APARTAMENTO FUNCIONÁRIOS III: Salas de estar modernas por Gislene Lopes Arquitetura e Design de Interiores

Por que Apostar na Estante de Gesso: 18 Inspirações Lindas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Versátil, bonito, barato e moderno, o gesso é um material que aparece no acabamento de tetos e forros e tem se tornado cada vez mais popular por conta de um incrível recurso decorativo: as estantes de gesso. Este material permite que um arquiteto projete estantes para salas pequenas ou qualquer outro ambiente onde haja falta de espaço ou um espaço mal aproveitado. Com isso, é possível organizar melhor as coisas da casa ou, então, realizar um projeto de decoração que leva em conta o estilo e as necessidades do usuário da estrutura. Aliás, uma das possibilidades dela é a estante de gesso vazada, que serve tanto para os fins decorativos quanto para separar espaços. Neste livro de ideias, você vai saber mais sobre as estantes de gesso em espaços como salas de estar e quarto e se inspirar em com 18 fotos imperdíveis!

Estantes de gesso: decoração moderna

O acabamento em gesso já é bem conhecido na sua aplicação em tetos e forros, mas um outro uso vem se tornando cada vez mais popular: as estantes em gesso, geralmente em gesso acartonado. Versáteis, elas são um excelente recurso de decoração para ambientes pequenos, pois são feitas sob medida por profissionais especializados e moldadas ao espaço disponível de acordo com as necessidades dos seus usuários.

Essas necessidades, as condições do espaço e outros fatores devem ser levados em consideração na hora de se construir as estantes de gesso. Por exemplo, uma estante para livros precisa suportar mais peso do que uma estante para itens decorativos. Enfim, são questões como esta que devem orientar a instalação de estantes de gesso, que de qualquer modo são muito resistentes.

A versatilidade das estantes de gesso também se refere aos ambientes, podendo ser instaladas na sala de estar, na sala de jantar, no quarto de casal, no quarto das crianças, no escritório e outros espaços secos. Os usos mais costumeiros para essas estruturas vão da exibição de itens de decoração, plantas, quadros, fotografias e brinquedos até vasos grandes, esculturas, livros e aparelhos eletrônicos como a TV.

Geralmente utilizadas na cor branca, as estantes de gesso se destacam por sua modernidade, leveza e luminosidade. A cor neutra permite que essas estruturas se alinhem aos mais diferentes estilos e projetos de decoração, embora encontre um lugar especial naqueles de inspiração minimalista e provençal. Mas nada impede que a superfície dessas estantes seja pintada em outras cores.

Uma cobertura estilo moderno e minimalista: Salas de estar modernas por Oleari Arquitetura e Interiores
Oleari Arquitetura e Interiores

Uma cobertura estilo moderno e minimalista

Oleari Arquitetura e Interiores

Outro aspecto interessante associado às estantes de gesso é que elas permitem a instalação de um projeto de iluminação nos seus nichos e prateleiras, o que cria um efeito ainda mais moderno e elegante. Outra possibilidade de iluminação é a incorporação de abajures na decoração das prateleiras e nichos. 

A limpeza e a manutenção das estantes de gesso são outro ponto forte desse recurso de decoração: basta usar um espanador e panos secos para tirar o pó acumulado. Mas, caso o gesso apresente manchas, é bom consultar um profissional, pois pode haver infiltrações. 

E finalmente uma vantagem muito bem-vinda: o gesso é um acabamento bastante em conta, com o metro linear custando em média R$ 35, o que permite que essas estruturas sejam utilizadas em vários pontos da casa de acordo com a vontade e as necessidades dos usuários. 

Por outro lado, as estantes de gesso apresentam um inconveniente: como são fixas, não podem ser, obviamente, transportadas para outros lugares. Os locais em que essas estruturas forem construídas só podem ser utilizadas em função das estantes de gesso, a não ser que elas sejam demolidas para reforma.

A seguir, uma seleção de fotos de estantes de gesso para servir de inspiração ao projetar a decoração. 

1. Vertical e horizontal

ECP | Estar: Salas de estar minimalistas por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

ECP | Estar

Kali Arquitetura

A estante de gesso pode se apresentar em variados formatos. Nesta sala de estar, os nichos e prateleiras aparecem tanto no sentido horizontal quanto no vertical, formando um bonito desenho geométrico que moderniza o ambiente. 

2. Prateleiras iluminadas

Um dos recursos mais decorativos quando se trata de estantes de gesso é incorporar a elas um projeto de iluminação que valorize tanto essas estruturas quanto o ambiente. O branco sempre destaca a luminosidade dos nichos e prateleiras.

3. Estante central

Residência SSC: Salas de estar modernas por A/ZERO Arquitetura
A/ZERO Arquitetura

Residência SSC

A/ZERO Arquitetura

Nessa sala de estar, a estante de gesso em posição central dá destaque à TV e permite que o espaço em torno a ela receba nichos de mesmo tamanho com a função de exibir os mais variados itens decorativos de forma delicada. 

4. Nichos envidraçados

SDP004 | Estar : Salas de estar modernas por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SDP004 | Estar

Kali Arquitetura

Esta estante branca com nichos envidraçados está instalada em uma parede de gesso muito elegante e moderna. A estrutura delicada é ideal para a exibição de itens de decoração sofisticados e que exibem maior cuidado.

5. Estante horizontal baixa

Esta estante horizontal baixa, ao nível do sofá, tem projeto de iluminação que destaca quadros e objetos de decoração. É um contraponto interessante à parede texturizada na parede lateral, marcada por jogos de luzes e sombras.

6. Combinações

Apartamento Vila da Serra: Salas de estar modernas por Stark Arquitetura
Stark Arquitetura

Apartamento Vila da Serra

Stark Arquitetura

Nesta sala de estar, a parede de gesso apresenta nichos laterais para objetos decorativos e um nicho central em que fica embutida a TV, resultando em um painel moderno que valoriza todo o ambiente e vai bem com os diferentes revestimentos. 

7. Moderna e sofisticada

A estante de gesso pode ter um design supermoderno e sofisticado, com prateleiras retas e de mesmo tamanho que fazem lindo efeito. Outra ideia é cobrir os fundos das prateleiras com espelho para aumentar a sensação de espaço. 

8. De canto

SDV | Estar: Salas de estar modernas por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

SDV | Estar

Kali Arquitetura

Nesta sala de estar, a estante de gesso é, na verdade, um conjunto de nichos dispostos uns sobre os outros de modo a aproveitar um espaço reduzido junto à janela. Perfeito para organizar e guardar livros e revistas que ficam no espaço. 

9. Centralizada

Esta é mais uma estante de gesso centralizada com prateleiras compridas destinadas a exibir itens de decoração, como vasos, quadros, caixas e até livros antigos. A estrutura se adapta a qualquer estilo graças à sua cor neutra e textura polida.

10. Estante cinza

Outras cores são possíveis quando se trata de estantes de gesso. Nesta sala de estar, a parede neste material se apresenta na cor cinza e conta com nichos embutidos que, além da função decorativa, participam da organização. 

11. Para o bar

Sala e Cozinha Integradas: Salas de estar modernas por Pocket Space Arquitetura
Pocket Space Arquitetura

Sala e Cozinha Integradas

Pocket Space Arquitetura

Uma ideia excelente é criar uma estante de gesso que sirva como área do bar na sala de estar. Na imagem acima, os nichos têm tamanhos diferentes que se destinam a itens como garrafas, copos e todo tipo de acessório. 

12. No quarto

No quarto, as estantes de gesso podem ter outras finalidades, inclusive mais decorativas. Na imagem acima, a prateleira no alto da cama toma toda a extensão da parede e se destina a exibir fotografias sobre fundo preto. 

13. Estante iluminada

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Quartos  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Também no quarto, uma estante de gesso com projeto de iluminação costuma fazer bonito. Uma dica importante é destacar poucos e selecionados objetos que tenham significado especial para a pessoa que ocupa o espaço

14. Prateleira decorativa

Suite Master Casa Ginkgo: Quartos  por Studio Calla
Studio Calla

Suite Master Casa Ginkgo

Studio Calla

Neste amplo quarto de casal, a estante de gesso destaca uma prateleira decorativa que vai de um lado a outro da parede da cama. O simples vão tem sua imponência e não exige excessos de decoração para tornar o ambiente marcante. 

15. Nichos e moldura

Neste quarto de casal, a estante de gesso cria uma moldura que dá destaque à cama, ao mesmo tempo que aproveita o espaço vertical lateral com nichos que expõem itens decorativos e pessoais. A estrutura preenche sem pesar. 

16. Prateleiras estreitas

NICHOS DISPOSTOS AO FUNDO DO ARMÁRIO DÃO EFEITO AO ESPAÇO DA CAMA: Quartos  por Fernanda Amorim Arquiteta
Fernanda Amorim Arquiteta

NICHOS DISPOSTOS AO FUNDO DO ARMÁRIO DÃO EFEITO AO ESPAÇO DA CAMA

Fernanda Amorim Arquiteta

As prateleiras de uma estante de gesso podem ser embutidas e estreitas, como as que abrigam objetos decorativos neste quarto de casal. Elas podem ainda ser revestidas em outros materiais, como a madeira, que dá a sensação de aconchego.

17. Curva

Neste quarto de adolescente, a estante de gesso é curva e ocupa toda uma parede, apresentando prateleiras embutidas pintadas em rosa. Sua função é totalmente decorativa, complementando a bancada do home-office.

18. Outra estante de canto

Uma estante gesso em formato de cantoneira aproveita melhor o espaço disponível neste quarto de casal. O objetivo das prateleiras que formam a estrutura é expor itens decorativos de forma leve e bem visível. 

De qual estante de gesso você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!