Projeto Elétrico e Lógico:   por Spengel

Como fazer instalação elétrica residencial

Loading admin actions …

A instalação elétrica é uma parte muito importante da obra de uma casa, e a frase “o barato pode sair caro” se encaixa perfeitamente. Por ficar escondida, a instalação elétrica residencial às vezes não é dada como importante, mas ela é essencial para garantir a economia a médio e longo prazo, e a segurança de todas os moradores.

Projeto elétrico

Projeto Elétrico e Lógico:   por Spengel
Spengel

Projeto Elétrico e Lógico

Spengel

O projeto elétrico deve conter todos os pontos de iluminação, tomadas e interruptores que serão instalados na residência. O projeto é formado por esquema elétrico, planta elétrica, memorial descritivo com as especificações dos materiais que serão utilizados, e memorial de cálculo baseado no consumo dos equipamentos que estarão na casa.

Quatro profissionais podem fazer projetos elétricos: o técnico em eletrotécnica, o engenheiro civil e o arquiteto podem fazer projetos residenciais, prediais e industriais de no máximo 800kVA, ou seja, de baixa tensão. Já o engenheiro eletricista, formado em engenharia elétrica, pode executar projetos sem limite de tensão.

Pontos de iluminação

Decoração interno com leds: Quartos  por Flp Eletricista
Flp Eletricista

Decoração interno com leds

Flp Eletricista

A ABNT NBR, também conhecida apenas como NBR (Norma Brasileira) regulamenta tudo que diz respeito à construção. A NBR 5410 apresenta várias normas que devem ser seguidas em instalações elétricas de baixa tensão. Essa norma possui 128 páginas e prevê alguns pontos elétricos e luminotécnicos que devem estar presentes em qualquer edificação residencial de baixa tensão:

- Em cada cômodo de até 6m² é obrigatório pelo menos um ponto de luz fixo no teto, com potência mínima de 100 VA, comandado por interruptor de parede; 

- Se o cômodo for maior que 6m², deve ser acrescentado uma carga de 60 VA para cada 4m² a mais. Ou seja, se o quarto tiver 10m², deve ser utilizada a carga mínima de 160 VA.

Pontos elétricos

Instalação Elétrica de 8 sobrados.: Condomínios  por Flp Eletricista
Flp Eletricista

Instalação Elétrica de 8 sobrados.

Flp Eletricista

Assim como os pontos de iluminação, também existem quantidades mínimas de tomadas regularizadas pela Norma:

- Em banheiros, é obrigatório pelo menos uma tomada próxima à pia. 

- Em cozinhas, copas e áreas de serviço é obrigatório pelo menos uma tomada a cada 3,5m lineares de parede. Por exemplo: Se a área de serviço possui perímetro de 10m, são necessárias no mínimo três tomadas. 

- Se houver bancada nas cozinhas, copas e áreas de serviço com bancadas de profundidade igual ou superior a 30cm, deve ser colocado pelos menos uma tomada acima da bancada. 

- Em halls de entrada, subsolos, corredores, garagens, sótãos e varandas deve ser colocado pelo menos uma tomada. Quando não for possível instalar tomada na varanda, ela deve ser instalada bem próxima ao seu acesso. 

- Para os ambientes que não foram citadas acima, usa-se uma regra geral: se o espaço possui até 6m² é obrigatório a instalação de pelo menos uma tomada. Se a área é maior que 6m², é obrigatório uma tomada a cada 5m de parede linear, espalhadas de maneira uniforme no ambiente.

Potência dos equipamentos

Instalação Elétrica de 8 sobrados.: Condomínios  por Flp Eletricista
Flp Eletricista

Instalação Elétrica de 8 sobrados.

Flp Eletricista

Todo equipamento elétrico vem com potência (W) escrita na embalagem e no manual de instruções. De acordo com a potência desses equipamentos, deve-se instalar tomadas 10A ou 20A. As tomadas de 10A são as mais usuais dentro de casa e nela geralmente estão ligados aparelhos como televisão, computador, receptor, impressora, liquidificador, sanduicheira e outros equipamentos de baixa potência. Já nas tomadas de 20A, fica ligado o que consome mais energia: máquina de lavar ou secar roupas, ferro de passar, forno elétrico, geladeira, fogão, aquecedor elétrico para torneiras, cafeteira, secador de cabelo, etc.

Os equipamentos que precisam de tomadas de 10A possuem o plug menor e o diâmetro dos pinos é de 4mm, já os plugs de 20A são maiores e o diâmetro dos pinos é de 4,8mm. Então, se um plug não encaixar na tomada, não tente forçar nem utilizar um T ou benjamim para ligar o equipamento porque isso pode causar um superaquecimento do aparelho e consequentemente um incêndio.

Para descobrir de quantos amperes um produto precisa, é só fazer uma conta bem simples: Potência do equipamento (W) dividido pela voltagem da rede (V). Por exemplo, se eu moro em uma cidade em que a rede é 127V e compro um forno elétrico de embutir com potência de 1750W, a conta é: 1750/127 = 13,77, ou seja, como o resultado é maior que 10A, precisarei de uma tomada de 20A.

A NBR 5410 também obriga que haja os seguintes pontos em uma residência com baixa tensão: Em banheiros, cozinhas, copas e áreas de serviço é obrigatório a instalação de tomadas de 20A. Se o espaço contar com até três tomadas, todas devem ser de 20A, caso houver mais tomadas, as demais podem ser de 10A. Nos demais cômodos e dependências, as tomadas podem ser todas de 10A.

Fazendo a instalação elétrica

  por Eletrotime
Eletrotime

Apartamento, são João Del Rey Botafogo RJ

Eletrotime

Não existe um passo a passo para fazer a instalação elétrica, mas algumas dicas são infalíveis para garantir uma boa instalação:

  • Antes de começar a instalação, garanta que o projeto elétrico residencial esteja em mãos e que tenha sido feita a leitura completa do projeto antes de começar a execução. Isso garante que o trabalho será mais rápido, pois não haverá retrabalho.
  • Quadro elétrico: Deve estar instalado em local de fácil acesso para o profissional que faz a instalação e a manutenção, para os usuários do local e para o profissional da empresa fornecedores da energia elétrica fazer facilmente a leitura todo mês.
  • Materiais de qualidade: Investir em bons materiais elétricos é essencial para a qualidade do sistema. Lembre-se que uma boa instalação não deixa a casa mais bonita, mas garante a segurança de todos que moram nela.
  • Faça o aterramento corretamente: O fio terra previne choques elétricos, aumenta a vida útil dos aparelhos elétricos e reduz ruídos em equipamentos de áudio e home theaters.

Recomendações de segurança

Laudo elétrico:   por Spengel
Spengel

Laudo elétrico

Spengel

Sabe-se que em 2011 no Rio de Janeiro, 90% dos incêndios residenciais foram causados por problemas elétricos decorrentes de más instalações ou falta de manutenção. Isso é algo realmente muito sério, então seguem algumas dicas abaixo para manter a sua rede elétrica mais segura:

  • Fazer manutenção periódica das instalações elétricas e redimensioná-las sempre que preciso. O recomendado é a cada 10 anos. 
  • Não abrir mão da instalação do fio terra e do DR: dispositivo de proteção que interrompe a fuga de corrente e reduz o risco de choques elétricos. 
  • Se houver crianças em casa, proteger as tomadas baixas com capas protetoras. 
  • Utilizar apenas o novo padrão brasileiro de tomadas em edificações novas. No caso de construções antigas, efetuar a troca para o novo padrão assim que possível. 
  • Evitar o uso de T, benjamins e extensões permanentemente. Prefira sempre instalar uma nova tomada. Para fazer qualquer instalação ou alteração elétrica, contrate um profissional eletricista qualificado para o serviço.
Dicas para contratar e executar um projeto elétrico com qualidade e segurança.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!