Vale a pena investir em fachadas ventiladas?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A fachada é um dos elementos fundamentais para a valorização do imóvel. Atualmente, não é apenas o seu desenho arquitetônico que deve ser levado em consideração, mas também, a escolha de materiais e técnicas empreendidas para seu revestimento podem ser grandes diferenciais ao pensarmos em edificação. 

Com o amplo desenvolvimento de novas tecnologias, vem sendo difundido o conceito de fachada ventilada. Este termo corresponde a uma técnica eficiente e segura, que apresenta grande durabilidade e sustentabilidade. Os diferentes materiais que compõe a fachada ventilada são possíveis de serem reciclados e sua aparência é versátil, pois existem distintas opções de revestimentos e acabamentos no mercado.

Trazemos nesta matéria, algumas dicas e vantagens sobre o uso da fachada ventilada e como escolha desta pode ser positiva em aspectos não apenas logísticos mas que variam do meio ambiente até a sua saúde!

Fachadas Ventiladas – Por que vale a pena investir nelas?

Casas campestres por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

A fachada ventilada busca integrar soluções sustentáveis para o meio ambiente alinhada ao bom gosto. Sua extensa variedade de materiais, se adapta à diferentes projetos, de acordo com o que cada cliente necessita. A denominação se deve ao sistema de câmara de ar, que localiza-se entre revestimento externo e a base suporte da construção. Este sistema propicia a movimentação do ar, que ao entrar no ambiente interno, é aquecido e move-se para a parte superior. Tal rotatividade do ar permite o equilíbrio e conforto térmico interno do ambiente, auxiliando na redução do consumo de energia do edifício.

Porque o revestimento verniz não funciona mais

A aparência sempre impecável de uma fachada que não acumula sujeira, é uma das vantagens da fachada ventilada. Sua vasta gama de materiais, como madeira plástica, painéis metálicos, laminado resistente ao sol e à chuva, placas cerâmicas são algumas das opções disponíveis no mercado, seu tempo de aplicação e seu custo de reposição são menores do que um revestimento de alvenaria. Além disso, o esmalte envernizado para o acabamento da sua fachada, possui pouca durabilidade e possui uma manutenção anual.

Rápida instalação

Edificio Comercial: Edifícios comerciais  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

Edificio Comercial

ZAAV Arquitetura

Neste projeto complexo do escritório Zaav Arquitetura vemos que os andares são blocos modulados compostos por diferentes materiais que combinam vidro, metal e madeira. No entanto, instalações deste tipo, são mais simples de serem executadas do que parecem ser. A fachada ventilada possui amplas vantagens na manutenção e instalação, além disso, pode ser colocada durante a obra ou em alguns casos em edifícios já construídos, sem que haja a necessidade de remover o revestimento antigo de edifícios. O revestimento normalmente é fixado ao esqueleto de alumínio junto à estrutura da edificação, mantendo a fachada afastada da alvenaria.

Temperatura constante

O espaço vazio criado na instalação, gera um “espaço de ventilação”, deste modo, a diferença de temperatura entre o ar frio que entra e o ar quente da parte interna, produz o “efeito chaminé”. Ou seja, o ar quente tende a subir gerando uma ventilação contínua e consequentemente, maior o conforto térmico dentro do ambiente.

Sem umidade

Uma das grandes vantagens deste revestimento é a capacidade de evitar umidade e condensação, pois o seu sistema de ventilação natural permite que a umidade do ambiente interno seja evacuada para o ambiente externo. O vapor condensado é eliminado também pelas paredes sem causar problemas, já as paredes de isolamento, se mantém secas, o que evita uma série de problemas futuros como as infiltrações. 

Isolamento acústico

Centros comerciais como hotéis e hospitais, necessitam de silêncio para sua eficiência. O sistema de fachada ventilada não apenas possui isolamento térmico, quanto também um alto funcionamento no que diz respeito ao isolamento acústico. O vão formado pela fachada ventilada através das placas, pode variar em média de 10 a 15 centímetros, sendo este um dos fatores que influencia no isolamento sonoro.

Variedade de materiais

Edificio Comercial: Edifícios comerciais  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

Edificio Comercial

ZAAV Arquitetura

Os materiais de revestimento para as placas devem estar de acordo com o estilo do projeto e em alguns casos com a temperatura do local em que este se insere. Em locais com temperaturas muito baixas, o espaço entre as paredes pode ser preenchido com painéis de lã de vidro ou de pedras que funcionam como isolantes. Existem mais de 300 tipos de revestimentos possíveis, com variações de cores e texturas, versáteis e elegantes como o mármore, porcelanatos, cerâmicas, metais ou laminados.

Gostou das dicas sobre esta tecnologia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!