Quer Ter uma Parede Falsa? Confira 15 Possibilidades Incríveis | homify Quer ter uma parede falsa? Confira 15 possibilidades incríveis!
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Quer Ter uma Parede Falsa? Confira 15 Possibilidades Incríveis

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
SRR | Cozinha Salas de jantar escandinavas por Kali Arquitetura Escandinavo
Loading admin actions …

Muitas vezes, quando vamos começar a projetar uma casa ou reformar algum ambiente, nos deparamos com a necessidade de criar dois espaços onde antes apenas havia um. Para isso, temos uma ótima maneira para dividir um espaço – ou colocar um revestimento em uma parede já existente – sem ter que realizar uma intervenção permanente na estrutura: usando uma parede falsa. Esse tipo de parede pode ser de diversos materiais como madeira, tijolos ou, o mais comum, de gesso. 

O uso de paredes falsas ou divisórias confere versatilidade aos projetos.

O que é uma parede falsa?

APARTAMENTO JARDINS Paredes e pisos modernos por Tria Arquitetura Moderno
Tria Arquitetura

APARTAMENTO JARDINS

Tria Arquitetura

Uma parede falsa é uma estrutura construída à parte da planta da casa. A parede falsa pode ser provisória ou definitiva, conforme as necessidades dos moradores.

Esse tipo de parede é utilizada, principalmente, para divisar ambientes, mas também é uma ótima alternativa para ocupar a TV em um studio, por exemplo.

É possível criar paredes falsas com soluções mais robustas, como alvenaria, ou recorrer às opções mais leves, como o drywall.

Para quem deseja incrementar o estilo rústico no lar, por exemplo, as paredes falsas com tijolinhos vermelhos são ótimas opções.

Quer mais dicas criativas sobre como decorar sua casa? Confira nossa página exclusiva com projetos para a sala de estar!

Parede de tijolos

Detalhe em tijolos Paredes e pisos modernos por homify Moderno Tijolo
homify

Detalhe em tijolos

homify

Ter uma parede de tijolos aparentes em casa é o sonho de muitas pessoas. Foi-se o tempo que ter tijolo aparente era sinônimo de rústico. Hoje em dia, a parede de tijolos pode estar presente nos mais diversos tipos e estilos de decoração.

Parede de tijolos para sala de estar

Para chegar a esse resultado não é preciso muito quebra-quebra. Atualmente, existem diversas opções de revestimentos de paredes que criam esse efeito, caso você não queira encarar uma obra mais pesada.

Divisória de ambiente com parede de tijolos

MS apartment Salas de estar clássicas por Studio ro+ca Clássico
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Parede de tijolo aparente como divisória de ambientes. Além disso, também desempenha o papel de moldura e painel para a televisão.

Parede de tijolos de dois tons

Como dissemos anteriormente, as paredes de tijolos podem estar presentes em qualquer casa, de qualquer estilo. Na foto acima podemos conferir uma sala de estar sofisticada, com lustres de cristal e também com uma parede de tijolos em duas cores emoldurando o painel da TV na sala de estar.

Divisória de madeira

Caso você queira usar uma parede de madeira, mas não tenha uma parede destinada para revestir, você pode optar por usar divisórias de madeira. Assim como as placas de madeira que servem para revestir uma parede, também existem placas de madeira que podem ser usadas como divisórias. Outra opção é usar placas de madeiras vazadas. O espaço entre as placas de madeira ou o desenho vazado faz com que a luz passe através da parede, proporcionando assim um efeito luminoso diferente e que se possa ver o ambiente anexo.

Leia também: 12 opções de divisórias para espaços sem paredes.

Ambiente com parede falsa de gesso e divisória em madeira

Divisória de ripas de madeiras horizontais combinando com parede falsa de gesso vazada. Ambas permitem que a luz e o ar circulem entre os ambientes.

Parede de madeira

A parede falsa de madeira pode ser aplicada como um revestimento de uma parede já existente. Ela pode ser um painel projeto a medida para o ambiente em questão e pode ser instalada em placas, facilitando e acelerando o processo de revestimento. As paredes falsas de madeira podem ser de lâminas de compensados, MDF, de madeira ou madeira de demolição. A escolha do tipo de madeira vai depender do estilo de decoração empregado no projeto e também da verba disponível para esse item.

Na foto acima podemos ver uma parede de madeira com ripas verticais e vazadas pintadas de branco. O espaço encriadona parede diminui a sensação de diminuição do ambiente.

Sala de jantar com parede de madeira

SRR | Cozinha Salas de jantar escandinavas por Kali Arquitetura Escandinavo
Kali Arquitetura

SRR | Cozinha

Kali Arquitetura

Outra vantagem de incluir uma parede falsa de madeira como revestimento é você pode criar um espaço entre a parede base e as placas de madeira. Neste espaço você poderá organizar toda a instalação elétrica, uma vez que esse tipo de parede falsa pode estar presente na sala de estar com eletrodomésticos como TVs e sistemas de som. Assim podemos evitar todo e qualquer desgaste de quebrar uma parede para embutir os fios necessários para esse ambiente da casa. Na foto acima, área isolada por um volume de marcenaria que também serve como painel para a televisão da área de jantar.

Parede com lâminas de madeira

Ambiente de estar com divisória Salas de estar ecléticas por Patricia Martinez Arquitetura Eclético
Patricia Martinez Arquitetura

Ambiente de estar com divisória

Patricia Martinez Arquitetura

Parede falsa de madeira com lâminas que podem ser fácilmente instaladas. Neste projeto podemos conferir lâminas que imitam as vetas da madeira e criam um ambiente mais retrô, combinando perfeitamente com a mesa de jantar.

Parede falsa para quarto

Casa Cor Minas - Quarto da jovem estudante de moda Quartos modernos por Interiores Iara Santos Moderno
Interiores Iara Santos

Casa Cor Minas – Quarto da jovem estudante de moda

Interiores Iara Santos

As parede falsas também podem ser uma ótima alternativa para criar pontos diferentes na decoração do quarto, como por exemplo uma estante para livros, ou até mesmo para dividir uma suíte. Esse tipo de recurso também é bastante utilizado em projetos estilo loft, quando os proprietários querem ter um pouco mais de intimidade e separam o quarto do resto do apartamento.

Na foto acima, parede de gesso revestida com tecido que funciona como painel para televisão e ao mesmo tempo como divisória entre o quarto e o closet.

Parede falsa de madeira para quarto

Nos quartos, podemos usar qualquer tipo de parede falsa, parede falsa de gesso, parede de madeira ou simplesmente uma divisória de madeira.

Acima, parede de madeira com luminárias embutidas para quarto. Alternativa para quem quer uma iluminação indireta.

Parede falsa de gesso

As paredes falsas de gesso são uma ótima opção para pessoas que querem versatilidade e assim ter a possibilidade, dentro de algum tempo, de retirar a parede e mudar a disposição do ambiente. Instalar uma parede de gesso é algo rápido e fácil, que pode ser realizado em um dia e sem muita mão de obra. Sendo assim, você pode criar uma parede de gesso em um ambiente amplo dividindo assim o mesmo em dois, como por exemplo um ambiente para a sala de jantar e outro para a sala de estar e, dentro de alguns anos, se mudar de ideia, a retirada da parede de gesso será muito mais rápida e simples do que derrubar uma parede de verdade.

Parede de gesso com painel

APTO. 230m² - projeto PRETO, BRANCO E PRÁTICO - SALA DE JANTAR Paredes e pisos modernos por Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo Moderno
Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo

APTO. 230m² – projeto PRETO, BRANCO E PRÁTICO – SALA DE JANTAR

Adriana Scartaris: Design e Interiores em São Paulo

Parede de gesso da sala de jantar com painel geométrico, dando um toque extra à decoração do ambiente.

Parede falsa de gesso com relevo

Parede falsa de gesso com revestimento em relevo e iluminação embutida em teto rebaixado de gesso, dando destaque a textura da parede.

Não perca mais inspirações de paredes incríveis aqui.

Parede falsa de gesso com lareira

Madeira em pauta para um casal que adora receber Salas de estar rústicas por Helô Marques Associados Rústico
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

A parede falsa de gesso neste projeto tem a função de delimitar cada ambiente e ao mesmo tempo faz parte da lareira centralizada entre a sala de estar e a sala de jantar.

Além disso, as paredes de gesso também podem estar na sala de estar fazendo um jogo de volumes em uma lareira embutida com prateleira, por exemplo.

Você ainda não sabe qual é a melhor opção de parede falsa para a sua casa? Consulte um dos arquitetos inscritos no Homify.

Como criar divisórias em uma casa sem paredes?

Living com painel de TV em aço corten Salas de estar modernas por RAWI Arquitetura + Design Moderno
RAWI Arquitetura + Design

Living com painel de TV em aço corten

RAWI Arquitetura + Design

Depois de tantas dicas, temos certeza de que você quer conferir muito mais soluções sobre como utilizar divisórias em sua casa, principalmente se você mora ou trabalha em espaços abertos, sem divisões.

E para saber como criar divisórias em uma casa sem paredes, separamos um artigo especial! Confira: 12 opções de divisórias para espaços sem paredes.

Em qual ambiente você gostaria de ter uma parede falsa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!