6 dicas para organizar a casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A organização da casa é sempre uma questão em pauta, já que estamos sempre procurando maneiras de facilitar a limpeza e a arrumação dos ambientes. Serviço diário, ela sempre demanda muito tempo que poderia ser mais bem aproveitado em outras atividades.

A primeira regra é ter uma casa fácil de limpar, arrumar e organizar, sem excesso de móveis e objetos, pisos que facilitam a limpeza e a manutenção, entre outras coisas. Outra coisa prática é manter os calçados organizados em um armário ou closet, de modo que o espaço esteja livre de sapatos e sandálias pelo chão. 

Um cabideiro no hall de entrada pode ser ótimo para receber os casacos dos moradores e visitantes ou mesmo bolsas e guarda-chuvas. Já os livros e as revistas podem ser organizados em estantes na sala de estar ou no escritório, tirando do meio da casa objetos que não pertencem a outros ambientes.

Já na cozinha, um guarda-louças ou armário planejado pode organizar os pratos, os copos, as xícaras, as travessas e outras peças de uso na cozinha, mantendo-os protegidos contra a poeira e dando um aspecto mais homogêneo ao ambiente. Por fim, a lavanderia deve sempre contar com um cesto para as roupas sujas para que elas não fiquem espalhadas nos quartos ou no banheiro.

São soluções simples, mas eficientes, que colaboram para a boa apresentação da casa e facilitam as atividades de limpeza e a organização dos materiais.

Conheça nossas dicas e as aplique imediatamente. Você vai ver que dão resultados imediatos e contribuem muito para uma casa sempre apresentável e bonita.

Organize os seus calçados

Os calçados são sempre um problema se não se tem um lugar apropriado para eles. O mais comum é que acabem amontoados em um canto de armário, o que os deforma e também dificulta a visualização do que se tem. Por isso, se você tem um closet, não se esqueça de planejar uma sapateira que exiba os seus calçados individualmente, facilitando na hora de encontrar um par e contribuindo para o bom estado deles. Se não tem um closet, mande fazer uma sapateira de três andares para aquele espaço do armário onde ficam enfiados os calçados. Também é possível ter uma sapateira tipo estante atrás de uma porta do quarto ou acondicionar pares menos usados em caixas debaixo da cama. Essas duas dicas valem também para os quartos de crianças e adolescentes.

Fácil de limpar

Painel sala de estar: Salas de estar modernas por Complementto D
Complementto D

Painel sala de estar

Complementto D

Para começar, procure ter uma casa fácil de limpar. Dê preferência a poucos móveis para não atravancar os ambientes e tornar a limpeza difícil. Se puder e quiser, escolha aqueles com linhas retas, sem reentrâncias, relevos e enfeites que acumulam pó e são mais complicados para manter limpos. Se optar por ter tapetes, não escolha os mais felpudos, que também acumulam mais pó e podem ser difíceis de limpar em caso de acidentes com líquidos, comida e outras substâncias. Quanto ao piso, o porcelanato facilita muito a limpeza, mas madeira e laminados podem bem cuidados sem problemas. Faça uma limpeza básica – tirar o pó, passar o pano – diariamente a fim de preservar o ambiente o mais limpo possível. É mais fácil não deixar acumular a sujeira com essas limpezas básicas do que deixar para limpar uma vez por semana ou a cada quinze dias, quando o trabalho vai ser maior. A sala de estar e jantar integradas projetadas pela Complementto-D têm móveis na medida e piso de porcelanato, o que ajuda muito na hora da limpeza.

Tenha cabideiros no hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Caprice DECO Wave Colours 20x20

Equipe Ceramicas

Se você tem um hall de entrada, ainda que pequeno, pode usá-lo para fixar cabides para pendurar casacos, bolsas e acessórios, como cachecóis, echarpes, bonés e chapéus. É um ótimo meio de manter organizados as roupas e acessórios dos familiares e dos visitantes. Além de ocupar muito pouco espaço, deixa o ambiente aconchegante e acolhedor, mostrando que tem vida, movimento e interação na casa.

Tenha estantes para livros e revistas

APARTAMENTO MOSTARDEIRO: Escritórios  por Maxma Studio
Maxma Studio

APARTAMENTO MOSTARDEIRO

Maxma Studio

Livros são objetos que precisam de um espaço próprio onde serem guardados e organizados. Do mesmo modo, revistas também precisam do seu cantinho, de modo a não ficarem espalhadas pela casa. Portanto, invista em estantes para os seus livros e revistas. Elas podem ser colocadas na sala de estar ou no escritório. Também ficam bem e organizam esse material nos quartos. Organizados em estantes, livros e revistas podem até mesmo fazer parte da decoração do ambiente, graças ao seu colorido. Uma sugestão: organize os seus livros por autor, título ou assunto. Assim fica muito mais fácil de achar aquele livro que você está procurando. 

Invista em um guarda-louças ou armário planejado

Na cozinha, o guarda-louças é essencial para acondicionar os mais variados objetos, como pratos, copos, talheres, xícaras, taças, travessas, leiteiras, chaleiras e muitos outros. O guarda-louças é um móvel clássico que sempre confere um charme ao ambiente, mas, se você preferir, pode mandar fazer armários planejados para receber todos esses objetos frágeis. Tanto o guarda-louça quanto o armário planejado têm a função de evitar o pó nas peças, além, é claro, de organizá-las para que o trabalho na cozinha seja muito mais facilitado.

Não dispense o cesto de roupas sujas

Cozinhas modernas por homify

Uma boa maneira de separar a roupa suja para lavar é ter no banheiro ou na lavanderia um cesto com essa finalidade, de modo que toda a família faça a sua parte e destine as suas peças para a lavagem. Isso facilita a vida de quem está encarregado de lavar a roupa e evita que as roupas usadas fiquem espalhadas pelos quartos, desorganizando os espaços. Ter um cesto para a roupa para passar também é uma boa ideia, pois as peças podem ser dobradas até a hora de serem passadas. O melhor lugar para esse cesto é na lavanderia, onde geralmente fica o ferro elétrico ou a vapor e a mesa de passar. Para outras dicas sobre organizar a casa, leia este artigo.

Qual é a sua dica para organizar a casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!