Casa Indaiatuba: Cozinhas  por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris

Saiba Como Apostar na Sanca de Gesso para Sala: Veja Inspirações

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

As sancas de gesso são uma excelente opção para deixar qualquer ambiente com um aspecto bonito e moderno. As sancas são feitas como um detalhe em gesso entre a parede e o teto. Um projeto com a utilização de sancas de gesso pode ser feito na cozinha, no banheiro, no quarto, na sala de estar e sala de jantar ou qualquer ambiente interno.

O uso das sancas de gesso tornou-se muito popular por ser prático e com um custo de investimento baixo para transformar o interior de uma casa ou apartamento. As sancas têm uma outra função, pois, elas são perfeitas para criar molduras e nichos nas paredes. Elas podem ser utilizadas para complementar o forro, mais precisamente entre o teto e a parede, assim será possível valorizar a iluminação e criar um ambiente personalizado.

As sancas de gesso trazem um ar moderno e versátil para os diferentes estilos de decoração, desde o clássico até um mais moderno. No entanto, é fundamental saber do que o gesso é feito e a sua origem. O gesso é feito a partir da extração da gipsita, um mineral, que passa por um processo de trituração. E, depois, é aquecido em altíssima temperatura. Aí, sofre uma leve desidratação e com a evaporação da água é obtido o material que conhecemos como gesso.

Existem muitas empresas especializadas na manipulação do gesso, mas para garantir que a instalação seja feita de forma segura, é importante contratar mão-de-obra qualificada. Lembre-se que, na homify, contamos com arquitetos e decoradores de interiores especializados podem te ajudar a criar um ambiente espetacular de acordo com o seu gosto e orçamento.

Agora, convidamos você a se inspirar nos projetos dos profissionais brasileiros da nossa plataforma!

1. Quais são os modelos de sancas de gesso?

É importante você saber quais são os modelos de sancas que podem ser empregados na sua casa, seja na construção, reforma ou na decoração, como uma moldura na sala de estar ou uma ilha no teto da cozinha e etc. Existem diversos tipos de sancas de gesso, mas cada modelo com suas características específicas de aplicação:

  1. Sanca aberta: tem um acabamento na lateral, deixando um espaçamento na parte central. Este modelo permite uma iluminação indireta com o uso de luminárias embutidas no teto.
  2. Sanca fechada: não possui um tipo de abertura, pois é diferente da aberta. Portanto, a iluminação só pode ser feita diretamente, por meio de pontos de luz.
  3. Sanca invertida: tem características semelhantes à sanca aberta. A diferença é que a abertura é invertida e se dá em direção às paredes ou janelas, como vemos na imagem. 
  4. Sanca em ilha: é um rebaixamento parcial do teto, criando uma área mais baixa e, portanto, mais aconchegante e intimista no ambiente, principalmente na sala de estar ou jantar.

2. Sanca de gesso para sala de jantar

Confira este ambiente vencedor de dois Prêmios O Globo (criatividade e iluminação)!: Salas de jantar  por Andréa Spelzon Interiores
Andréa Spelzon Interiores

Confira este ambiente vencedor de dois Prêmios O Globo (criatividade e iluminação)!

Andréa Spelzon Interiores

A sanca de gesso é capaz de mudar completamente o visual de qualquer ambiente, como vemos na imagem a iluminação no teto em toda a sala. Esta proposta altera os pontos visuais da sala de jantar, deixando a mesa em evidência, além da obra de arte na parede.

3. Teto de gesso na sala de estar

Esta sala de estar possui tons claros e neutros, com mesa de centro compacta toda espelhada, para permitir uma circulação bem confortável e com acessórios modernos. O tapete geométrico une todos os elementos do ambiente, tornando-se o charme da decoração. No teto, a sanca de gesso e os spots destacam tanto o papel de parede quanto os quadros em desenhos preto e branco.

4. Valor da sanca de gesso

O preço pode variar de acordo com a largura e modelo da sanca, porém, o modelo aberto sempre é mais caro que o modelo fechado. Não temos um valor exato, pois, tudo depende do tamanho do ambiente, mão de obra e acabamento.

As sancas têm dois modelos básicos que são o tipo de acabamento que levam na frente, isso é o fator determinante no orçamento.

5. Sanca com iluminação LED

Apartamento MBK: Salas de jantar  por Super StudioB
Super StudioB

Apartamento MBK

Super StudioB

Neste apartamento com ambientes integrados vemos um forro rebaixado de gesso acartonado com sanca aberta, já que a moldura fica voltada para o centro do espaço. Na sanca é embutida a iluminação LED na cor verde, que cria este efeito visual incrível na decoração.

6. Sanca de gesso para sala

Detalhe do pendente, ao fundo as fitas de led na cor amarela que fazem uma iluminação indireta na sala de estar. As sancas abertas e fechadas diferencia-se basicamente pela iluminação indireta que é projetada de dentro da sanca aberta, já a fechada a iluminação se dá apenas pelos spots.

A utilização de ambas vai depender do projeto e do seu gosto, pois não existe um uso específico que define onde usar cada tipo de sanca dentro de uma habitação.

7. Sanca de gesso para sala de jantar

Apartamento MBK: Salas de jantar  por Super StudioB
Super StudioB

Apartamento MBK

Super StudioB

Mude o visual de qualquer ambiente da sua casa com um bonito projeto de sanca de gesso aberta, assim como vemos na imagem. Esta proposta altera os pontos visuais do corredor e da sala de jantar, deixando tudo em evidência no ambiente.

O mais interessante da sanca de gesso é a sua característica de criar ambientes diferentes e iluminação personalizada.

8. Sanca com curva e iluminação LED

Além de proporcionar elegância e personalidade as salas, as sancas também permitem o uso da iluminação LED como elemento decorativo, como vemos neste projeto, no qual a sanca curvas foi decorada com luz cromática amarela, que deixa o ambiente com sensação agradável e acolhedora.

9. Sanca em ilha

Gesso e Iluminação da sala de jantar Retrô: Salas de jantar  por Laura Picoli
Laura Picoli

Gesso e Iluminação da sala de jantar Retrô

Laura Picoli

Um detalhe muito expressivo é a sanca em forma de ilha, como mostra a imagem. Este tipo de sanca serve para realçar a decoração de qualquer ambiente, o teto ganhou uma sanca de gesso em ilha, com lustre branco embutido — simples e bonito.

10. Sanca fechada

Sala com galeria de arte: Salas de estar  por Carmen Calixto Arquitetura
Carmen Calixto Arquitetura

Sala com galeria de arte

Carmen Calixto Arquitetura

A sanca fechada, como o próprio nome já diz, tem o acabamento fechado nas laterais onde é possível inserir a iluminação de forma uniforme. 

A ausência de aberturas obriga a instalação de spots de luz na própria moldura. O acabamento é mais simples, por isso combina perfeitamente com uma decoração clássica e minimalista. 

A sanca também permite criar diferentes desenhos no teto e na parede, como uma moldura para inserir itens decorativos, e iluminação direta, como vemos no quadro na parede.

11. Sanca reta

Há muitos modelos de sancas que podem ser usadas na reforma de uma casa ou apartamento. O forro reto com acabamento tabicado, por exemplo, é a principal escolha dos arquitetos para utilizar o gesso.

O uso da sanca fica muito bonito e oferece condições para instalar spots de iluminação na lateral da parede, além de deixar o ambiente espetacular e elegante.

12. Sanca com fita de LED

Estar integrado: Salas de estar  por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Estar integrado

AL11 ARQUITETURA

O destaque é para o laranja utilizado na mesa de jantar e no aparador da bancada. A sanca de gesso com fita de LED altera a cor de acordo com a proposta de uso do ambiente. 

A fita de LED é uma proposta moderna para iluminar a cozinha de forma suave e sem gastar muita energia.

13. ​O destaque se dá para a iluminação com fitas de LED

Sala de Jantar integrada com a Sala de Estar: Salas de jantar  por HAPPY Arquitetura
HAPPY Arquitetura

Sala de Jantar integrada com a Sala de Estar

HAPPY Arquitetura

Aqui, vemos mais uma proposta com a fita LED no corredor que ilumina maravilhosamente o ambiente. A decoração limpa que chama atenção para a iluminação do teto.

A madeira é a cor destaque do apartamento com os ambientes integrados.

14. Iluminação na cozinha

Nesta proposta, os spots e luminárias são o destaque da decoração de interiores. A fita LED na sanca permite este tipo de aplicação, com um único feixe de iluminação direta no ambiente da cozinha, sem seguir o padrão das sancas abertas e com iluminação nos cantos da parede.

15. Sanca de gesso rebaixada para sala de jantar

Aqui temos um bom exemplo de uso de uma sanca aberta e rebaixada na sala de jantar. A aplicação da sanca combina perfeitamente com o branco da parede 3D e com iluminação direta. 

Já vimos anteriormente os exemplos com sancas abertas e fechadas. Este exemplo segue o mesmo padrão, mas com linhas retas formando um quadro na mesa de jantar.

Gostou do artigo sobre sanca de gesso para sala? Deixe seu comentário
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!