Dicas: como aproveitar o espaço embaixo das escadas

Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

Nos dias que correm, cada vez mais as casas e apartamentos estão sendo construídas com espaços menores por isso, é essencial saber aproveitar bem cada metro quadrado. Até para aqueles que tem espaços de sobra , saber aproveitar cada centímetro do ambiente de maneira criativa pode fazer toda diferença. Existem alguns espaços na casa que podem ser melhor aproveitados com ideias interessantes e criativas, um deles é o vão embaixo da escada. Nele, é possível criar um espaço prático, dinâmico e funcional, pode aliar conforto, criatividade, modernidade e utilidade. Para construir e otimizar este espaço com sabedoria, recomenda-se, avaliar bem o espaço que você tem. Fique atento a detalhes como a estrutura da escada e a altura entre o piso e os degraus. Planeje para que este local seja aproveitado da melhor maneira possível. 

As opções são inúmeras!  O vão da escada pode ser um local ideal para construir um armário, colocar gavetas, ser um cantinho para leitura, virar um bar ou até um escritório. De forma criativa, é possível criar qualquer cantinho que alimente a necessidade de cada morador, transformando em um ambiente versátil que alie beleza e funcionalidade.

Neste artigo, veja algumas ideias sensacionais para transformar este espaço em um ambiente criativo e interessante na sua casa. Confira!

Decoração em foco

Aproveite este espaço para fazer também um cantinho decorativo. Utilize estantes baixas e coloque ali elementos criativos e que de personalidade e encantem a decoração da sua casa. Uma dica que acrescenta muito estilo na decoração é aplicar iluminação com lâmpadas de LED na parte inferior da estante até a base da escada. O espaço ganha um destaque especial na casa. 

O charme de um Jardim de inverno

Residência Unifamiliar em Ribeirão Preto: Corredores e halls de entrada  por Graziella Corrado Arquitetura
Graziella Corrado Arquitetura

Residência Unifamiliar em Ribeirão Preto

Graziella Corrado Arquitetura

A área embaixo da escada é o ambiente adequado para acomodar o jardim de inverno. Esta é uma das opções mais comuns para se aproveitar o vão embaixo da escada. Adicionar plantas em casa ajuda a deixar o ambiente sempre mais fresco e alegre. Vale aproveitar o vão da luz natural para manter as plantas sempre frescas e bonitas. Mas, para ambientes em que a escada se localiza em um ambiente um pouco mais fechado e com pouca presença da luz natural, invista em vasos de plantas com espécies que vivem em ambiente fechados, como os cactus. Aproveite este espaço trazendo a natureza para dentro da sua residência. 

Escritório à vista

Crie um escritório em casa aproveitando a área embaixo da escada. Esta é uma excelente ideia que ajuda a otimizar o espaço muitas vezes inutilizado. Neste ambiente assinado por Escala Arquitetura, o escritório ganha ares frescos  graças a iluminação natural que invade todo o espaço e mantém a atmosfera arejada, criando um ambiente privado, super confortável e dinâmico.

Um toque na organização

Prateleiras e nichos são alternativas sensacionais para aproveitar este espaço e para manter alguns pertences no lugar. Neste espaço a arquiteta Silvana Lara Nogueira, aproveitou a base da escada e construiu um nicho iluminado com um conjunto de prateleiras em madeira retrateis, que facilitam o dia a dia da casa de maneira versátil e trazendo modernidade ao ambiente. 

Uma adega ou bar?

decoração despojada, acolhedora de linhas retas: Corredores e halls de entrada  por karen feldman arquitetos associados
karen feldman arquitetos associados

decoração despojada, acolhedora de linhas retas

karen feldman arquitetos associados

Uma opção criativa e diferente para você fazer embaixo da sua escada é o bar.  Acrescente uma bancada, com uma cadeiras ou bancos. Organize as bebidas e garrafas e instale um móvel feito em madeira, acompanhando os desenhos da escada, crie um espaço para armazenar as bebidas, como uma adega para os vinhos. Exponha as taças, copos e talheres, e utensílios e faça um um novo e e agradável ponto de interesse na casa. Crie um ambiente perfeito para receber os amigos em casa.

Uma escrivaninha clássica

Residência Central Park - São Bernardo do Campo: Corredores e halls de entrada  por Haus Brasil Arquitetura e Interiores
Haus Brasil Arquitetura e Interiores

Residência Central Park – São Bernardo do Campo

Haus Brasil Arquitetura e Interiores

O vão embaixo da escada também pode se tornar um maravilhoso cantinho para os estudos. Neste ambiente o espaço foi aproveitado com toque de requinte.O espaço se transforma  em um simples ambiente para estudos e leitura. Uma escrivaninha em madeira no estilo clássico, desenha o ambiente com charme e delicadeza.

Espaço para música

Para quem curte fazer música ou e um profissional da área, o vão da escada pode se tornar uma ótima opção espaço para armazenar instrumentos musicais e evitar que eles sejam danificados muito facilmente, por não ter um local adequado para serem guardados em casa. Porque não aproveitar o espaço embaixo da casa para este fim? Neste ambiente assinado pela arquiteta e design de interiores Pricila Dalzocho, o espaço produzido embaixo da escada, acomoda um pequeno tablado para que ali fiquem expostos os instrumentos e outros acessórios musicais, facilitando o acesso e selecionando um espaço especial na casa para que eles ganhem destaque. 

Já sabe como vai aproveitar o espaço embaixo da sua escada? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!