Dicas para você escolher o chuveiro perfeito!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você está de mudança para uma nova casa, quer reformar o banheiro ou simplesmente pretende comprar um chuveiro novo, a homify dá algumas dicas valiosas de como escolher o melhor modelo para os momentos relaxantes do banho. Porém, se você ama um banho com água super aquecida precisa saber que chuveiros mais potentes gastam mais energia elétrica. Por isso, na hora de comprá-lo, não basta escolher um modelo com etiqueta de eficiência energética ’A” ou “B”, ou seja, é preciso considerar antes de tudo a região em que você mora.

Os primeiros pontos a serem levados em consideração na hora de escolher a ducha é a vazão da água e a potência, se for elétrico. Se você não tiver aquecedor central, seja elétrico, solar ou a gás, seu modelo de chuveiro é o elétrico. Existem três tipos disponíveis: manual, pressurizado e eletrônico. Se você gosta de um banho mais quente, por exemplo, compre com potências elevadas.

Já os produtos próprios para aquecimento, chamados mais comumente de duchas, precisam ser escolhidos pela vazão, que deve ser compatibilizada com a capacidade do aquecedor, em litros. O modelo também é fundamental na hora da compra. Existem diferentes opções de cores e formatos para os chuveiros. Os cromados são muito elegantes e se harmonizam com o metal das torneiras. Para as duchas, no momento estão em alta as quadradas e também as que saem do teto. Algumas possuem bicos autolimpantes, muito práticos para a manutenção.

Confira como escolher o chuveiro ideal para o seu banheiro!

Chuveiros de mão

Os chuveiros mais comuns, normalmente apresentam três opções de temperatura: verão, inverno e desligado e integram o grupo de chuveiros multitemperaturas, que tem temperaturas predeterminadas, sendo necessário desligar o equipamento para alterná-las.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é onde a temperatura é mudada. Nos chuveiros mais simples a mudança é no topo, e pode dificultar um pouco. No entanto, há chuveiros com controle que fica mais abaixo do aparelho e facilita até para as crianças mudarem a temperatura. 

Cabeça única

Como escolher – O chuveiro manual é o mais comum, possui de três a quatro temperaturas e pode ser utilizado em casas, sobrados ou apartamentos onde a pressão de água seja média ou alta. Os chuveiros mais comuns possuem o bocal redondo e podem ser utilizadas com ou sem o desviador, ou seja, o chuveirinho.

Agora, se você aprecia um ótimo e prazeroso banho, escolha um chuveiro eletrônico, que ofereça regular a temperatura da água com mais precisão. Escolha o chuveiro de acordo com a sua necessidade. 

Pancadas de chuva

Projeto La Lumiere - Athos Peruzzolo: Banheiros clássicos por Ronald T. Pimentel Fotografia
Ronald T. Pimentel Fotografia

Projeto La Lumiere – Athos Peruzzolo

Ronald T. Pimentel Fotografia

Se você planeja comprar uma ducha, saiba que um modelo quadrado, por exemplo, com pressão de 40 litros/minuto proporcionará um banho muito relaxante, mas depende da distância entre a caixa d’água e o ponto do chuveiro. Quanto mais alta, maior será a pressão e a vazão da água. Um detalhe, nos prédios, do terceiro ao oitavo andar, costuma-se utilizar redutor de pressão, que faz com que entre menos água no chuveiro e, assim, ela saia mais quente e ajude a economizar na conta de gás mensal. O projeto do banheiro foi registrado por Ronald T. Pimentel Fotografia, localizado Florianópolis.

Dupla e múltipla função

Banheiros modernos por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wellnessoase

ARKITURA GmbH

Os chuveiros estão modernizados, mas em geral, as duchas tem jato concentrado com mais pressão, garantindo um banho relaxante e sendo ideal para banheiros que já possuem alta pressão d’água. Se a opção for por um chuveiro que permite precisão ao mudar a temperatura, o ideal é seja um com mudança eletrônica – contínua, assim você pode alterar a temperatura de acordo com a sua necessidade.

Sprays para o corpo

Todo chuveiro tem que ter o selo do Inmetro, pois isso garante que esteja dentro das normas dos fabricantes. Na escolha do chuveiro é preciso ver as especificações técnicas que mostram qual a vazão, ou seja, quantos litros de água por minuto seu chuveiro irá liberar. É claro que um banho com muita água é delicioso, mas é bom lembrar que quanto maior a vazão, maior será o consumo de água.

Ao comprar um chuveiro é preciso ficar atento também à fiação da sua instalação elétrica. Assim como o disjuntor destinado ao chuveiro. O ideal é respeitar os limites, mas se sua escolha for um chuveiro de potência maior do que o indicado para sua instalação, então é bom contratar um profissional para fazer as mudanças adequadas.

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!