Como Emassar Parede: Todos os Truques que Você Precisa Saber

Manoel Guedes, PM Arquitetura PM Arquitetura Quartos industriais
Loading admin actions …

Antes de pintar as paredes, seja em uma construção, grande ou pequena reforma, é indicado que você aplique massa corrida nas paredes. Essa é uma etapa da obra que acontece após a aplicação do reboco e proporciona um acabamento liso e uniforme, e elimina furos e rachaduras superficiais, para que a parede possa receber a pintura logo em seguida. Parece uma etapa complicada, mas existem alguns truques para que você saiba como emassar uma parede.

O mais indicado é contratar um profissional especializado em pintura, mas se você decidiu encarar esta aventura sozinho, siga essas dicas e orientações de como emassar parede, esteja sempre atento às indicações dos fabricantes de todos os produtos que você utilizar, e mãos à obra!

Busque informações sobre as diferenças de cada produto antes de comprar, assim você garante que o item comprado vai atender às suas necessidades, não vai causar retrabalho, nem problemas futuros. Por exemplo, você sabia que existe mais de um tipo de massa, e que os dois são usados para áreas bem diferentes? Vamos descomplicar tudo isso para você e explicar como aplicar massa corrida.

Tipos de massa: Massa Acrílica

Se você estiver buscando uma cobertura para paredes de área externa, ou áreas molhadas como banheiros e cozinhas, a massa acrílica é mais indicada. Este produto possui maior durabilidade e é resistente à água. A aplicação desse produto é super fácil, possui ótima cobertura e preenchimento, e por isso a massa acrílica pode ser usada para cobrir diversos tipos de materiais, como vidro, concreto e cerâmica.

Dica de decoração: Use a massa acrílica para cobrir azulejos antigos

Atualmente a massa acrílica está sendo cada vez mais utilizada para substituir as cerâmicas nas áreas fora do box dos banheiros, ou para cobrir revestimentos cerâmicos antigos em reformas. Isso reduz bastante o custo da obra, pois evita que você tenha que colocar cerâmica em todos os ambientes úmidos, ou que tenha que arrancar revestimentos antigos antes de entrar com os novos acabamentos.

Tipos de massa: Massa PVA

Caso você esteja buscando uma cobertura para ambientes internos, e que não tem contato com água e umidade, a massa PVA (que é mais conhecida como massa corrida) é o acabamento mais indicado. A massa corrida pode ser usada tanto nas paredes quanto nos forros destes ambientes internos, como salas e quartos.

Evite o desperdício de material

Antes de fazer as compras calcule a quantidade necessária de material para a sua obra ou reforma, assim você evita a falta ou o desperdício de massa. Nesse momento, siga as instruções do fabricante escolhido ou busque a ajuda de um profissional que possa te orientar adequadamente. 

Existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração, quando for calcular a quantidade de material necessária: a forma de aplicação, a quantidade de demãos necessárias para o resultado que você deseja e como a parede se encontra. Se você precisar emassar uma parede inteira após o reboco, a quantidade por m² vai ser muito superior do que se você for fazer apenas alguns reparos e fechar pequenos buracos antes da pintura.

Materiais necessários

Garanta que além dos materiais e produtos para aplicação da massa, você também tenha os materiais de segurança e proteção em todas as etapas do processo. 

  • Para segurança e proteção: Boné, luvas, roupas fechadas e máscara de proteção para olhos.
  • Para aplicação: Massa, selador, lixa de parede (180 ou 200 para acabamento), desempenadeira de aço, espátula, rolo de lã, e pincel.

Passo a passo – Parte 01: Retirada dos móveis e proteção do piso

No caso de uma reforma, retire todos os móveis e objetos do local do ambiente antes de iniciar o preparo da parede e a aplicação da massa. O emassamento das paredes não é um processo complicado, mas gera bastante sujeira. Caso você tenha móveis sob medida no local e que não consiga retirar, suba os móveis com lona, papelão ou um tecido mais grosso. Se tiver algum armário com portas, por exemplo, use fita do tipo crepe para lacrar todas as aberturas e impedir que o pó entre no móvel.

Para garantir que o piso não seja danificado com escadas e materiais pesados, ou com a sujeira da massa e da tinta, realize a forração do piso com papelão comprado em metro. Esse cuidado também vai facilitar a limpeza dos ambientes quando terminar a obra.

Passo a passo – Parte 02: Preparação da parede

Para receber a aplicação da massa, a parede precisa estar uniformizada, sem furos, mofo, sujeira ou umidade, e por isso deve ser preparada. Como preparar a parede para receber a massa? 

Lixe toda a superfície da parede para deixá-la com uma textura lisa e, se o reboco ou a tinta da parede estiverem soltando, use uma espátula para auxiliar a retirar estes pedaços. Para a próxima etapa é bem importante que a parede esteja limpa e uniforme, por isso use uma vassoura para tirar o pó da superfície onde o selador será aplicado.

Dica: O processo de lixar a parede gera muito pó e é fundamental que você proteja seus olhos.

Passo a passo – Parte 03: Aplicação do selador na parede

Esta etapa do processo garante que a massa vai ter uma boa fixação, selar a parede e fechar os poros da parede. Para isso, dilua o produto de acordo com as orientações do fabricante, e aplique o selador com a ajuda de um rolo de lã ou pincel. 

O processo de secagem é rápido, em torno de uma a quatro horas, mas é indicado que você leia as instruções do fabricante.

Passo a passo – Parte 04: Aplicação da primeira demão de massa

Quando o selador estiver seco, use a espátula para retirar a massa com cuidado de dentro da embalagem e levar até a parede, e aplique na superfície com a desempenadeira. 

Como aplicar massa corrida? Aplique o produto com movimentos no sentido de baixo para cima, a partir dos contos, no sentido horizontal ou vertical até que cubra toda a parede. Para ter mais informações de como emassar parede, confira as instruções do fabricante.

Truque simples: - Tente não misturar muito a massa ou mexer dentro da embalagem, isso pode acabar gerando bolhas, que comprometem o resultado final uniforme desejado. - Se você tiver grandes paredes para emassar, cubra áreas menores (aproximadamente 2,00m x 2,00m) e espere secar um pouco para então passar a desempenadeira e retirar o excesso.

Passo a passo – Parte 05: Aplicação da segunda demão de massa

Dependendo de como estiver a sua parede antes do processo de emassamento, talvez seja necessária uma segunda demão para garantir que o resultado seja de uma parede lisinha.  Geralmente a primeira demão faz o reparo das principais irregularidades e a segunda finaliza e retira eventuais excessos de massa em alguns pontos. 

A segunda demão segue exatamente as mesmas instruções de como como passar massa corrida na primeira demão.

Lembre-se: é necessário esperar a primeira demão secar, e isso leva entre 12 e 24 horas dependendo muito do ambiente, da ventilação e do clima.

Passo a passo – Parte 06: Finalização e pintura

Quase pronto! Espere secar por completo a segunda demão e lixe a parede mais uma vez, desta vez com bastante cuidado. Esse processo vai garantir um acabamento liso e sem pequenas bolhas que às vezes se formam durante o emassamento da parede. Use uma vassoura para retirar o pó que se acumulou na parede, para deixar a superfície pronta para receber a pintura. 

Agora que você sabe como emassar parede com massa corrida, inspire-se nessas ideias para revestir as paredes da sua sala de estar e jantar.

Novidade: Como emassar parede com rolo?

Recentemente surgiu uma forma muito prática para aplicar a massa corrida nas paredes usando um simples rolo de pintura. As etapas são as mesmas do processo tradicional que acabamos de explicar, mas o que muda é que a aplicação com o rolo de pintura não ficará muito uniforme, então você precisará do auxílio de um rodo. O rodo é usado para puxar a massa e garantir o mesmo efeito de uma desempenadeira. O processo de finalização é o mesmo.

Outra técnica. Como emassar parede com gesso?

Emassar paredes com gesso também é possível e, dependendo do tipo de obra, pode significar uma redução de custo e tempo de obra considerável. Entretanto, é necessário que a regularização entre parede e estrutura esteja perfeita, sem rebarbas ou dentes. Também é necessário instalar cantoneiras para proteção proteção mecânica das quinas e cantos acabados com gesso liso. 

O emassamento de paredes com gesso é um pouco mais complicado e demanda um pouco mais de técnica do que com massa corrida, e é feito com talisca e mestra.

Ficou com alguma dúvida sobre como emassar paredes?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista