19 Inspirações de Plantas no Banheiro: Saiba quais escolher

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
COBERTURA ANAPURUS, Macro Arquitetos Macro Arquitetos Banheiros modernos
Loading admin actions …

As plantas sempre dão um toque de vida e cor a qualquer ambiente, e não seria diferente quando falamos de banheiros. Mas quais são as melhores plantas para banheiros? Você pode ter uma planta no banheiro escuro ou sem janelas? Respondemos todas as suas dúvidas neste livro de ideias e te ajudamos a se inspirar com imagens de lindas plantas para banheiros. Não perca!

Plantas para banheiro 

Existem mais espécies de plantas que podem ser usadas em banheiros do que você imagina. Escolher a planta certa para o seu banheiro vai depender de algumas condições como por exemplo: do espaço disponível, do tipo de  decoração, iluminação natural, ventilação e claro, do seu gosto pessoal e do tempo que você pretende investir para cuidar das suas plantas.

É preciso lembrar que os banheiros costumam ser ambientes úmidos, principalmente os menores e menos arejados. Se este é o caso do seu banheiro ou lavabo, escolha plantas que são realmente perfeitas para este tipo de ambiente. Algumas delas são: espada-de-São-Jorge, chamaedorea, dinheiro em penca, palmeira rafis, comigo-ninguém-pode, bambu, cactus, lírio, bromélias, orquídeas, violeta entre outras.

Também é importante escolher plantas que resistem bem à mudanças bruscas de temperatura, como é o caso das  espécies de sombra ou meia sombra. Outra dica importante é comprar uma planta já crescida, já que o ambiente do banheiro não favorece o crescimento de uma planta jovem ou recém plantada.

Plantas para banheiro escuro

Se o seu lavabo ou banheiro possui uma decoração mais escura e menos luz natural por falta de janelas, não se preocupe, você também pode ter uma planta decorando o ambiente. A primeira opção, e a mais duradoura, é escolher por uma planta artificial. Sim, em um primeiro momento pode parecer algo brega, mais hoje em dia existem muitas opções bem feitas e de bom gosto para você incluir na sua decoração.

Banheiro escuro com orquídea

A orquídea amarela faz um belo contraste no banheiro predominantemente marrom.

Folhas de samambaia para banheiro

Em vez de ter uma vaso grande com a planta plantada na terra, você pode colocar um pequeno vaso ao lado da pia com folhas de samambaia. O efeito é bonito e elegante.

Costela de adão em banheiro com pouca iluminação

COBERTURA ANAPURUS, Macro Arquitetos Macro Arquitetos Banheiros modernos
Macro Arquitetos

COBERTURA ANAPURUS

Macro Arquitetos

A planta costela de adão é uma boa opção para um banheiro sem muita iluminação natural. Além disso, é uma planta que combina perfeitamente com uma decoração de banheiro mais moderna ou industrial. Uma opção é usar apenas algumas folhas e não a planta inteira, como é o caso deste banheiro

Banheiro com cacto

Nossa segunda sugestão é escolher cacto ou suculentas. Esses tipos de plantas são uma boa opção para banheiros pequenos e sem muita luz, já que são plantas mais resistentes.

Mas é importante lembrar que os cactos ou suculentas não gostam de tanta água (umidade). Sendo assim, certifique-se de que o seu banheiro possui uma boa ventilação e que não retenha muita umidade. Deixe que o ambiente ventile após cada banho.

Banheiro com flor seca

Sala de Banho - Mostra Village Arte Decor 2017 Quadra 17 I Arquitetura e Interiores Banheiros modernos
Quadra 17 I Arquitetura e Interiores

Sala de Banho – Mostra Village Arte Decor 2017

Quadra 17 I Arquitetura e Interiores

E não paramos por aqui, existe também uma terceira possibilidade que é comprar arranjos de flores secas, como por exemplo um pequeno ramo de lavanda, que além de dar um toque visual, exala um odor muito agradável.

Na foto vemos um par de pequenos vasos com flores secas em tons de rosa e amarelo, criando um bonito contraste com o banheiro de decoração neutra.

Flor seca para banheiro

Mais uma opção de flor seca para decorar o seu banheiro. Aqui as flores amarelas combinam com os elementos dourados da decoração e com o rosa da bancada.

Plantas ou flores para o banheiro?

Essa escolha vai depender do tempo que você quer dedicar para cuidar da sua flor ou planta. Normalmente, as plantas com flores duram menos e requerem um maior cuidado (como um ambiente mais arejado e com mais luz), já plantas como espada de são jorge ou comigo ninguém pode são plantas mais “independentes” e duram mais tempo sem precisar de um cuidado contínuo.

Mas se você quer decorar o seu banheiro com plantas com flores, pode apostar por espécies como as bromélias, violetas ou orquídeas. Com certeza elas darão um toque alegre ao ambiente. Neste caso, as flores podem seguir a paleta de cores escolhida para a decoração do banheiro ou usar tons completamente diferentes, para dar ainda mais vida ao seu espaço.

Veja aqui mais projetos lindos de banheiros. Você vai se apaixonar.

Plantas para banheiro moderno

Esse banheiro moderno e com pouca iluminação natural ganha seu espaço verde em uma jardineira embutida no parapeito da janela, criando um contraste com o preto da persiana e o tom da madeira da parede.

Banheiro rodeado por plantas

Essa banheira fica ainda mais relaxante tendo ao seu entorno um jardim através de paredes de vidro.

Rosas para banheiro

Não é a flor mais recomendada para banheiros, mas você também pode usar rosas ou outras flores mais perecíveis em pequenos vasos e mudar todas as semanas o tipo de flor da decoração do seu banheiro ou lavabo.

Banheiro com chamaedorea

Outra planta que também funciona muito bem em banheiros é a chamaedorea. Este projeto criou um mini jardim que aparece entre a parede e a bancada da pia, criando assim a sensação de estar realmente em meio à natureza.

Jardim vertical

Loft do DJ Renata Ratier - CASA COR MS 2014, Gabriela Pereira Gabriela Pereira Banheiros ecléticos Plantar,Luminária,Sombra,Pisos,Madeira,Material compósito,casa,Concreto,Copo,Teto
Gabriela Pereira

Loft do DJ Renata Ratier – CASA COR MS 2014

Gabriela Pereira

O projeto deste banheiro zen se destaca pelo jardim vertical e o toalheiro de bambu. Destaque para a variedade de plantas na parede e também dentro do box.

Banheiro com jardim vertical em uma parede

Se você ainda vai reformar seu banheiro, ou está disposto a mudar radicalmente a decoração deste espaço, o jardim vertical pode dar um ar completamente novo e trazer um toque ainda mais forte de natureza ao ambiente. Você pode criar esse jardim vertical em pequenos nichos da parede ou ousar e colocar um painel inteiro, tudo vai depender do seu gosto e estilo. Para este tipo de decoração nós adoramos ver uma grande variedade de folhas verdes, como samambaias ou até mesmo musgos.

Se precisar de ajuda, você sempre pode contar com a ajuda de profissionais como decoradores e designers de interiores para facilitar todo esse processo.

Banheiro com plantas em painel

Jardim de inverno do banheiro Arquiteta Bianca Monteiro Banheiros clássicos Mármore Castanho jardim de inverno,banheiro,banheiro com jardim
Arquiteta Bianca Monteiro

Jardim de inverno do banheiro

Arquiteta Bianca Monteiro

Outra opção para quem quer ter um jardim vertical, mas não quer fazer nenhuma obra mais pesada no banheiro é optar por um painel de madeira onde é possível inserir ou encaixar diversos cachepôs.

Prateleira com plantas para banheiro

Lavabo Funcional da Área Gourmet, Espaço do Traço arquitetura Espaço do Traço arquitetura Banheiros modernos
Espaço do Traço arquitetura

Lavabo Funcional da Área Gourmet

Espaço do Traço arquitetura

Esse banheiro moderno e com linhas retas insere as plantas artificiais em pequenos cachepôs dispostos em prateleiras e intercalados com outros elementos de decoração.

Plantas dentro do box

Uma alternativa mais ousada para os verdadeiros amantes das plantas: você já pensou em colocar as plantas dentro do seu box? Pois é… é um efeito super bonito e prático, afinal das contas, as plantas já serão regadas enquanto você toma banho. Mas muito importante, você precisa escolher plantas que realmente gostem de água e contar com uma boa iluminação natural.

Samambaia para banheiro

Banheiro do Casal COB Arquitetura Banheiros modernos
COB Arquitetura

Banheiro do Casal

COB Arquitetura

Esse banheiro é perfeito para os amantes de samambaias. Aqui, a planta está presente dentro do box, sendo o destaque desta decoração.

Banheiro com bambu

Banheiro da Suíte Master MARIA FERNANDA PEREIRA Banheiros modernos Mármore Preto Banheiro,Suíte Casal,Bancada,Vegetação,Banheira,Mármore,Cuba Dupla,Banheiro casal
MARIA FERNANDA PEREIRA

Banheiro da Suíte Master

MARIA FERNANDA PEREIRA

Este banheiro foi desenvolvido já pensando em integrar plantas na sua decoração, no caso, o bambu foi o escolhido para dar um toque verde ao banheiro claro.

Qual é a sua planta preferida para colocar no banheiro?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!