Pisos para Escada: os mais indicados para áreas internas e externas | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Pisos para Escada: os mais indicados para áreas internas e externas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Projeto de Interiores - Barão Salas de estar modernas por Maira Del Nero Arquitetura e Interiores Moderno
Loading admin actions …

A escolha do piso para escadas internas e externas envolve muitos fatores, especialmente aqueles relacionados à segurança dos usuários. Nem por isso se deixa de lado o aspecto estético, determinado a partir de elementos como estilo de decoração ou fachada. 

Neste livro de ideias, você vai conhecer um pouquinho mais sobre os revestimentos para escada interna e externa residencial. O granito e o aço inox, por exemplo, são revestimentos para escada mais baratos do que o mármore. E não é preciso revestimento especial para escadas de concreto ou porcelanato, a não ser as aplicações antiderrapantes que protegem idosos e crianças contra quedas. 

O importante é que um arquiteto seja consultado para ajudar você a decidir o melhor material para as escadas da sua casa, sempre seguindo as regras de segurança, o estilo residencial e o projeto de decoração. Confira!

Como escolher o piso da escada

Apartamento, Maceió Al Salas de estar clássicas por Cris Nunes Arquiteta Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

Escadas são estruturas arquitetônicas funcionais que se destacam no projeto de uma casa e, justamente pelo impacto que causam, precisam ser valorizadas esteticamente. É sempre bom lembrar que as escadas podem ser tanto internas, servindo de ligação entre pavimentos em níveis diferentes, quanto externas, geralmente as relacionadas à fachada e que servem de acesso à entrada.

A valorização estética das escadas se faz por meio dos variados tipos de pisos com os quais elas são revestidas e exige cuidados comuns a todos eles, como os de segurança. Ou seja, não importa qual for o material escolhido, nem se a escada é interna ou externa, o piso precisa ser antiderrapante de modo a evitar acidentes, especialmente aqueles com crianças e idosos.

Por isso, é muito importante que a escolha do piso para a escada faça parte de um projeto desenvolvido especificamente para toda a estrutura por um profissional qualificado, tendo em vista fatores como as necessidades dos moradores, o estilo desejado para a área em questão e o orçamento disponível. É preciso, por fim, ter em conta que a escada – e os materiais nela utilizados – deve se harmonizar estilisticamente com toda a casa.

Pisos para escada interna

Escada vazada com estrutura metálica e guarda corpo em vidro Salas de estar modernas por Maira Del Nero Arquitetura e Interiores Moderno
Maira Del Nero Arquitetura e Interiores

Escada vazada com estrutura metálica e guarda corpo em vidro

Maira Del Nero Arquitetura e Interiores

Os materiais para pisos de escadas internas são bastante variados e devem ser escolhidos a partir de um projeto arquitetônico e decoração que defina claramente o estilo dos ambientes. Vejamos os que mais se destacam:

Madeira – A madeira como material para escadas nunca sai de moda e tem assumido ares cada vez mais contemporâneos nos dias atuais, principalmente se combinada com elementos em vidro e inox, que dão leveza, modernidade e elegância. Outro estilo com madeira que costuma fazer sucesso é o rústico, sempre bonito e aconchegante. Além de poder contar com uma grande variedade de tipos de madeira em termos de cor e textura, o piso feito com esse material pode ser maciço ou simplesmente revestir os degraus. Uma dica: as escadas de madeira sob medida feitas por carpinteiros qualificados são uma recomendação valiosa.

hall - escada Salas de estar modernas por ND HAUS Moderno
ND HAUS

hall – escada

ND HAUS

Granito – Pedras naturais como granito e mármore são sempre consideradas por que busca conferir sofisticação e elegância à escadaria. O granito, por exemplo, se destaca por sua durabilidade, podendo ser usada mesmo nas escadas com maior fluxo, e economia, já que é bem mais barato que o mármore. Além disso, o  material pode cobrir toda a superfície ou apenas partes da escada, como os degraus e os espelhos. O granito é atemporal e versátil na hora de imprimir estilos, podendo ser combinado com outros elementos presentes na estrutura da escada, como vidro, inox e pastilhas.

Mármore – Mais cara que o granito (especialmente quando se trata de escadas), esta pedra natural é a mais recomendada quando se busca uma aparência de luxo e glamour. Para a escada, o mármore travertino costuma ser um dos tipos mais utilizados, mas é possível não gastar tanto com esse material ao se buscar pedras brasileiras e/ou com mais veias aparentes, que são mais baratas que as mais lisas. Em qualquer caso, é importante escolher logo o tipo de acabamento a ser usado, pois isso influencia no preço final do produto. O mármore também pode ser usado somente em partes da escada como os degraus e combinado com outros materiais como vidro e inox.

Porcelanato – O piso de porcelanato é um excelente substituto das pedras naturais nas escadas. O modelo polido e branco cria degraus elegantes que têm sido muito utilizados na arquitetura contemporânea. Outro modelo é o que imita madeira, que tem custo menor e manutenção mais simples do que a própria madeira. Uma dica é procurar empresas especializadas que instalem o piso de porcelanato sem rejunte.

Residência AT - Itupeva SP Salas de estar modernas por Taguá Arquitetura Moderno
Taguá Arquitetura

Residência AT – Itupeva SP

Taguá Arquitetura

Aço inox – Este material é ideal para escadas em ambientes com estilos mais modernos, como o contemporâneo ou o industrial. As escadas de inox dispensam a base em alvenaria, mas sua fabricação deve ser encomendada a empresas especializadas pois sua estrutura não pode ser modificada por oscilações de temperatura. O aço inox, que tem como grandes vantagens a resistência e a cor neutra, também faz excelente parceria com o vidro.

Pisos para escada externa

As escadas externas são aquelas com acesso à entrada da casa e com degraus baixos que devem atender primeiramente às necessidades de segurança sem esquecer da beleza. Aqui estão os materiais mais utilizados:

Pedras naturais – Utilizadas há muito tempo em escadas de áreas externas, as pedras naturais continuam a ser ainda hoje muito indicadas para essa função, já que muitas delas são antiderrapantes. O ideal é escolher os tipos com maior rugosidade. Entre as pedras mais indicadas para escadas externas estão a Morisca, a Lagoa Santa, a Paduana e a São Tomé. Já a ardósia, embora seja bastante utilizada por ser barata, não tem resistência e propicia quedas.

Residência J&F - projeto arquitetônico: Paulo Delmondes | fotos: Gilson Barbosa Casas modernas por Studio Gilson Barbosa Moderno
Studio Gilson Barbosa

Residência J&F – projeto arquitetônico: Paulo Delmondes | fotos: Gilson Barbosa

Studio Gilson Barbosa

Granito e mármore – Por sua resistência, esses dois materiais – em especial o granito – proporcionam muita segurança à entrada da casa. O granito, que é duro e menos poroso, também tem como vantagem o fato de não sofrer tanto desgaste pelo tempo ou pelo uso, nem tantos danos em contato com produtos corrosivos.

Fachada Neoclassica por TRÍADE ARQUITETURA Clássico
TRÍADE ARQUITETURA

Fachada Neoclassica

TRÍADE ARQUITETURA

Concreto – Escadas em concreto pré-moldado são uma opção cada vez mais levada em conta para as áreas externas, pois o concreto é um material natural, versátil, atemporal e muito resistente. O conceito de concreto aparente se adapta particularmente bem a propostas contemporâneas.

Madeira – Outro material versátil para a escada externa é a madeira, que se apresenta em vários tipos, cores e texturas que devem ser escolhidos em função do estilo da fachada e do projeto da estrutura. As possibilidades são muitas, desde uma escada em deck de madeira à outra em madeira de demolição. Em todos os casos, porém, é preciso consultar especialistas que possam fornecer orientações sobre os tratamentos, cuidados e manutenção da madeira utilizada na escada.

A seguir, uma seleção de imagens de escadas internas e externas nos mais diferentes materiais:

1. Escada interna em alvenaria com degrau e espelho em madeira

2. Escada interna com degraus em mármore e guarda-corpo em vidro

3. Escada interna em alvenaria e concreto

AMBIENTE DE PRAIA PREMIADO CASA COR 2011 por Maciel e Maira Arquitetos Tropical
Maciel e Maira Arquitetos

AMBIENTE DE PRAIA PREMIADO CASA COR 2011

Maciel e Maira Arquitetos

4. Escada interna em concreto com corrimão em aço inox

Apartamento, Maceió Al Salas de estar clássicas por Cris Nunes Arquiteta Clássico
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento, Maceió Al

Cris Nunes Arquiteta

5. Escada interna em concreto e com design moderno

Sala de estar Salas de estar tropicais por homify Tropical
homify

Sala de estar

homify

6. Escada interna linear em madeira e estilo rústico

CASA DA FAZENDA Salas de estar coloniais por Mariana Chalhoub Colonial
Mariana Chalhoub

CASA DA FAZENDA

Mariana Chalhoub

7. Escada interna em mármore branco com design curvo, corrimão em aço inox e iluminação

8. Escada interna linear com degraus, espelhos e corrimão em madeira

Casa Simples e Confortável Salas de estar rústicas por RAC ARQUITETURA Rústico Tijolo
RAC ARQUITETURA

Casa Simples e Confortável

RAC ARQUITETURA

9. Escada interna em porcelanato polido branco

10. Escada interna em aço inox e guarda-corpo em vidro

Sala de Estar Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de Estar

homify

11. Escada linear em granito claro e guarda-corpo em aço inox

12. Escada em área externa feita com pedras naturais

Escada de acesso à área de lazer por Fávero Arquitetura + Interiores Moderno
Fávero Arquitetura + Interiores

Escada de acesso à área de lazer

Fávero Arquitetura + Interiores

13. Escada em área externa feita em alvenaria e concreto

14. Escada em área externa feita em porcelanato

15. Escada em área externa feita em concreto

Casas modernas por homify Moderno

16. Escada em área externa feita em pedra natural

De que material é feita a escada da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!