Mural de Fotos na Parede: Como Inserir na Decoração

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
ARL, Adriana Pierantoni Arquitetura & Design Adriana Pierantoni Arquitetura & Design Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Com certeza você tem milhares de fotos dos das recordações dos melhores momentos da sua vida. Aquela viagem para a praia que você fez com os amigos da faculdade, aquele Natal especial ao lado dos seus entes queridos, ou sua primeira viagem internacional com o seu amor. Sabemos que muitas dessas fotos normalmente ficam perdidas no computador, esquecidas na memória do seu celular ou guardadas na nuvem, Mas já pensou em usar todas essas lembranças como um item de decoração na sua casa? Fazer um painel de fotos na parede pode ser um toque que a sua decoração estava esperando. Confira aqui lindas ideias e inspirações para fazer um mural de fotos para parede perfeito para a sua casa.

Como fazer um mural de fotos

Antes de começar a montar o seu mural de fotos na parede, você precisa estudar o espaço disponível no seu ambiente o número de fotos que você quer colocar no seu painel. É preciso pensar que o mural de fotos é como um quadro, ele precisa combinar diretamente com o estilo da decoração do espaço onde vai estar.

Fotos com cores em comum

Quer dar um toque especial ao seu painel de fotos? Escolha fotos que tenham cores em comum entre elas e com a decoração do seu espaço. Por exemplo, você quer colocar o seu mural de fotos em um quarto que em sua paleta de cores predomina o vermelho: tente escolher fotos que também contenham essa cor em diferentes tonalidades. Com certeza o seu mural ficará lindo e atual. Na imagem acima vemos um mural de fotos com tons de azul e laranja que combinam com o restante da decoração.

Um decorador ou um design de interiores podem ser ótimo para te ajudar nesta fase da decoração.

Mosaico de fotos

Você pode  fazer um mosaico de fotos com duas ou com 10 fotos. Tudo vai depender do seu gosto, estilo do ambiente e também das fotos selecionadas. 

Se você quer fazer um mosaico com fotos da sua família, o ideal é que você escolha um formato de impressão menor e mais fotos. Caso você queira usar fotos de paisagens, podem optar por um número menor do foto. O bacana neste caso é que as paisagens conversem entre si, isto é, que tenham um tema parecido, como por exemplos, pontes ou cidades, ou que tenham cores que combinam. Se suas fotos favoritas são de cores muito diferentes ou cores que não combinam com a sua decoração, a melhor opção é imprimir-las em preto e branco.

Fotos em preto e branco com parede colorida

Fotos em preto e branco contrastando com a parede amarelo canário. A iluminação direta em casa imagens destaca a importância do mosaico na decoração do quarto.

Composição de fotos para espaços amplos

Você dispõe de um espaço amplo? Uma boa opção neste caso é escolher duas ou três fotografias favoritas e fazer uma composição com essas imagens ampliadas em tamanhos bem grandes, para que sejam o principal elemento do ambiente. Essa composição é ideal para salas de estar bem iluminadas e com poucos móveis, para algo mais moderno ou contemporâneo.

Painel de fotos para parede do corredor

Você já pensou em criar um painel de fotos na parede do corredor da sua casa? Pois é, esse ambiente pelo qual sempre passamos com pressa pode se tornar um dos lugares mais visitados e chamar atenção por ter uma decoração especial.
Veja aqui mais ideias de paredes para a sua casa.

Molduras diferentes

Não é porque você escolheu fazer um mural com fotos preto e branco que ele precisa ser monótono. Você pode fazer como o exemplo acima e colocar molduras em formatos e cores diferentes. Neste caso, foi escolhido manter a sobriedade e colocar apenas molduras brancas e pretas, mas você pode ousar um pouco mais e colocar molduras com as cores que estão presentes na sua decoração.

Galeria de fotos

Neste caso o corredor acabou ganhando imagens que fazem com que a gente se sinta em uma galeria de fotos.

Mural de fotos na parede da escada

Se a sua casa possui escadas, você também pode fazer murais de fotos nas paredes, criando assim um caminho que acompanhar a escada. Você pode brincar com as cores das molduras, como no projeto acima. Assim, uma área que poderia estar vazia, acaba ganhando vida e personalidade.

Mural de fotos com prateleira

Muito usado ultimamente, as prateleiras ganham outra função e servem para apoiar fotos e quadros. Sendo assim, você pode instalar prateleiras em diferentes alturas e criar um mural de fotos menos tradicional. 

Você pode montar essa disposição na parede do sofá da sala de estar, na parede da televisão ou até mesmo em um corredor. Com esta opção, você tem a possibilidade de escolher um maior número de imagens.

Mural de fotos criativo

Uma maneira de criar um painel de fotos que sai um pouco do comum é mandar ampliar sua foto favorita e pedir que seja impressa, cada parte da foto, em um papel fotográfico menor, formando um quebra-cabeça fotográfico. Você pode dispor as pequenas fotografias na parede com um certo espaço entre elas para que, a certa distância, você possa ver a imagem inteira.

Não perca: 19 maneiras de decorar a parede de sua casa com nichos.

Onde você colocaria um mural de fotos na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista