A mesa de cozinha perfeita

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A primeira a se dizer é que não existe mesa de cozinha perfeita, que sirva para qualquer casa, espaço ou estilo. Cada cozinha pode encontrar a sua mesa perfeita, mas isso vai depender de muitos fatores, especialmente espaço, estilo e projeto.

Com os apartamentos ficando cada vez menores, menos espaço tem sobrado para a copa, onde tradicionalmente ficava a mesa da cozinha, o que obriga à busca de outras alternativas. Por esse motivo e também por questões estéticas dominantes atualmente, as cozinhas têm sido abertas para as salas de antar, que acabam por serem incorporadas ao espaço.

Assim, as mesas de cozinhas podem ser mesas de fato em alguns caso, mas em outros se assemelharem a bancadas que envolvem a área de produção das refeições, geralmente uma ilha central. 

De qualquer modo, sejam elas mesas tradicionais ou inovações arquitetônicas, vários elementos precisam ser considerados na sua escolha, como o tamanho, a forma, os materiais utilizados, a decoração e o estilo predominante na residência ou no espaço..

A seguir apresentamos algumas mesas de cozinhas, desde as mais tradicionais até as híbridas, que servem dois ou mais espaços. A perfeita é aquela que mais condiz com a sua cozinha e a sua casa – e você vai saber qual é quando a vir.

Tamanho

Cozinha Gourmet: Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura
Adoro Arquitetura

Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

O tamanho da mesa é fator essencial na escolha, obviamente. e, se você tem uma cozinha ampla, pode pensar em optar por uma bancada longa que envolve a área de preparo central. No caso do projeto de Adoro Arquitetura, a cozinha de 30m2 permite uma mesa para quatro ou até seis pessoas. Já um apartamento pequeno pode ter que se contentar com uma mesa tradicional de dois ou quatro lugares, se tiver copa, ou, se não tiver copa, com bancadas pequenas para duas pessoas ou mesmo uma mesa retrátil ou dobrável. Lembre-se de que a cozinha é um espaço mais íntimo e, geralmente, tem a função de servir refeições breves para os moradores da casa, tais como o café-da-manhã ou o lanche da tarde. Não é, portanto, espaço para grandes reuniões como uma sala de jantar propriamente dita, que pode ter assentos para até 10 ou 12 pessoas.

Design

Nos apartamentos ou casas com copas, a escolha da mesa de jantar envolve questionamentos sobre o design da peça, sempre em harmonia com o estilo do resto da cozinha. Na imagem acima, a mesa de vidro redonda para quatro lugares vem acompanhada por belas poltronas azuis com pés em metal, que conferem sofisticação ao ambiente. Já as mesas tipo bancada se destacam pelas linhas retas, pela simplicidade das formas e costumam receber destaque com a aplicação de azulejos lisos, coloridos ou decorados na parte acima da bancada, como forma de personalizar as peças e o próprio ambiente. 

Materiais

Os materiais utilizados na mesa da cozinha também têm muita importância. Uma cozinha rústica com copa pode receber muito bem uma mesa em madeira, inclusive de madeira reciclada. Uma cozinha moderna também, como a da imagem acima, onde a mesa clara em madeira combina com cadeiras coloridas e estruturas em metal. Como todos já sabem, a madeira tem o dom de tornar o ambiente aconchegante e, por isso, é também muito usada nas mesas tipo bancada para dar um ar acolhedor ao espaço. Outro material que vai bem em uma mesa tradicional em uma cozinha com copa é o vidro, pois dá leveza ao ambiente, o que o torna mais indicado para as cozinhas pequenas. Já as mesas tipo bancada também podem se apresentar em materiais como granito, mármore e azulejo, que são duráveis e fáceis de limpar, mas opções mais frias, menos convidativas. Tudo vai depender do estilo que se quer imprimir, já que uns preferem ambientes clean e sofisticados e outros preferem ambientes mais calorosos e informais.

Decoração

A decoração pode ser o segredo para destacar a sua mesa de cozinha, mesmo que ela seja pequena. Na imagem acima, a mesa branca moderna acompanhada por duas cadeiras vermelhas de linhas igualmente modernas é ressaltada pelo painel ao fundo, com motivo de frutas vermelhas. Cozinhas com copas podem receber mesas que podem ser decoradas com vasos de flores ou fruteiras. Na parede, quadros podem compor com a mesa e as cadeiras enfatizando um determinado estilo. As luminárias também podem ter função decorativa sobre a mesa e destacá-la. Tudo vai depender do espaço de que a cozinha dispõe. Já no caso das mesas tipo bancada, a decoração pode incorporar a própria peça, com a aplicação de azulejos ou ainda pela escolha de cores e materiais diferentes. 

Mesas retráteis e dobráveis

Outras possibilidades de mesa de cozinha em apartamentos muito pequenos são as mesas retráteis e as dobráveis. A mesa retrátil está incorporada à bancada da cozinha planejada e pode ser tirada de vista quando não está sendo utilizada. Já mesa dobrável é o que o nome diz e pode ser encaixada em algum canto da cozinha. A mesa dobrável é bastante útil para quando se recebe visitas em apartamentos pequenos. A mesa retrátil geralmente é feita do mesmo material da bancada da cozinha, enquanto a mesa dobrável costuma ser de metal ou plástico. O fato de serem mesas, digamos, paliativas, não significa que elas não possam ser bonitas e acompanhadas de cadeiras ou banquinhos interessantes ou charmosos. São uma boa alternativa para o jovem casal em seu primeiro apartamento. 

Expectativas e condições

Enfim, a escolha da mesa de cozinha perfeita vai depender principalmente das suas expectativas e condições. São inúmeras as possibilidades de mesa para a cozinha, até mesmo a restauração de um móvel antigo de família, que daria muita personalidade ao ambiente. Reflita sobre os estilos de que gosta, verifique o espaço de que você dispõe na cozinha, pesquise os custos da compra de mesas tradicionais, assim como os custos da confecção das mesas tipo bancada, avalie as suas necessidades na cozinha (a família faz as refeições junta na cozinha ou cada um tem seu horário e rotina?), pense em quanto está disposto a gastar para adquirir uma mesa de cozinha tradicional ou do tipo bancada e pondere. Certamente, você vai descobrir qual a mesa que mais se adequa à sua cozinha e que trará conforto a todos. Para outras dicas sobre mesas, leia este artigo. 

Qual tipo de mesa combina mais com a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!