Casa contemporânea cativante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

É uma fábrica, um escritório, um edifício residencial? Sim, esta construção de materialidade distinta, diferente do que estamos habituados a reconhecer como casa, é uma casa contemporânea e cativante.

A residência, localizada em uma área residencial suburbana rodeada de árvores frondosas, na Suíça, é inteiramente revestida de latão, explorando a textura patinada do cobre, que confere ao edifício um estilo contemporâneo e industrial, que contrasta com a paisagem natural circundante. A casa, denominada Objeto 255, foi projetada pelo estúdio Meier Arquitetos, e apesar do seu aspecto industrial, seus espaços internos são incrivelmente acolhedores e funcionais. Os espaços exploram as vistas privilegiadas para os jardins e para a paisagem, proporcionando aos moradores um sensação relaxante de contato com a natureza.

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta residência com cara de fábrica? Então acompanhe-nos neste passeio e se surpreenda com todos os ângulos e imagens desta casa cativante, que além de conforto, oferece um algo mais aos moradores.

Materiais locais

Casas modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

A arquitetura moderna representou uma grande ruptura com a história e a tradição. É verdade que a arquitetura moderna exerce ainda uma forte influência na produção arquitetônica, mas é inegável que a arquitetura contemporânea soube se adaptar às necessidades do nosso tempo. Se a arquitetura moderna representou o fascínio pela indústria e pelas máquinas, caracterizado pelo rigor formal, a arquitetura contemporânea parece mais conectada com a realidade e com as necessidades reais das pessoas. Neste projeto, o rigor formal é combinado com a preocupação com o impacto ambiental e com o custo da obra. O projeto empregou materiais de origem local, de modo a reduzir o impacto ambiental e baratear o seu custo.

Fachada principal

Casas modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

A casa é caracterizada pelas linhas retas e pelos seus traços modernos, com cobertura plana e terraços-jardins. Apesar do seu aspecto monolítico, devido ao revestimento metálico, que reveste todas as superfícies externas, a residência emprega muito vidro e usa terraços e espaços abertos para a paisagem natural circundante.

Um dos destaques do projeto é a maneira como as placas de latão estão dispostas. Além das chapas na posição vertical, algumas chapas onduladas de tamanhos irregulares foram dispostas no sentido transversal, em relação às superfícies metálicas, de modo a criar uma textura diferenciada e um jogo de sombras, que dá um ritmo mais dinâmico à fachada, realçando seu estilo contemporâneo e arrojado.

Living room

Salas de estar modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

De dentro da residência podemos notar como os espaços internos foram concebidos para proporcionar aos moradores vistas privilegiadas para os jardins circundantes e criar uma sensação de integração entre o interior e o exterior. O living room abre-se inteiramente para a parte posterior do terreno. Os generosos planos de vidro, do chão ao teto, descortinam a paisagem natural circundante e permitem a otimização da luz e da ventilação naturais.

A paleta de cores neutras e o emprego do piso de madeira e mobiliário de madeira de design sóbrio garantem a praticidade e a sensação de aconchego.

Cozinha e sala de jantar

Cozinhas modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

A cozinha e sala de jantar estão integradas e portanto compartilham as mesmas vistas para os jardins que circundam a residência. A sala de jantar, em destaque na imagem acima, é composta de uma mesa de madeira e de cadeiras DSW, uma peça clássica desenhada pelo casal Eames, inspirada no desenho da Torre Eiffel. A cozinha organiza-se em forma de L e possui armários planejados com acabamento em laca, na cor branca, e armários planejados de madeira com acabamento mais rústico, que dialogam com o piso e contrastam com as superfícies brancas. Uma bancada em forma de ilha, que serve como área de apoio para refeições rápidas e informais, agrega requinte e praticidade ao ambiente.

Sala de estar

Salas de estar modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

A sala de estar é ampla e integrada à sala de jantar e à cozinha, abrindo-se também inteiramente para o espaço exterior, graças aos generosos planos envidraçados. O mobiliário de cor neutra e tons escuros garante o conforto e requinte e servem para realçar a exuberância da paisagem natural circundante que invade o ambiente. Apesar do aspecto industrial da residência, no living room as peças decorativas, como o baú de madeira, a mesa de canto de madeira e a lareira a lenha dão um toque rústico e personalidade ao ambiente.   

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Quarto zen

Escritórios  por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

Os espaços sociais abrem-se para o espaço exterior, a fim de desfrutar das vistas da paisagem natural circundante. Já os espaços íntimos abrem-se para o espaço exterior em busca do melhor aproveitamento da luz natural e de um contato com a natureza mais intimista. Este quarto, com atmosfera zen, abre-se para um pátio interno, proporcionando uma vista privilegiada para o jardim de pedras e bambus e, claro, uma atmosfera privativa e relaxante.

A mesa de estudos, feita de madeira rústica, agrega funcionalidade e dá uma sensação maior de aconchego.

Banho do casal

Banheiros modernos por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

O banho do casal é de tirar o fôlego. O ambiente foi inteiramente revestido de mármore, com duas texturas diferentes, que realçam mutuamente suas qualidades estéticas contrastantes. O mármore, de aparência deslumbrante, agrega elegância e praticidade ao ambiente.

O banho do casal conta ainda com uma banheira, instalada sobre uma plataforma revestida de mármore. Nicho para toalhas agrega praticidade e as velas dão um toque de romantismo ao ambiente.

Área externa

Casas modernas por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

A área ao redor da residência é caracterizada pelos jardins exuberantes e pelas árvores frondosas do bosque situado no limite da propriedade. O amplo terraço, situado no pavimento superior, tira proveito das belezas e da paisagem circundante, criando um espaço de estar aberto que permite o contato visual direto com todas estas atrações. No pavimento térreo, os espaços sociais comunicam-se diretamente com o espaço externo por meio de amplos painéis móveis de vidro.

Churrasqueira

Terraços  por meier architekten
meier architekten

Objekt 255 / meier architekten

meier architekten

Uma churrasqueira, situada no quintal da residência, marcada pela cobertura de estrutura mista de aço e madeira, proporciona aos moradores um espaço de entretenimento para curtir os dias de folga e receber os amigos e familiares. A churrasqueira é revestida com as mesmas chapas de cobre que cobrem a residência.

Neste artigo, você encontrará diversas ideais de churrasqueiras. Uma caberá perfeitamente no seu bolso.

Você sabe de onde vieram os materiais para a construção da sua casa e o impacto ambiental que eles produziram?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!