Residência Nádia & Pedro - Área externa: Terraços  por Kátia Borges - arquitetura+interiores

Como Fazer Grafiato: Conselhos para Aplicar a Textura

Fernanda Martello Fernanda Martello
Loading admin actions …

Por que ter uma parede lisa e básica quando podemos ousar um pouco mais e dar um ar diferente  ao nosso ambiente. Existem diversas maneiras de remodelar um ambiente ser ter que levantar muita poeira, sem entrar em uma reforma pesada e sem gastar muito. Podemos mudar alguns móveis, objetos de decoração e claro, as cores das paredes. Algumas técnicas e pinturas que podem trazer mudar completamente a cara e o estilo de um projeto, uma delas é a textura grafiato. Nós te contamos aqui como fazer grafiato na parede do seu ambiente e mostramos diversas ideias para você se inspirar.

Além de ser uma alternativa mais econômica de revestimento para a sua parede, a textura grafiato possui em sua composição materiais que diminuem a incidência de infiltrações, pode ser aplicada em diversas superfícies e sua secagem é rápida. Outra vantagem desse tipo de textura é que ela é lavável, facilitando assim todo o processo de limpeza.

Como fazer grafiato 

O grafiato pode mudar completamente a cara e o estilo de um ambiente, dando um toque rústico e ao mesmo tempo elegante ao espaço. Isso acontece porque o grafiato é um tipo de textura que cria uma aparência de ranhura na parede e que pode ser feita com massa corrida ou com argamassa. Além disso, você pode escolher diferentes níveis de gramatura, desde as mais finas que deixam marcas mais suaves e até risco mais profundos para um estilo mais marcante. Tudo vai depender do ambiente onde o grafiato for aplicado e seu estilo de decoração. Além disso, esse tipo de textura pode ser aplicada tanto em paredes internas como externas.

Muitos fornecedores vendem a massa para textura de grafiato já pronta. Se você não for fazer a textura sozinho e for contar com o trabalho de um profissional para realizar esse processo, é interessante consultá-lo antes de realizar a compra dos materiais e produtos.

Não perca: 20 ideias para revestir as paredes das salas de estar e jantar

Como aplicar grafiato

Para aplicar grafiato na parede, você não precisa necessariamente de uma mão de obra especializada, e quem gosta de colocar a mão na massa e adora um DIY pode tentar fazer grafiato na parede sem problemas. Mas o ideal é que você conte sempre com a ajuda de um profissional que possa te auxiliar durante esse processo. Consulte aqui diversos pintores experientes.   

Como quando vamos pintar qualquer parede com qualquer tipo de tinta, precisamos nos certificar de que vamos trabalhar sobre uma superfície limpa, sem nenhum vestígio de sujeira, além de eliminar escamas de tintas soltas e tentar arrumar qualquer imperfeição da parede como fissuras ou trincas. Antes de aplicar a massa na parede, use uma fita crepe para proteger o rodapé, molduras e os cantos das paredes. 

Como o grafiato é um técnica decorativa marcante, recomendamos que você escolha apenas uma parede do seu ambiente, caso seja um ambiente interno, para aplicar essa textura e assim não sobrecarregar a decoração. 

Antes de começar a aplicar você precisa analisar e decidir qual a gramatura ideal para o seu ambiente. Se você quiser ranhuras com um acabamento mais rústico,  para paredes exteriores, por exemplo, recomendamos que você escolha uma malha 8. Já se você quer um resultados mais suave, para paredes internas, uma malha 12 deixa a textura mais elegante e delicada. 

A textura grafiato é comumente utilizada em fachadas e paredes externas, uma vez que, como dissemos anteriormente, é uma textura que impende infiltrações e é fácil de limpar, o que resulta em uma boa economia no quesito manutenção.  

Gostou? Veja aqui mais projetos de paredes lindas para o seu ambiente.

Na foto acima, vemos um a aplicação da textura de grafiato bege claro nas paredes de uma sacada combinando com uma porta de correr branca.

Como fazer grafiato com argamassa

Podemos fazer grafiato com argamassa e granitina, ou, para quem preferir uma alternativa mais econômica, também existe a possibilidade de fazer essa técnica com areia. Você vai precisar de materiais como:

Você vai precisar de materiais como:
  • Fita crepe 
  • Desempenadeira de aço para aplicar a massa na parede 
  • Desempenadeira de PVC (ou ferramenta risca fácil) para realizar o efeito da textura grafiato  
  • Mexedor
  • Espátula
  • Bandeja para misturar os materiais (água, argamassa e areia)
  • Primer acrílico  
  • Pincel ou rolo de pintura

O ideal é que você tenha certo cuidado ao aplicar essa mistura na parede, uma vez que não podemos fazer emendas com o grafiato. Se você precisar parar no meio do processo, recomendamos que você sinalize esse ponto final com uma fita para poder retomar do ponto onde parou, mas lembre-se que você corre o risco de não alcançar o efeito final com a qualidade desejada. Recomendamos que você passe a ferramenta risca fácil sempre de cima para baixo e seguindo o mesmo sentido e tente finalizar uma parede de uma vez só.

Na foto, observe uma parede exterior para o terraço do apartamento com textura de grafiato com cor amarelo claro combinando com cobogó cor tijolo.

Veja a seguir mais ambientes com grafiato na parede.

Grafiato em área gourmet

Área externa de casa e espaço gourmet junta à piscina com paredes com textura grafiato em tons bege claro, combinando com teto branco e detalhes pretos do azulejo do jardim e lustres.

Grafiato em cobertura

Área externa com deck de pinos e parede com textura de grafiato.

Grafiato combinando com pedras

Entrada principal de casa que combina dois tipos de texturas nas paredes, textura grafiato e textura de pedras horizontais claras.

Parede de grafiato e jardim vertical

Parede de corredor externo com grafiato cinza claro e jardim vertical.

Fachada de casa com duas tonalidades diferentes de grafiato

Fachada da casa que combina diferentes cores de grafiato, mostarda e vermelho terra.

Em qual parede da sua casa você gostaria de aplicar a textura grafiato?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!