Parede Revestida de Madeira: Tudo que você precisa saber Parede Revestida de Madeira: Tudo que você precisa saber

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Parede Revestida de Madeira: Tudo que você precisa saber

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de estar  por homify , Rústico
Loading admin actions …

Não existe material mais natural e versátil do que a madeira. Na decoração, o seu uso se aplica desde os pisos e vigas até o mobiliário, mas recentemente vem ganhando a atenção em outro tipo de estrutura: as paredes revestidas de madeira. Elas podem atuar na decoração de parede de qualquer ambiente, desde a sala de estar e o quarto até a cozinha e o banheiro. É comum que as paredes revestidas neste material sirvam de painel para a TV ou, vazadas ou maciças, de divisórias de madeira entre diferentes ambientes. Também se adaptam a qualquer estilo, como a parede revestida de madeira rústica, com madeira de demolição. Confeccionadas em placas de madeira, essas estruturas devem ser projetadas por um arquiteto e executadas por um profissional especializado. Mas, neste livro de ideias, apresentamos, além de informações e imagens comentadas, as dicas sobre como construir uma parede de madeira muito fácil. Acompanhe! 

Paredes revestidas de madeira

Salas de estar  por homify , Rústico
homify

Pocket House

homify

O uso da madeira na decoração é uma prática antiga que valoriza o ambiente com a beleza desse material natural. Muito associada ao estilo rústico, a madeira, no entanto, pode estar presente em espaços nos mais diferentes estilos, indo da simplicidade à sofisticação. E, embora pisos, vigas e forros de tetos sejam estruturas comumente feitas com o material, as paredes revestidas de madeira vêm ganhando espaço na decoração.

As paredes revestidas de madeira são um ótimo recurso quando se deseja destacar pontos específicos da decoração ou do ambiente, especialmente em espaços com paredes e teto em cores claras. É o caso, por exemplo, do seu uso como painel para o aparelho de TV. Também podem ser usadas como estruturas decorativas (em toda a sua extensão ou em apenas parte dela) para criar efeitos como o de aconchego. Ou ainda, para servir de divisória de madeira, tanto na forma contínua quanto na vazada.

Uma das maneiras de se instalar a parede de madeira é aplicar o material em uma determinada parede em continuidade ao piso e, embora o acabamento e as tonalidades possam ser diferentes, eles devem seguir um mesmo padrão para possibilitar uma decoração de parede harmoniosa.

Uma vantagem das paredes de madeira é que elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa, como salas de estar, de jantar, corredores, escritórios, quartos e até na cozinha e no banheiro. De qualquer modo, nas áreas mais molhadas, o tipo de madeira precisa ser escolhido com mais cuidado e instalado em paredes menos expostas à água e à umidade.

Apartamento Prainha: Salas de estar  por Coutinho+Vilela,Moderno
Coutinho+Vilela

Apartamento Prainha

Coutinho+Vilela

Este revestimento é comercializado em placas de madeira, as quais nem sempre têm sua instalação garantida. Portanto, recomenda-se a contratação de um profissional especializado que possa realizar toda a execução da estrutura, assim como a consultoria prévia a um arquiteto para desenvolver um projeto para uma ou mais paredes de madeira.

Atualmente, o uso de madeira de demolição é uma das principais tendências, pois seu acabamento envelhecido permite a combinação de placas com cores, texturas e detalhes únicos. Mas, independentemente do tipo de madeira utilizado, pode-se criar dinamismo e diferentes efeitos apenas com o direcionamento vertical ou horizontal das peças que constituem a parede.

O tamanho e a quantidade de iluminação dos espaços onde devem ser instaladas as paredes de madeira precisam sempre ser considerados. Os espaços pequenos e com pouca iluminação, por exemplo, ficam melhores com madeiras mais claras como a teça, o freijó e a amêndola. Já espaços maiores podem receber madeiras mais escuras como cumaru, jatobá, ipê e sucupira.

Como construir uma parede de madeira

Sítio em Itaúna - MG: Salas de estar  por Beth Nejm,Rústico
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

Você também pode cobrir uma parede inteira da sua casa com sarrafos de madeira. É uma técnica muito fácil chamada “plank wall”, que significa “parede de tábuas”. Para instalar essa parede de madeira, você vai precisar de uma furadeira, buchas, parafusos e uma quantidade suficiente de sarrafos de madeira (com dimensões de 10 cm de largura e 1,5 cm de espessura) para forrar a parede desejada. Veja os passos a seguir:

  1. A primeira coisa a fazer é tirar as medidas da parede escolhida e calcular o número de sarrafos que serão necessários.
  2. Pegue alguns sarrafos na altura exata da parede e fure-os nas extremidades. Eles servirão de suporte para os sarrafos menores horizontais, de modo a não danificar demais a parede. 
  3. Calcule o espaçamento que deve haver entre esses sarrafos verticais na extensão da parede. Posicione os sarrafos e utilize os furos já feitos neles para furar a parede. 
  4. Coloque as buchas e parafuse-as de modo a deixar os sarrafos bem presos à parede. 
  5. De cima para baixo, comece a pregar os pequenos sarrafos horizontais nos verticais que lhes servem de suporte. 
  6. Na hora de colocar as peças finais no rodapé, pode ser necessário cortá-las com uma serra para que se encaixem perfeitamente e tenham um acabamento melhor.

A seguir, uma seleção de imagens comentadas de paredes revestidas de madeira. 

1. Na vertical

Uma das paredes desta sala de estar confortável e elegante está revestida com madeira mais escura, com as ripas colocadas no sentido vertical. Com isso, obtém-se a sensação de mais espaço e também se cria um efeito de dinamismo. 

2. Divisória de madeira

Nesta sala de estar, a parede de madeira é vazada com ripas verticais que servem como divisória entre dois ambientes. O fato de a estrutura ser vazada permite criar a sensação de leveza enquanto mantém o ar de aconchego do material. 

3. Rústica e sofisticada

Apartamento, Maceió Al: Salas de estar  por Cris Nunes Arquiteta,Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

Esta parede revestida de madeira ao mesmo tempo rústica e sofisticada serve de painel para a TV e também de elemento decorativo para o hall de entrada. O efeito visual é surpreendente, mostrando todo o potencial da madeira na decoração.

4. Cores e texturas

As paredes podem ser revestidas com combinações de madeiras com diferentes cores, texturas e padrões, personalizando o projeto de decoração do ambiente em que essas estruturas forem utilizadas.

5. Placas de madeira

As placas de madeira utilizadas na criação de paredes revestidas exigem o serviço de profissionais especializados para a sua instalação, conforme o projeto desenvolvido pelo arquiteto. Não deixe de fazer a sua pesquisa. 

6. Estilo campestre

Esta casa em estilo campestre adotou as paredes revestidas de madeira em toda a extensão de vários de seus ambientes integrados, de modo que a atmosfera reinante é de total calor e aconchego. 

7. Em madeira de demolição

Uma tendência cada vez mais forte na decoração é que as paredes revestidas utilizem madeira de demolição, cujo aspecto envelhecido confere personalidade ao ambiente sem perder a beleza e a simplicidade.

8. Estruturas decorativas

Casa no Clube dos Caçadores -BH : Salas de estar  por Lanza Arquitetos,Moderno
Lanza Arquitetos

Casa no Clube dos Caçadores -BH

Lanza Arquitetos

A parede revestida de madeira pode ser um recurso decorativo bastante sofisticado em ambientes com pé-direito muito alto. Na imagem acima, este material é combinado com o vidro e o metal das estruturas arquitetônicas.

9. Branco e madeira

Ambientes cheios de leveza podem ser obtidos com a predominância do branco em conjunto com paredes revestidas de madeira clara. Nesta sala de estar ampla, as paredes revestidas de madeira dão um leve colorido a um ambiente neutro.

10. Divisória sóbria

Esta sala de estar sofisticada ganhou ares sóbrios com a parede de madeira escura que a separa de outro ambiente. As divisórias de madeira em forma de parede são perfeitas para espaços em que não se quer fazer reformas mais radicais. 

11. Cores e movimento

Nesta sala de estar moderna, a parede revestida de madeira serve também como painel de TV e tem como particularidade as ripas horizontais que apresentam várias cores e, dessa forma, criam movimento.

12. Madeira escura

Apartamento L.O.: Salas de estar  por Rosset Arquitetura,Moderno
Rosset Arquitetura

Apartamento L.O.

Rosset Arquitetura

Esta sala com mobiliário e cores clássicos não poderia deixar de contar com uma parede revestida de madeira escura, que agrega ao ambiente tanto sobriedade quanto sofisticação. Perfeito para um espaço masculino. 

13. Iluminação

Interiores Apartamento - Juiz de Fora, MG: Salas de estar  por Thiara Garcia Arquitetura e Interiores,Moderno
Thiara Garcia Arquitetura e Interiores

Interiores Apartamento – Juiz de Fora, MG

Thiara Garcia Arquitetura e Interiores

A parede revestida de madeira também pode ganhar um projeto de iluminação específico a fim de salientar suas linhas, cores, padrões e especificidades. Ela também participar mais ainda da decoração emoldurando quadros. 

14. Para ocultar

Nesta sala de estar, a parede revestida de madeira não apenas tem função decorativa no espaço moderno, como também serve para ocultar delicadamente uma porta que leva às áreas privativas da casa. Uma excelente solução!

Você gostaria de ter uma parede revestida de madeira na sua casa?
Casas  por Casas inHAUS , Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!