8 varandas pequenas e perfeitas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
homify Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Varandas pequenas são muito comuns em apartamentos e, muitas vezes, trazem a dúvida de como decorá-las. Para isso, trouxemos ótimas dicas que serão um bom guia para você deixar a decoração incrível!

Quem mora em apartamento, sabe que as varandas pequenas são uma forma de recorrer ao que mais se aproxima de um quintal. Deixar de lado a rotina em casa para respirar um pouco de ar fresco, deixando que o vento corra livre pelo rosto e cabelos é sempre uma forma de reciclar um pouco as ideias. 

Para apreciadores de um bom vinho ou da leitura relaxada, as varandas são o local perfeito para deixar os pensamentos vagarem e planejar os próximos sonhos que serão realizados. É, sem dúvidas, um local mágico no lar e por isso merece uma atenção mais do que especial para a decoração.

Pensando nisso, fomos em busca das ideias incríveis para a decoração de varandas pequenas, onde você entenderá o quanto é possível encontrar excelentes resultados para contar com elementos como a churrasqueira, mesas e cadeiras de jantar, balcão com flores e objetos decorativos e tantas outras coisas que podem fazer com que esse espacinho no seu apartamento ou na sua casa fiquem ainda mais especiais.

Por isso, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo e se preparar para fazer desse recanto um ponto ainda mais agradável em seu lar. Temos a certeza de que com os ótimos projetos para varandas que nossos arquitetos e decoradores trouxeram, você terá uma rotina ainda mais feliz.

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. Com jardim vertical

homify Varandas, alpendres e terraços modernos

O fato de ter uma varanda em casa já abre boas possibilidades para se aventurar a novas opções, como é o caso de cultivar jardins, sejam eles tradicionais, verticais, suspensos, orientais ou de tantos outros estilos que podem criar pequenos refúgios dentro do próprio lar. 

Aqui, temos um projeto muito agradável, onde a estante com caixotes verticais foi utilizada para acomodar plantas simples ou até mesmo pequenas hortas orgânicas. A varanda conta ainda com piso revestido com cerâmica, onde a estampa preta e branca compõe visual moderno ao cenário.

A pequena mureta de tijolos vermelhos reforça a sensação de acolhimento, tendo ainda a pequena mesa redonda cercada por duas cadeiras para acomodar moradores e visitantes sob a sombra do toldo.

2. Ideias para varandas pequenas de apartamentos

Encontrar boas ideias para varandas pequenas que sejam parte do apartamento não é nada fácil, mas pode ser uma tarefa bem divertida e criativa. O ideal é optar por soluções aconchegantes que garantam que o tempo passado nesse espacinho seja o melhor possível. 

Por isso, trouxemos para nossa lista esse espaço muito agradável, que conta com deck de madeira cobrindo todo o piso, um pequeno jardim ao fundo e móveis de vime. Contudo, as opções recorrem ainda a peças coloridas, como o tapete verde e as almofadas azuis, que fazem um conjunto alegre e muito agradável no espaço. 

As paredes de vidro na lateral garantem que a iluminação seja muito bem distribuída por todo o espaço e proporcione o máximo de iluminação natural, além do aproveitamento pleno do cenário agradável ao redor.

3. Ideias para varandas de pequenas de casas

Embora o mais comum é que as varandas sejam projetadas em apartamentos, existe também a possibilidade de construir bos varandas em casas, o que é excelente para quem deseja complementar a construção e valorizar o lar. O segredo é criar uma extensão que não descaracterize a habitação, como no exemplo que vemos na imagem.

Aqui, temos uma linda casinha rústica cercada por um jardim incrível, onde a madeira foi utilizada para complementar o espaço com uma agradável varanda com piso e cobertura de madeira. Os vasos suspensos com plantas conferem um toque de elegância e o conjunto de mesa e cadeiras complementa o conforto do espaço. 

4. Decoração de varandas pequenas com churrasqueira

Quando se fala em varanda de apartamento, logo pensamos em uma boa churrasqueira. Afinal, assim como futebol, carnaval e samba, a maioria dos brasileiros não desperdiça a chance de fazer um bom churrasco, o que faz das churrasqueiras uma das peças que lideram a lista de itens para a varanda ou terraço. 

No projeto da imagem, temos uma pequena varanda com espaço minúsculo, mas suficiente para acomodar uma pequena churrasqueira acompanhada com balcão e pia, além de bom espaço para armazenamento de utensílios. Um bom truque que pode ser seguido nesse projeto é a mesa dobrável, perfeita para decorar e organizar pequenos mínimos. 

5. Varandas pequenas integradas à sala

Apartamentos e casas com ambientes integrados são cada vez mais comuns. Isso porque a construção de imóveis com pouco espaço pede que soluções inteligentes na organização da casa sejam adotadas para que não falte o conforto necessário  no dia a dia.

Quando pensamos em varandas integradas à sala de estar, estamos, na verdade, propondo uma solução excelente que oferece um complemento à sala de estar, acomodando os moradores e visitantes em um espaço agradável, com plena iluminação natural e visual encantador.

Para a decoração, observamos a mesa com tampo de vidro, cercada por cadeiras pretas desenhadas com linhas modernas. Ao fundo, a parede decorada com estampas coloridas e o pendente complementando o cenário da pequena varanda. Cada detalhe trouxe um resultado espetacular ao ambiente. 

6. Varandas pequenas fechadas com vidro

Varandas de apartamento, geralmente, são entregues aos proprietários com parapeitos a meia-altura, o que é suficiente para garantir a segurança, mas não o conforto. Afinal, de maneira geral a altura colabora para fortes rajadas de vento que chegam pela varanda e acabam deixando a casa bagunçada e com areia.

Uma solução para isso são as cortinas de vidro, que garantem proteção contra o vento, garantem o aproveitamento total da luz natural e ainda compõem um toque moderno e elegante à decoração da varanda. Existem diversos modelos que podem trazer resultados muito interessantes, sendo o mais comum as cortinas corrediças, que são fáceis de abrir para controlar a ventilação.

7. Varanda com cadeira suspensa

Varandas são locais perfeitos para encontrar silêncio, tranquilidade e harmonia. Não por acaso, são os lugares preferidos para ler, meditar ou simplesmente tragar um bom vinho deixando que o corpo relaxe completamente no tempo em que o espaço for aproveitado. 

E se a ideia é relaxar, nada mal contar com uma boa cadeira suspensa, que garante conforto a partir de almofadas, onde o corpo pode cair suavemente para apreciar a cidade vista do alto. Além disso, o piso de madeira reforça a sensação de conforto e traz elegância, assim como o lindo jardim organizado verticalmente, onde cachepôs foram posicionados ao longo do painel rústico com troncos de árvores. 

8. Decoração simples para a varanda

homify Varandas, alpendres e terraços rústicos

Embora os projetos que vemos são com decorações mais rebuscadas, onde conforto e elegância se somam, é sempre interessante notar o quanto soluções simples podem proporcionar o conforto desejado. Para isso, mais do que grande quantidade de móveis, é preciso pensar na organização da varanda, bem como do aproveitamento máximo da iluminação e ventilação natural. 

Nesse projeto, vemos as cadeiras pretas com almofadas listradas, onde a companhia de uma mesa rústica de madeira conta com pequenos vasos de cactos, assim como há a presença de um grande vaso com plantas amarelas, que trazem vibração e criatividade ao cenário. 

A divisão com a sala de estar conta com portas corrediças, onde cortinas de vidro corrediço permitem a integração plena entre os ambientes. 

De qual varanda pequena você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista