegante cozinha em tamanho reduzido, a escolha pela estrutura alongada onde ficou instalada a churrasqueira, foi ótima para que o exaustor ficasse escondido na decoração. A escolha por uma estrutura de cor neutra em meio a decoração de cores vivas no ambiente, ofereceu um resultado perfeito em jovialidade e acolhimento. 

Cozinha gourmet

Assim como pudemos notar anteriormente, a churrasqueira pré-fabricada pode ser uma excelente opção para a sua vontade de recorrer ao churrasco de fim de semana. Ótima para ambientes pequenos, este tipo de churrasqueira que trabalha também como forno a lenha, é fácil e prática de ser instaladas, requerendo apenas os cuidados quanto ao espaço para o exaustor. 

Neste projeto da Queiti Magalhães Arquiteta e Decorações, do Guarujá (SP), a beleza do ambiente decorado com um extenso balcão desenhado em U no local, a presença das peças brancas, dos ladrilhos coloridos e das luminárias modernas, deixou o ambiente lindo e acolhedor. A churrasqueira centralizada ao fundo do espaço em conjunto com o belo forno a lenha pré-moldado, deram o toque perfeito para o sabor sempre caseiros das refeições preparadas neste ambiente.

Multiuso

A evolução da tecnologia certamente é uma aliada nos projetos com pouco espaço. As invenções agradam todos os tipos de preferências, seja qual for a necessidade. Neste ótimo exemplo, notamos a presença de uma churrasqueira multiuso, que pode ser utilizada tanto de forma elétrica, onde as chapas de metal aquecem as panelas, tanto com o uso de lenha no recipiente central da peça. Instalada no centro do quintal, com uma fina lareira para dissipar a fumaça, este tipo de churrasqueira, com certeza, é o sonho de muitas pessoas.

Portátil

Jardim  por Livarea
Livarea

Tragbarer Design Grill Mon Oncle von RS Barcelona

Livarea

E por falar em evolução da tecnologia, esta é uma ótima opção para quem ama tanto um bom churrasco que não pode deixar de saboreá-lo em qualquer lugar. A churrasqueira portátil utiliza pequenos recipientes em que podem ser armazenados os carvões necessários para que a peça funcione como grelha. Ótima para qualquer situação, esta churrasqueira é mais um dos sonhos de consumo de quem não tem espaço no lar, mas sempre tem fome de sobra para um bom churrasco.

Qual destas churrasqueiras é a perfeita para o seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!