JPA Leblon: Jardins  por Landscape Paisagismo

7 vantagens em decorar com jardins verticais

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Mais do que o efeito lindo, as paredes verdes beneficiam o lar com muitas vantagens. Com a organização de diferentes espécies, esta forma de cultivo de plantas oferece uma ambientação natural, integração entre diferentes espaços e uma forma muito charmosa de decorar. Você não sabe o que é parede verde? O conjunto de plantas cultivadas de forma estendida em uma parede é chamada de jardim vertical ou parede verde. Algumas casas utilizam espécies trepadeiras e outras para que os muros possam ganhar um efeito mais natural ao longo de sua estrutura. A diferença da parede ver para a decoração com trepadeiras, é a forma mais ornamental e decorativa de escolher as espécies que estarão ao longa das paredes.

Nem sempre uma parede verde é instalada em todo o espaço da parede. Muitas vezes, as plantas são utilizadas em pequenas áreas, dentro de um espaço suficiente para marcar a decoração. O efeito de paredes verdes é excelente para praticamente qualquer espaço no lar, seja em salas de estar ou banheiros. O que vale é a sua preferência pessoal e a supervisão de bons profissionais.

Além de efeitos visualmente lindos na decoração do lar, a ambientação com parede verde traz inúmeras vantagens, como a menor propagação de ruídos no lar, isolamento térmico no ambiente, servem como filtros de ar e sua manutenção é fácil, já que em sua maior parte, a parede verde é constituída de pequenas plantas com raízes curtas, que não crescem muito ao longo do tempo e oferecem uma poda facilitada.

Para que você saiba um pouco mais sobre as vantagens de decorar o seu lar com a utilização de paredes verdes, ou jardins verticais, trouxemos algumas sugestões fantásticas de projetos realizados por grandes profissionais homify ao redor do mundo. Temos a certeza de que você pensará com muito carinho na instalação deste tipo de jardim, que além de valorizar o imóvel, irá melhorar também a sua qualidade de vida. 

Venha conosco, confira algumas inspirações maravilhosas e comece a pensar hoje mesmo em seu projeto!

1. Isolamento térmico

Se você sofre em regiões de altas temperaturas, uma ótima forma de controlar o calor no ambiente, é a utilização de jardins verticais. Isto porque as plantas auxiliam na umidificação do ambiente ao reterem a água em suas raízes. Além disso, a presença das plantas evita que o calor das paredes fique condensado no interior da casa, facilitando o controle das temperaturas, especialmente no verão. 

Neste ótimo projeto do escritório Landscape Paisagismo, do Rio de Janeiro (RJ), a utilização de uma grande parede verde foi a solução excelente para conectar a varanda aos demais ambientes. Além de proporcionar um bom controle de temperatura, visualmente o projeto ficou fantástico, especialmente pela combinação perfeita das cores presentes nos estofados azuis e o fundo verde das plantas, além de todo o ambiente ser decorado com elementos de madeira que combinam perfeitamente com a ideia de manter o ambiente com aspecto natural. 

2. Redução com gastos de energia

Justamente por auxiliar no controle de temperaturas internas, o jardim vertical auxilia na redução de gastos com energia elétrica, especialmente quanto ao uso de ar condicionado. Um ambiente decorado com o uso de paredes verdes é, sem dúvidas beneficiado com temperatura amena e agradável ao longo do ano. 

Neste ótimo projeto do escritório Now Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), a utilização da parede verde que marca o espaço do terraço, deixa mais charmosa a divisória com o living. A ideia na composição com o jardim vertical foi beneficiada ainda com a utilização de tons claros na parede, sofá e piso. A decoração com as fotografias no ambiente deixou o resultado ainda mais charmoso, moderno e jovial. 

3. Isolamento acústico

CRR | Parede Verde: Terraços  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

CRR | Parede Verde

Kali Arquitetura

Assim como isolantes térmicos, as paredes vivas, ou jardins verticais, são excelentes para o isolamento acústico do ambiente. Isto porque a presença da vegetação absorve e isola os ruídos externos e internos, evitando assim que o som se reverbere no ambiente. Esta solução é excelente para casas que estão localizadas em grandes centros urbanos, onde a movimentação de carros e pessoas é constante.

Um bom exemplo é este projeto do escritório Kali Arquitetura, de Porto Alegre (RS), que utilizou uma lindíssima parede verde para servir como elemento de fundo para trabalhar de maneira acústica na varanda externa do lar. Perfeitamente ambientada com os móveis clássicos de estofados brancos, o jardim vertical deixou o cenário do ambiente ainda mais belo e elegante. 

4. Toque natural

Parede verde: Jardins  por HZ Paisagismo
HZ Paisagismo

Parede verde

HZ Paisagismo

Muitas vezes sentimos dificuldades em manter por perto o contato com a natureza. Isto acontece especialmente em rotinas atribuladas em meio a grandes cidades. No entanto, o contato constante com elementos da natureza só traz benefícios. Ter plantas por perto, ajudará você a manter hábitos saudáveis, como o cultivo, manterá o ambiente do seu lar mais purificado e ainda poderá ser um excelente exercício terapêutico, já que você manterá uma rotina de cuidados e atenção com as plantas. 

Um ótimo exemplo de ambiente propício para horas de meditação e relaxamento próximo às plantas, é este projeto realizado pelo escritório HZ Paisagismo, de São Paulo (SP), que decorou a varanda com ampla diversidade de plantas, tanto nos vãos laterais, quanto na belíssima parede natural ao fundo, que proporcionou um ambiente natural perfeito para qualquer momento do dia. 

5. Decoração natural

As possibilidades de revestir as paredes do seu lar são muitas. A mais comum, certamente, é a utilização de tintas coloridas para dar um toque especial ao ambiente. No entanto, você pode ir além quanto a forma de deixar o ambiente mais colorido e protegido. A decoração natural com plantas, dá um toque perfeito ao ambiente, deixando-o mais colorido e vivo que muitos tipos de tintas disponíveis no mercado. Além disto, a manutenção é fácil e serve também como forma de esconder irregularidades na estrutura da parede. 

6. Filtro de ar

A vantagem das paredes vivas como filtros de ar, é ótima. Como exemplo, experimente definir um pequeno espaço do seu banheiro para abrigar um pequeno jardim vertical. A diferença quanto a qualidade de ar no ambiente é incrível.

Neste projeto do escritório Quadro Vivo Urban Garden Roof & Vertical, a utilização de um pequeno jardim vertical em formato de quadro, com irrigação automática, proporcionou um excelente efeito na decoração do lar.

7. Valorização do imóvel

PAREDE VERDE: Paisagismo de interior  por ana roman
ana roman

PAREDE VERDE

ana roman

A sustentabilidade está cada vez mais em alta e, para a sorte do mundo, isto não deve mudar. Por isso, a valorização dos imóveis que tenham a presença de elementos naturais, como as plantas, é constante. Optar por dar ao seu lar este tipo de decoração, embeleza e deixa a casa ainda mais atraente, fazendo desta uma escolha muito feliz.

Na imagem, mais um belo e delicado projeto com jardim vertical, do escritório Quadro Vivo Urban Garden Roof & Vertical, de São Paulo (SP).

E você, o que acha de ter uma parede verde com plantas em casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!