Lounge das Jabuticabeiras: Salas de estar modernas por Denise Barretto Arquitetura

O Que é Art Decó e Como Usar Ela na Decoração

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando arte e história andam juntas, os resultados só podem ser fantásticos. Por isso, vale a pena conhecer os detalhes da Art Deco!

A influência da cultura pode chegar aos mais diferentes tipos de trabalhos criativos que existem no mundo. Na publicidade, na pintura, na modelagem, nos filmes, na arquitetura… enfim, são inúmeros caminhos criativos que de toda forma influencia o estilo de vida das pessoas. 

A Art Déco é um excelente exemplo disso. Desde que surgiu no início do século XX, esse estilo artístico alcançou os mais diferentes formatos criativos, angariando milhões de fãs em todo o mundo. Na decoração, esse estilo está presente nos mais diferentes espaços, seja no mobiliário, em quadros ou outros elementos decorativos que enriquecem a personalidade da casa.

Nos últimos anos, o estilo Art Déco está voltando com toda a força, assim como muitos elementos no estilo retrô e vintage. Por esse motivo, nossos profissionais de arquitetura e decoração estão trazendo cada vez mais projetos com as características desse estilo, que soma linhas retas e formatos geométricos, o que resulta em forte personalidade decorativa. 

Por isso, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo, onde contaremos um pouco mais sobre os detalhes de como é o estilo Art Déco para a decoração e, assim, quem sabe, ter inspirações ótimas para a próxima renovação no seu lar. 

Siga conosco e confira!

O que é a Art Deco

O início do século XX foi marcado por incríveis mudanças na maneira como a sociedade se manifestava. Inúmeras inspirações artísticas surgiram e ganharam espaço nas manifestações dos mais diferentes formatos e abordagens. E nesse contexto, a Art Déco alcançou inúmeros seguidores. 

Quando ganhou espaço na década de 1920, esse estilo decorativo e arquitetônico ganhou grande destaque pela personalidade forte que exerce no design de interiores e manifestações de artistas plásticos. Contudo, a Art Déco ganhou notoriedade de fato nas telas de cinema. 

Seu surgimento se deu na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris, em 1925, quando diversos movimentos da arte, como a Art Noveau, foram combinados, gerando uma nova abordagem. 

Quais são as características da Art Déco

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para Karina Kulig:   por Artefacto Curitiba
Artefacto Curitiba

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para Karina Kulig

Artefacto Curitiba

Entender as características e influências dos estilos artísticos é fundamental quando desejamos utilizá-lo na decoração dos ambientes. Com isso há melhor contextualização de composições, onde o destaque pode ser melhor direcionado conforme as preferências dos moradores. 

A Art Déco tem com base artística a Art Noveau, que tem por características as linhas com ondulações assimétricas e formatos orgânicos, como inspirações na natureza. Contudo, a Art Déco trouxe composições com linhas alongadas onde os formatos esféricos são plurais em meio a natureza abstrata. 

Quando surgiu, a Art Déco foi uma expressão para a sociedade burguesa que preferia elementos luxuosos e nobres, o que até hoje responde por uma forte identificação das classes sociais mais altas com essa manifestação artística, sobretudo pelos elementos sofisticados e elegantes que trazem para os ambientes. 

Manifestações da Art Déco

Nosso primeiro AP: Sala de estar  por Coutinho+Vilela
Coutinho+Vilela

Nosso primeiro AP

Coutinho+Vilela

É fato que a Art Déco influenciou inúmeras manifestações artísticas, principalmente devido à sua estética luxuosa e sofisticada. Por esse motivo, uma das principais manifestações desse estilo foi utilizado no período em que o luxo era visto como algo celestial, onde apenas os eleitos tinham o direito de alcançar. 

Isso foi constatado no filme o Grande Gatsby, onde diversos personagens fazem grandes jogadas sempre em busca do luxo e riquezas. No livro que originou o filme, há descrições de cenários que meticulosamente descrevem as características do estilo Art Déco, como formatos geométricos, linhas alongadas, elementos nobres, como madeira e soluções decorativas que proporcionam brilho e riqueza estética. 

Quais as principais características da Art Decó É fato que a Art Déco influenciou inúmeras manifestações artísticas, principalmente devido à sua estética luxuosa e sofisticada. Por esse motivo, uma das principais manifestações desse estilo foi utilizado no período em que o luxo era visto como algo celestial, onde apenas os eleitos tinham o direito de alcançar. 

Isso foi constatado no filme o Grande Gatsby, onde diversos personagens fazem grandes jogadas sempre em busca do luxo e riquezas. No livro que originou o filme, há descrições de cenários que meticulosamente descrevem as características do estilo Art Déco, como formatos geométricos, linhas alongadas, elementos nobres, como madeira e soluções decorativas que proporcionam brilho e riqueza estética.

A popularização da Arte Déco no mundo

Manifestações artísticas são sempre importantes para demonstrar as características das manifestações artísticas e seus detalhes, popularizando os estilos. Com a Art Déco isso ocorreu a partir de uma exposição no Metropolitan Museum of New York. Foi a partir dessa exposição e participação do público que esse estilo artístico chegou à propaganda, na decoração de lojas popularizadas, nos acessórios de moda e, principalmente, no mobiliário. 

A partir disso, a Art Déco chegou não só à Europa, como também em países mais distantes na América do Sul e, principalmente, às principais regiões da América do Norte. Foi assim que o estilo ganhou seguidores fiéis nas soluções decorativas e arquitetônicas. 

Como é a influência da Art Déco no Brasil

Foi no final de 1920 que a Art Déco chegou ao Brasil. Sua influência foi notada, sobretudo, em movimentos arquitetônicos em metrópoles e capitais, como Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia e São Paulo, sendo o arquiteto Rio de Janeiro a principal cidade quando se fala em Art Déco, já que possui cerca de 400 obras nesse estilo.

Entre as principais obras da Art Déco no Brasil, estão o Elevador Lacerda (BA), o Teatro Carlos Gomes, o Cristo Redentor, a Associação Comercial do Rio de Janeiro e a Estação Central do Brasil (RJ), o edifício Banco do Brasil, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e o Estádio do Pacaembú (SP), o Cine Teatro Estrela e Prédio da Câmara Municipal (GO).

Como identificar a Art Déco

Parece complicado, mas identificar a Art Déco pode ser mais simples do que parece. A principal dica é entender os detalhes de edificações arquitetônicas e decorativas. 

De maneira geral, fique atento para visualizar formatos geométricos que se destacam em seu contexto, linhas esféricas, linhas alongadas, desenhos abstratos e elementos que remetam a sofisticação e luxo, como ouro, folheados, bronze e outros metais valiosos. 

Quais são os principais materiais utilizados na Art Déco

É a partir dos materiais valorizados que a Art Déco ganha força em sua personalidade. Logo, se você deseja utilizar esse estilo em sua casa, vale a pena investir em elementos de aço inoxidável, espelhos com molduras trabalhadas, vidros leves, madeiras nobres, pedras mármores em suas diferentes variações, tecidos leves e lisos, com tons cromáticos fortes e outros elementos naturais que denotem raridade. 

A iluminação deve priorizar candeeiros bem trabalhados, com vidros gravados ou foscos. De maneira geral, recomenda-se evitar tecidos com elementos florais, peças tropicais e de fortes contrastes entre cores alegres. 

Como usar a Art Déco em casa

Detalhes fazem toda a diferença quando se fala em decoração com Art Déco. Portanto, procure investir em lustres elegantes, papeis de parede, flores frescas e, principalmente, elementos com formatos geométricos que se destaquem em meio aos demais elementos da decoração. 

Uma boa dica para ter sucesso na decoração com Art Déco, é visitar lojas de antiguidades ou especializadas em lustres e papeis de parede personalizados. Lembre-se de que, de maneira geral, deve-se priorizar o luxo e a elegância em meio aos ambientes. 

Quais são os principais móveis da Art Déco

Sala de jantar  por homify
homify

Mesa Redonda Art Deco & sillas Imperio modernas

homify

Os móveis são parte importante na decoração com a Art Déco. Entre os mobiliários mais populares, estão o chaise long, assim como peças que primam pela criatividade e manuseio técnico apurado, sempre amparados por conceitos puros da ergonomia. Poltronas curvas, cômodas, buffets com madeira maciça e luminárias de metal estão entre os elementos mais conhecidos deste estilo.

Do que você mais gosta no estilo Art Deco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!