Tenha uma Parede de Cimento Queimado: Dicas e 11 Inspirações

Vila Leopoldina Loft, DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA. DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA. Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Originalmente o efeito de cimento queimado é um acabamento obtido a partir da aplicação de uma massa simples sobre pisos, bancadas e paredes de concreto bruto, com aspecto bem áspero. A partir desse tratamento, a superfície fica bem lisa, fácil de limpar e com uma aparência que está conquistando corações. 

Além do efeito estético, muitas pessoas gostam do acabamento porque ele tem alta resistência e durabilidade, exige pouca manutenção e tem baixo custo – já que elimina gastos com revestimento, por exemplo.

O cimento queimado foi muito usado na arquitetura modernista, e é muito usado na arquitetura contemporânea. Esse acabamento geralmente é usado quando se busca ambientes com atmosferas mais industriais ou rústicas, porque resulta em superfícies manchadas e com aspecto de que estão aguardando algum outro acabamento.

Entretanto, selecionamos alguns projetos lindos que provam que a atmosfera do ambiente vai depender muito da combinação de materiais e acabamentos, e que vão te inspirar a ter uma parede de cimento em casa. De um quarto industrial a uma sala de jantar sofisticada: a parede de cimento queimado é muito versátil!

Parede de cimento queimado: como fazer

O mais comum é encontrar paredes de cimento queimado feitas com massa corrida ou argamassa. 

Dentro dessas opções, a parede feita com massa corrida costuma ser a mais simples, barata e prática, porque exige o preparo do cimento misturado com a cola.  Para este processo você vai precisar somente de cera, pigmento preto, água e massa corrida – uma lata de 18 kg rende, em média 30 m², então compre o material proporcional ao tamanho da sua parede e evite desperdícios. Misture a água, o pigmento e a massa corrida até criar uma consistência pastosa, e use a quantidade de pigmento necessária para chegar no tom de cinza que você quiser. Aplique a massa na parede com movimentos circulares e com a ajuda de uma desempenadeira – duas a três demãos costumam ser suficientes. Aguarde secar e lixe a parede de forma leve. Faça um polimento com pano úmido e passe uma cera incolor em toda a área da parede.

O acabamento da parede de cimento queimado com argamassa é semelhante ao processo realizado com a massa corrida, mas os materiais necessário são diferentes. Você vai precisar de cola branca, água e argamassa – que é uma mistura de cimento, areia, água e outros aditivos. Ao misturar a argamassa com a cola, use 100gr de cola para cada kilo de de argamassa, e adicione a água aos poucos até chegar em uma consistência pastosa. A aplicação e o acabamento devem ser feitos igual ao da parede de cimento queimado feita com massa corrida – com lixa, polimento e enceramento.

Além do tom de cinza, vale prestar atenção no momento da aplicação para que o efeito “marcado” seja dosado de acordo com as suas preferências.

Materiais alternativos

Como o efeito de cimento queimado feito a partir de massa corrida ou argamassa exige mão de obra especializada e causa um pouco de sujeira dentro de casa, nos últimos anos surgiram materiais e revestimentos alternativos. Estes acabamentos imitam o mesmo efeito de uma parede de cimento queimado, mas tem uma aplicação mais simples e rápida. 

Hoje em dia já existem no mercado diversas opções de estampas de papéis de parede e tecidos com efeito de cimento queimado, e existe a possibilidade de encomendar um adesivo personalizado para a sua parede. A maior vantagem dessas alternativas é que elas podem ser facilmente retiradas da parede, caso você queira mudar a decoração da casa em algum momento. Apenas evite aplicar papel de parede ou adesivos em parede úmidas ou que tenham algum tipo de infiltração, isso garante o aumento da vida útil e a garantia do material.

Muitas marcas de revestimento também já lançaram suas versões de porcelanatos em peças grandes, ideais para revestimentos de paredes, que imitam o efeito de concreto e de cimento queimado. Neste caso, é indicado que você busque a ajuda de um profissional para escolher o formato e o tamanho da peça mais indicado, e desenvolver uma paginação para a sua parede.

Para explorarmos todas as opções, vale mencionar que algumas marcas de tintas nacionais já lançaram produtos de fácil aplicação, e que criam este mesmo efeito.

A combinação perfeita: cimento queimado e madeira

Como o cimento queimado nos remete a um ambiente mais frio e masculino, existem diversos materiais que ajudam a tornar a atmosfera mais quente e aconchegante. Além de tapetes e tecidos, a madeira é o elemento perfeito para compor com o cimento queimado e criar espaços confortáveis e sofisticados.

Quarto com estilo industrial

Este quarto já tem uma atmosfera muito mais fria e séria, e usa poucos elementos de madeira. A bancada de MDF com acabamento cinza escuro e mesa de apoio em serralheria preta, reforçam a ideia de um ambiente mais masculino. Neste caso, o tapete felpudo e a persiana amenizam um pouco e aquecem o ambiente. Parede de cimento queimado no quarto não fica linda?

Quarto aconchegante

Antes de decidir por aplicar este efeito na parede do seu quarto com argamassa ou massa corrida, observe a temperatura do seu quarto nas diversas estações do ano. Se o clima da sua região for de baixas temperaturas, este acabamento não é o mais indicado, pois vai tornar o quarto ainda mais gelado. 

Entretanto, essa imagem prova que um quarto pode ser um espaço confortável, colorido e aconchegante, mesmo com uma parede de cimento queimado na cabeceira da cama. O painel de madeira, a cômoda azul e os objetos coloridos deixam o ambiente leve e descontraído. O tom de cinza escolhido para o efeito na parede é bem suave e tem poucas marcações, e a iluminação direcionada destaca o acabamento da parede.

Escritório contemporâneo

Este ambiente apostou em um acabamento de cimento queimado no piso, no teto e nas paredes. Como a textura do cimento queimado ficou bem leve e uniforme, e o tom de cinza não ficou muito escuro, a composição com móveis pretos e cor caramelo ficou sofisticada e leve. Perceba a diferença que fez a iluminação neste ambiente: a luz com tom amarelado colaborou com um ambiente mais aconchegante. 

Evite usar luz branca em ambientes com paredes que tenham efeito de cimento queimado.

Uma sala de estar minimalista

Mais um ambiente onde o cimento queimado invadiu o piso, a parede, o teto e até a cadeira decorativa. Esta sala de estar é extremamente fria e minimalista, mas se tornou mais convidativa a partir do tapete roxo que ocupa quase toda a área do piso da sala, e um sofá confortável com mantas e almofadas que convidam para um momento de tranquilidade e descanso. 

Se você gosta do estilo minimalista, uma parede de cimento queimado na sala é tudo o que você precisa.

Sala de jantar sofisticada

Apesar do efeito de cimento queimado ser indicado para espaços que tenham um ar mais rústico ou industrial, essa sala de jantar ficou muito diferente e moderna. O ambiente nos remete a essa atmosfera sofisticada por conta da humanização, que se deve às plantas e ao uso da madeira, além do espelho, dos pendentes na cor cobre e a luz de cor amarela. Inspire-se para fazer outras combinações incríveis na sua sala de jantar!

Cozinha Prática

Essa cozinha ficou moderna e muito prática a partir do uso do cimento queimado nas paredes, na bancada e no sóculo dos móveis. Apesar de ter um conceito predominantemente industrial, esta cozinha também tem características intimistas e femininas, que são trazidas para o ambiente a partir da composição do tom azul pastel dos móveis e do piso de madeira. 

A limpeza de uma parede de cimento queimado na cozinha deve ser feita com sabão neutro, assim evitamos que os componentes usados na parede reajam com produtos de limpeza mais fortes.

Pode aplicar cimento queimado no banheiro também!

É possível aplicar o cimento queimado na parede do banheiro também, mas com algumas ressalvas e pontos e de atenção! O ideal é que este acabamento não seja feito nas paredes que ficam dentro do box e, caso seja feito, é indicado que às paredes tenham um excelente trabalho de impermeabilização para que não formem bolhas.  

Além disso, é necessário cuidado para que o material da massa do cimento queimado não tenha muito contato e reaja com com sabonetes e outros produtos usados no banho, para que a vida útil do acabamento não seja reduzida.

Uso de cimento queimado na parede externa

Essa casa adotou o estilo arquitetônico contemporâneo, e optou por trabalhar com ferro, vidro e concreto na área externa. A fachada ficou visualmente equilibrada e a casa convidativa por conta do uso interno da madeira e da iluminação com tons mais quentes.

Para usar o cimento queimado na parede externa é necessário realizar uma boa impermeabilização e um acabamento diferenciado, já que essa parede vai sofrer mais incidência de raios solares e da chuva, e pode precisar de mais manutenção.

Qual dessas ideias você usar para fazer a sua parede de cimento queimado em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista