Guia para ter uma casa arejada

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Quem mora em uma casa pequena ou em um apartamento compacto e com poucas janelas, sabe o quão é importante encontrar soluções para deixar o interior do lar mais arejado e mais claro. Alguns truques são capazes de fazer com que seus cômodos pareçam mais espaçosos e mais aconchegantes em sua residência. A maioria das dicas envolvem cores e objetos que podem ser acrescentados de forma prática e muito eficaz. 

Não é o tamanho de um local que dá a sensação de espaço, mas sim, como os seus olhos perceber os elementos dentro dele. O olho é sempre atraído para a luz e para espaços abertos, o que torna possível transformar um cômodo com pouca área em um ambiente mais agradável.

Para as suas cortinas, instale hastes que sejam alguns centímetros mais longas que a sua janela. Assim, quando as cortinas estiverem abertas, toda a janela fica exposta. Desta maneira, você vai ter mais luz e suas janelas vão parecer maiores.

Nem toda mundo escolhe ter uma casa grande ou pode até mesmo se dar este luxo. Portanto, fique por dentro de nossas 6 dicas para ter uma casa arejada e com uma ótima sensação de espaço. Confira!

Janelas

Claro que adicionar mais algumas janelas ou até mesmo uma clarabóia vai permitir que mais luz externa invada o ambiente interno da sua casa, mas isso nem sempre é possível em todas as residências. Nem todos podem pagar por este tipo de reforma, mesmo que muitos que queiram faze-la. Às vezes, simplesmente substituindo janelas antigas por molduras de janelas novas pode-se ter um efeito de luz mais eficaz em uma sala. O vidro das janelas mais antigas podem tornar-se turvos com o passar do tempo, devido a vedações com vazamento e isso faz com que toda janela possa oferecer menos luz através delas. Nesta sala de estar projetada pelo escritório Juliana Goulart Arquitetura e Design de Interiores, as janelas ocupam um todo da sala, o que traz um clima aconchegante e agradável no local.

Cores claras

Quartos que são escuros e tristes podem receber uma nova camada de cor clara para uma reforma rápida. Pastéis, creme, bege e branco podem oferecer e refletir muito mais luz do que as cores mais escuras dentro da sua casa. Mesmo se não há qualquer janela na sala, a luz do teto vai saltar fora da cor mais clara nas paredes e iluminar o quarto com sucesso. A pintura das paredes também é muito mais barata do que o papel de parede e mais rápido de ser aplicada. Cortinas escuras ou grossas podem ser substituídas por algumas cortinas claras, trazendo o brilho para um quarto. 

Tenha flores e plantas

Apartamento Jovem Casal: Sala de estar  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Apartamento Jovem Casal

Stefani Arquitetura

As plantas são elementos da natureza que vem se destacando na decoração de ambientes interiores, como as salas de jantar, salas de estar, cozinha, banheiro e até mesmo nos quartos. Elas sempre são ótimas opções e cada vez mais vêm sendo utilizadas, pois são capazes de trazer um ar fresco e agradável para qualquer ambiente. Além disso, elas são responsáveis por trazerem cores marcantes e beleza através das suas folhas e flores. Oferecem harmonia e um toque de natureza para o interior das casas. Elas também purificam o ar e ajudam a regular a temperatura dos lugares.

Adicione espelhos

Apartamento - Pajuçara: Sala de estar  por LM Arquitetura | Conceito
LM Arquitetura | Conceito

Apartamento – Pajuçara

LM Arquitetura | Conceito

Ao pendurar um espelho na parede em frente a uma janela, a luz vai automaticamente saltar para fora do espelho e se espalhar por todo o seu quarto ou ainda mais. Um grande espelho vai permitir que mais luz seja refletida pelo ambiente, enquanto os espelhos muitos pequenos podem fornecer luz e podem ser dispostos em um padrão mais divertido. Você pode também adicionar castiçais espelhados que levam a luz de uma única vela e espalham ao redor da sala em múltiplas direções. Esta técnica também pode ser usada com um grande espelho e uma luminária em salas sem janelas. Os móveis espelhados podem ser adicionados em pontos estratégicos do ambiente, fazendo um jogo de reflexo e luz com outras peças.

Iluminação

Use pelo menos três fontes de luz com diferentes alturas em cada cômodo do seu lar. Uma fonte de luz deve ser baixa e indireta, assim como um candeeiro de mesa. A segunda poderia ser uma luminária de chão, que oferece luz eficiente e excelente para a leitura. Sua terceira fonte de luz pode ser um pendente que tanto ilumina quanto acrescenta profundidade visual para um espaço. Ser capaz de ajustar a intensidade da luz de acordo com a hora do dia e ocasião pode transformar uma pequena sala em um ambiente mais convidativo. Luminárias de piso, classe e luz na sua sala.

Vidro e cristal

Elegância na sala de jantar: Sala de jantar  por msaviarquitetura
msaviarquitetura

Elegância na sala de jantar

msaviarquitetura

Deixe sua casa toda cristalina! Os vidros e cristais são elementos capazes de trazer movimento e profundidade para qualquer local, deixando a casa mais fresca e arejada. Para criar uma sensação de espaço extra e bem resolvido, escolha peças em vidro, acrílico ou mesmo cristal. Em vez de utilizar mesas em madeira, que bloqueiam a sua visão do espaço ou passagem de luz, utilize elementos com alta transparência. Os vasos e portas transparentes também vão ajudar nesta sua mudança.

Você seguiria essas dicas para ter uma casa arejada? Quais dessas mudanças você faria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!