Brinquedoteca: Quartos dos meninos  por Pereira Reade Interiores

Como Montar Uma Brinquedoteca: Conheça 19 Truques Incríveis

Loading admin actions …

Uma brinquedoteca é o espaço da casa, do apartamento ou do condomínio, que é dedicado para livros infantis, brinquedos e brincadeiras das crianças. O objetivo da brinquedoteca é criar um espaço lúdico e educativo, que permita a criatividade das crianças e a liberdade para brincar com segurança, sem bagunçar todo o restante da casa. Selecionamos 19 imagens inspiradoras para contar como montar uma brinquedoteca.

A Importância da Brinquedoteca

Agora que já entendemos o que é brinquedoteca e qual a sua finalidade, vamos compreender os benefícios e a importância da brinquedoteca. Nas casas e apartamentos, as brinquedotecas geralmente são criadas para organizar a casa e evitar a bagunça, e garantir que as crianças tenham um espaço de total liberdade, onde possam desenvolver a criatividade e a imaginação. Já nos condomínios, estes espaços surgiram para suprir a demanda de espaço das crianças que crescem em apartamento e não tem espaço dentro de casa, e onde a rua e as áreas comuns acabam sendo muito inseguras. 

Quando a brinquedoteca é montada dentro de uma casa, os pais geralmente optam por um espaço que, além de lúdico, também seja educativo e auxilie o desenvolvimento cognitivo das crianças. Como nesta brinquedoteca, onde o quadro branco é usado no processo de alfabetização das crianças, com folhas e letras com ímã. Além disso, montar uma brinquedoteca pode se tornar um momento participativo incrível, se você envolver as crianças neste processo. Para que elas se sintam conectadas e desenvolvam senso de pertencimento neste espaço da casa dedicado somente a elas, chame as crianças e pergunte como elas imaginam este ambiente.

Existem diferentes tipos de brinquedoteca e essas imagens vão te ajudar a entender como montar uma brinquedoteca na sua casa.

Espaço exclusivo para brinquedoteca

Se tiver a oportunidade, escolha ou crie um espaço exclusivo para a brinquedoteca na sua casa. É claro que para isso você terá que ter um pouco mais de espaço, mas o resultado é incrível e permite muita liberdade para a crianças. Neste projeto, vários elementos do cotidiano da vida adulta foram incorporados ao ambiente, como por exemplo: banca de feira e mini cozinha. As crianças adoram e esses elementos que permitem inúmeras brincadeiras.

Brinquedoteca divide espaço com o escritório

Se você não tem muito espaço, isso não significa que você não possa ter uma brinquedoteca em casa. Neste ambiente, a brinquedoteca está integrada a um home office, e é ideal para pais e mães que trabalham de casa. A união destes dois ambientes possibilita que os adultos possam trabalhar e ficar de olho nas crianças enquanto elas se divertem. 

É indicado que você contrate um profissional para pensar o uso desse ambiente integrado de forma inteligente, para aproveitar bem o espaço, organizar a bagunça e proporcionar segurança para as crianças.

Brinquedoteca e sala de TV

Muitos adultos gostam do ambiente da sala de TV, e não é diferente com as crianças. Já pensou unir todo mundo em um único espaço? Hoje em dia é cada vez mais comum que os quartos infantis e brinquedotecas sejam equipadas com smart TVs ou tablets, para que as crianças possam ter acesso a filmes infantis e desenhos animados nos horários livres. Caso esse estilo de vida combine com a sua família, unir a brinquedoteca com a sala de TV pode ser uma ótima ideia. 

Neste espaço os grandes colchões e almofadas oferecem conforto para assistir a um filme. Opte por tecidos que sejam impermeáveis, e por capas que possam ser retiradas e lavadas de tempos em tempos. Como esses elementos ficam em contato direto com o chão, e é  legal que as crianças tenham liberdade para correr e brincar, é importante que seja um tecido prático e fácil de limpar. Isso vale para todos os tecidos usados em espaços de brincadeiras!

Observe que a grama sintética foi utilizada em um volume bem diferenciado, para recriar uma espécie de colina a partir de um tablado que foi nivelado com os colchões. Com isso, as crianças ficaram ainda mais próximas da janela, e por isso a mesma recebeu uma tela de segurança.

Teatro na brinquedoteca

Essa brinquedoteca é pequena, mas nem por isso ficou sem graça. Muito pelo contrário: a temática “espaço” deu personalidade e decorou ao ambiente. Perceba que existe uma estrutura para criar histórias e teatros de fantoche fixada na parede, mas que pode ser facilmente retirada a qualquer momento em que a criança decidir brincar. A estrutura pode ser levada para o meio do ambiente, e quando a brincadeira acabar, basta encostá-la no mesmo local.

Piscina de bolinhas

Se os adultos adoram uma piscina de bolinhas, imagina as crianças! Uma piscina de bolinhas na brinquedoteca é uma ótima ideia, especialmente em áreas comuns de condomínios, onde o espaço geralmente é um pouco maior. Apenas tome o cuidado de deixar todas as bordas e arestas estofadas e protegidas para evitar acidentes.

Cores para Brinquedoteca

Opte por móveis, pisos, elementos e tecidos bem coloridos. As crianças costumam gostar muito de ambientes coloridos, que prendem a atenção e despertam os olhares curiosos. Neste ambiente, além da piscina de bolinhas, os móveis são todos de cores diferentes. Caso você queira improvisar e fazer algo parecido na sua casa sem gastar muito, use móveis que você já tem e aplique uma cor diferente neles, ou compre nichos avulsos coloridos para fixar na parede.

O Piso Ideal para Brinquedoteca

É indicado que o piso da brinquedoteca não seja muito gelado e absorva o máximo possível de impacto, caso a criança caia. Neste ambiente, foi usado um piso vinílico na maior parte, o que deixou a brinquedoteca bem confortável. Próximo da área da rede e da mini pista de skate o piso conta com placas emborrachadas que absorvem ainda mais o impacto.

Brinquedoteca pequena

Com os apartamentos compactos e espaços cada vez mais reduzidos, nós separamos algumas dicas de como montar uma brinquedoteca pequena. Neste ambiente o truque utilizado foi uma bancada retrátil que fica guardada no dia a dia, para não atrapalhar a circulação do ambiente. Quando as crianças querem usar a bancada para pintar e desenhar, elas facilmente conseguem movê-la para o centro do espaço e reorganizar os bancos. Falando nisso, os bancos também servem como caixas para guardar os brinquedos que as crianças mais usam no dia a dia, para que elas possam pegá-los sozinhas e com facilidade.

Brinquedoteca organizada

Esta brinquedoteca compartilha o espaço com um quarto infantil, e funciona muito bem por conta da organização. Além de usar o dica da bancada retrátil, esse ambiente também tem etiquetas organizadoras em todas as gavetas. Isso ajuda muito na organização na hora de brincar: ao invés de as crianças abrirem todas as portas e gavetas em busca de um brinquedo específico, elas já saberão onde guardaram e onde está. Este truque ajuda a reduzir a bagunça do dia a dia!

Cabaninha Infantil

A cabana é um elemento muito importante no desenvolvimento infantil. Diversos estudos apontam que a cabana é o espaço que mais se adequa à escala da criança, é onde ela se sente segura e confortável para lidar com suas emoções e sentimentos. Nesta brinquedoteca a cabana se tornou o elemento central do ambiente, e combinou muito bem com as cores das paredes, os móveis em tons de verde, a mesa de desenho e o quadro gigante que foi pintado pela criança que ocupa este espaço.

Brinquedoteca para Crianças Maiores

As brinquedotecas não são apenas para as crianças menores, não! Este ambiente já traz alguns elementos de quartos de pré-adolescentes, como os equipamentos esportivos. Os caixotes abaixo do móvel da TV ajudam a organizar a bagunça, e a escada móvel permite que a criança acesse com autonomia os móveis e nichos mais altos.

Brinquedoteca para Crianças Menores

Ambientes criados para crianças menores sempre exigem que os principais elementos e brinquedos estejam próximos do chão, para que elas possam alcançar e interagir com eles com facilidade e autonomia. Perceba que, apesar do piso ser em porcelanato, um grande tapete proporciona conforto, e os brinquedos interativos são estofados para garantir a segurança. 

Caso você queira inspiração para ambientes pensados para crianças menores, confira estas ideias para decoração de quartos de bebê.

Suporte para Livros

É importante pensar em um espaço para os livros infantis. Existem prateleiras avulsas coloridas pensadas especificamente para esse uso. Lembre-se de fixar as prateleiras a uma altura confortável para as crianças escolherem e pegarem o livro de sua preferência sem precisar do auxílio de um adulto.

Adesivos Educativos na Brinquedoteca

Os adesivos são uma ótima opção para quem não quer investir muito na brinquedoteca, mas quer um ambiente diferenciado e com bastante personalidade. Este espaço conta com um adesivo que faz uma releitura infantil do mapa mundi. Essa alternativa é legal porque além de decorar a brinquedoteca, também proporciona uma série de aprendizados.

Rolo de Papel para Desenho

A maioria das crianças não pode ver um lápis ou uma canetinha colorida para sair pintando todos os papéis que vê pela frente. Muitas vezes, na falta do papel, elas acabam usando as portas dos armários e as paredes brancas mesmo. Para evitar que isso aconteça, uma ótica dica é prender um rolo de papel branco na parede ou na bancada, e permitir que a criança tenha amplas áreas de pintura e pouca limitação para usar a criatividade e brincar.

Paredes Criativas para Brinquedoteca

Se você quer entender como montar uma brinquedoteca, vai ter que usar a criatividade nas paredes! Apesar de o fundo das paredes dessa brinquedoteca ser branco, as manchas amarelas irregulares deixaram o espaço lúdico e divertido. Neste ambiente o adesivo também se tornou um elemento importante da parede de entrada, ao simular uma régua medidora de altura. 

Dica: Perceba que os móveis arredondados reduzem o risco de acidentes.

Móveis em Formato de Casa

Um dos elementos que mais está aparecendo nos projetos contemporâneos de quartos infantis e brinquedotecas são as releituras simplificadas dos formatos de casinhas, produzidas em MDF. Esse recurso deixa o ambiente muito lúdico e mexe com a imaginação dos pequenos.

Parede de Lousa Na Brinquedoteca

Essa é uma das soluções mais simples para uma brinquedoteca. Você pode transformar uma das paredes em lousa usando uma tinta especial ou com papel contact. Essa é uma ideia simples e barata, que transforma radicalmente o espaço e possibilita diversos jogos e brincadeiras para as crianças.

Agora que você já sabe como montar uma brinquedoteca, nos conte qual dessas ideias se adapta mais para o seu espaço!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!