Vamos decorar o quarto com fotos!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, praticamente o mundo tira foto e posta nas redes sociais, mas ainda é uma delícia sentar e escolher as melhores fotografias para colocar em um porta retrato. As imagens são decorativas que independente do estilo são sempre charmosas na decoração, pois elas fazem toda diferença na composição de um ambiente. As fotografias demonstram a personalidade de cada pessoa da residência, além de eternizar momentos divertidos e importantes. Uma ótima pedida para decorar o seu quarto

A fotografia é uma verdadeira arte. E, por que não decorar o seu quarto? Afinal, expor fotos pessoais ou da família pela residência não é aquela coisa exclusiva de avós e tios. O maior desafio é definir o local aonde será exposto, tanto com o posicionamento se for uma composição de quadros como também na altura para que a visibilidade fique correta e de maneira harmoniosa. As molduras também fazem parte desse requisito na hora de organizar o quarto.

Para quem pretende fazer uma composição das fotos em moldura na parede é preciso fazer bom uso desses elementos. É preciso prestar atenção, por exemplo, altura, proporção, tipos, tamanho de parede, etc. Se a parede for grande, ouse e escolha molduras maiores. Agora, se for pequena tente não deixá-la com muitas informações. Confira algumas ideias para decorar o seu quarto com fotos.

Foto de família!

 Casa Marjory Basano para Casa de Valentina: Quartos  por Julia Ribeiro Fotografia
Julia Ribeiro Fotografia

Casa Marjory Basano para Casa de Valentina

Julia Ribeiro Fotografia

A mistura de obra de arte e fotografia é uma maneira muito bacana de decorar o quarto e, ao mesmo tempo, expor lembranças e momentos importantes em um local de bastante destaque para que você sempre possa olhar e recordar. A combinação funciona perfeitamente. Apenas tenha cuidado, porém, para não deixar o visual do seu quarto carregado. 

É claro, que fotografias, quadros e molduras não decoram um ambiente por si só. É a harmonia entre móveis, iluminação, cores, acessórios e disposição de tudo no ambiente da sua casa que faz com que tudo fique especial. O projeto foi idealizado pela fotógrafa Julia Ribeiro Fotografia, localizada em São Paulo. 

Fotos em um nicho

Apartamento Florianopolis: Quartos  por Locus Arquitetura
Locus Arquitetura

Apartamento Florianopolis

Locus Arquitetura

Na cabeceira da cama também fica legal um mural com uma frase significativa para o casal. E, que tal uma composição com fotografias emolduradas? Elas também ficam ótimas em um nicho, na tampa de caixas, em murais, em relógios de parede, impressas em adesivos ou laminados. Basta deixar a criatividade fluir e não deixar que as fotos com o passar do tempo seja esquecida em uma página da Internet

Ah, é importante também você levar em consideração que as molduras dos porta-retratos fazem parte do conjunto, então não dê atenção apenas às fotos. Veja que estilo é o mais adequado ao seu quarto. Em alguns casos, a melhor opção pode ser inclusive não utilizar moldura alguma – deixar as fotos soltas. 

Em uma prateleira

Você pode colocar um pequeno porta retrato em cima de uma prateleira, mas não exagere na quantidade, portanto, tenha bom-sendo. Se o quarto tem um ou dois quadros, por exemplo, reserve espaço para um vaso de planta. De maneira geral, fotos em preto e branco são discretas e as coloridas são mais despojadas, mas qualquer estilo deixará seu quarto personalizado.

Ao dispor fotografias nas paredes, o centro delas deve estar a 1,60 m do chão. Caso seja uma composição de fotos, é o centro da composição que deve se ater a essa altura.

Foto casal

Projeto Cobertura : Quartos  por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Cobertura

Laura Santos Design

Se a ideia é apostar em vários cliques emoldurados, saiba que molduras iguais conferem aspecto mais formal e, diferentes que combinam entre si, mais divertido. Imagens muito íntimas devem ficar em quartos ou em espaços mais restritos à família, não em ambientes sociais.

Como em todos os casos, quando o assunto é decoração, deve-se tomar muito cuidado com as cores escolhidas. Procure deixar o seu quarto com cores suaves!

Foto preto e branco

Apartamento: Quartos  por Spengler Decor
Spengler Decor

Apartamento

Spengler Decor

Outra ideia, se o desejo for de uma decoração mais contemporânea e leve, é misturar fotos em preto e branco a gravuras. Para criar uma atmosfera jovem e descolada, tente dispor pôsteres lado a lado. Não há regra. Você pode decorar a parede com uma única foto ou reunir diversas numa composição. 

Você pode usar a parede lateral de uma escada, pois ela atrai os olhares que acabam por concentrar nas fotografias. Paredes de um corredor largo ou no final dele também podem ser uma boa opção.

Paisagem

Apartamento - pé direito duplo: Quartos  por Spengler Decor
Spengler Decor

Apartamento – pé direito duplo

Spengler Decor

A parede onde você vai fixar as fotografias deve ser visível e sem outros detalhes decorativos, para que elas fiquem bem visíveis e recebam o destaque devido. Em situações assim, molduras lisas e de tons neutros ajudam a evitar o excesso. E, já que não existe certo ou errado aqui, quanto mais personalizada e harmônica for a composição, melhor o efeito. Pode-se até recorrer a uma solução bem original reunindo a imagem e pratos decorativos.

Quando a cor da parede ou o ambiente é predominantemente colorido, priorize fotos em preto-e-branco e molduras de cores mais sóbrias. Caso o ambiente seja mais neutro, você pode usar das cores das fotos, das molduras ou de itens decorativos próximos a elas. Você pode, também, optar pelo clássico preto e branco em todo o ambiente, transmitindo sofisticação em cada peça da decoração e fotografias.

E aí?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!