Residência Condomínio Hibisco: Salas de estar  por Estela Netto Arquitetura e Design

Cores sóbrias: decore de forma discreta e elegante

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Branco, cinza, preto, marrom, bege – o que essas cores (e outras mais) têm em comum? Elas são cores sóbrias ou neutras, o que significa que servem de base para os mais diferentes projetos de decoração, os quais podem ir do monocromático ao colorido. De qualquer modo, elas permitem uma decoração discreta e elegante, seja na sua utilização nas paredes, no mobiliário, nos acessórios e nos itens decorativos. 

Neste livro de ideias, você vai saber mais sobre a paleta de cores sóbrias e o significado delas, assim como sobre as atuais tendências referentes a elas e as tintas de parede nessa paleta com lançamento recente. Confira! 

As cores sóbrias

O que são cores sóbrias? E cores neutras? Tanto as primeiras quanto as segundas dizem respeito a uma paleta de cores semelhante, sendo que as sóbrias tendem mais para os tons escuros, enquanto as neutras tendem mais para os tons claros.

Essa paleta de cores engloba cores como preto, as diferentes tonalidades de cinza, os diferentes tons de marrom, o bege, o creme, o areia, os diferentes tons de branco. Para alguns, pode incluir cores como o verde ou azul em tonalidades bem fechadas ou puxando para o cinza. Para outros, elas podem ser cores suaves como os tons pastel.

Mas o que significa cor sóbria em decoração? Significa uma cor que serve de base para o ambiente, no qual é possível realizar diversas combinações e variar estilos, podendo ir desde um projeto monocromático a um cheio de detalhes coloridos.

Projetos com cores sóbrias que priorizam tons terrosos costumam ser mais clássicos e também mais aconchegantes, enquanto projetos que envolvem cores como preto, chumbo, cinza e branco podem ter um ar mais moderno e urbano. Esta linha mais contemporânea, aliás, permite uma liberdade decorativa maior, inclusive com acabamentos como cimento queimado e concreto que dão um toque industrial ao espaço.

É preciso lembrar ainda que as cores sóbrias não significam necessariamente que os ambientes serão caracterizados por uma sobriedade na decoração. Tudo vai depender dos objetivos do projeto, dos revestimentos, materiais e texturas utilizados, da interação com cores frias ou quentes, entre outras coisas. Só o que é possível afirmar é que as cores sóbrias e neutras servem de tela para a energia particular de outras paletas de cores, sejam elas também sóbrias ou vibrantes.

Tendências e cores novas

No ano passado, o Instituto Pantone definiu como tendência para 2018 a incorporação de estilos minimalistas e tecnológicos que harmonizam cores sóbrias e design arredondado. Desde quando foi escolhido pela instituição como a cor tendência de 2016, o rosa quartzo vem se apresentando na paleta de cores neutras, agregando tons envelhecidos e acobreados e combinando com tons metalizados como prata e dourado e cores neutras como preto, cinza e branco. Além disso, o rosa quartzo vem inspirando outras tonalidades de cor (e tirando o rosa do quarto das meninas para a sala), como o “adorno rupestre”, um rosa acinzentado claro da Tintas Coral.

A Pantene e a Sherwin-Williams também apostam no preto e nos tons acinzentados, que continuam em alta por se associarem a ambientes de decoração minimalista. Novos neutros se juntam a eles, como os tons terrosos de amarelo e marrom, que combinam com a estética tecnológica e remetem sutilmente à natureza. 

Outras cores lançadas recentemente por marcas de tinta que podem ser consideradas sóbrias são o tom “eucalipto” da Eucatex, um verde escuro acinzentado, e a tonalidade “terra roxa” da Suvinil, que lembra o barro.

1. Estilo industrial

Nesta sala em estilo industrial, as cores preto e branco incorporam modernidade à decoração, com mobiliário com estrutura em metal e revestimentos e acessórios em tonalidades claras. A madeira torna o ambiente aconchegante.

2. Tonalidades de cinza

Apartamento RS: Salas de estar  por Macro Arquitetos
Macro Arquitetos

Apartamento RS

Macro Arquitetos

Esta sala de estar moderna privilegia as tonalidades de cinza no mobiliário confortável, que também se apresenta em preto e branco. O espaço é pensado também como sala multimídia, portanto a decoração tem toques tecnológicos. 

3. Parede cor de chumbo

A sala de estar pode ser pintada em tons mais escuros como cinza chumbo sem necessariamente ficar pesada. O segredo está nos móveis em tons mais claros de cinza e na leveza das prateleiras de madeira clara.  

4. Tons médios

A sala de jantar pode ser moderna e sóbria ao mesmo tempo com a utilização de tons médios de cinza no mobiliário. Aqui as cadeiras são nesses tons, com estrutura preta como a mesa. Os lustres brancos dão leveza ao ambiente. 

5. Cinza e clássico

Jantar neutro e elegante: Salas de jantar  por Michele Moncks Arquitetura
Michele Moncks Arquitetura

Jantar neutro e elegante

Michele Moncks Arquitetura

As cadeiras de design clássico e arredondado se destacam nesse jogo de jantar na cor cinza. Elas complementam perfeitamente a mesa preta de linhas retas. Outros tons de cinza na decoração contrabalançam a área de jantar. 

6. Tom sobre tom

A ampla mesa de jantar cinza em um tom claro contrasta com as cortinas em um cinza escuro ao fundo, arriscando um tom sobre tom. O buffet de linhas retas se destaca pela mistura de cinza e rosa do material com que é feito. 

7. Em preto

Aqui nesta sala de jantar, as cadeiras pretas com encosto de palhinha são um complemento sóbrio à mesa de vidro. Uma parede ao fundo da sala é pintada na mesma cor das cadeiras, criando uma certa unidade no ambiente. 

8. Cozinha em preto e branco

Espaço Gourmet: Cozinhas  por RS Design Studio
RS Design Studio

Espaço Gourmet

RS Design Studio

Um clássico, a combinação das cores preta e branca vai bem em qualquer ambiente. Nesta cozinha, por exemplo, os armários em preto e as bancadas de trabalho em branco transmitem um indisfarçável ar de modernidade.  

9. Com granito

Cores sóbrias podem ser ainda mais enfatizadas com os materiais certos. Nesta cozinha com base em branco, o brilhante granito marrom e preto traz elegância e beleza às bancadas de trabalho e de refeições. 

10. Marrom

O tom marrom da madeira escura, além de aconchegante, tem uma sobriedade natural que vai bem com tudo. Nesta cozinha, essas tonalidades mais fechadas de marrom estão no mobiliário e nas vigas do teto. 

11. Tons rosados

Nesta cozinha planejada, o mobiliário marrom apresenta uma tonalidade rosada que vai muito bem com o piso bege. O resultado é um ambiente moderno, mas com ares naturais graças às diferentes cores sóbrias utilizadas. 

12. Cimento queimado

Manoel Guedes: Cozinhas  por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Nesta cozinha moderna e discreta, o cinza do cimento queimado é o revestimento que reina e serve de fundo para o mobiliário em azul pastel, uma combinação tida como sóbria por alguns. 

13. Cinza tecnológico

O cinza tecnológico dos eletrodomésticos é o contraponto para o preto que cobre as paredes e parte do mobiliário desta bela cozinha. O piso em madeira amarelada confere calor e aconchego e dá mais leveza ao espaço. 

14. Cabeceira cinza

MM apartment: Quartos  por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

As cores sóbrias têm feito sucesso também nos quartos. Neste, a cabeceira, as almofadas e a roupa de cama são todas na cor cinza em um ambiente que segue o estilo industrial. Por isso, os detalhes de decoração em metal. 

15. Padrões e estampas

Os tons sóbrios ficam bonitos em quartos masculinos e também em quartos com estampas mais chamativas. É o caso deste quarto com roupa de cama com padrões geométricos, que combina com o revestimento cinza da parede do fundo.  

16. Outros tons

Manoel Guedes: Quartos  por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Os tons mais acinzentados de azul e verde também podem fazer bonito na decoração do quarto com cores sóbrias. Neste, a tonalidade de azul escolhida para as paredes é bem fechada e combina com a cabeceira da cama em couro. 

17. Branco e cinza

Casa Vale dos Cristais: Quartos  por LEDS Arquitetura
LEDS Arquitetura

Casa Vale dos Cristais

LEDS Arquitetura

Neste quarto amplo, as cores neutras em destaque são as mais claras, como as várias tonalidades de branco, mas combinadas com o cinza chumbo da grande cabeceira que circunda a cama e do home-office ao lado dela. 

18. Texturas

O cinza e suas diferentes tonalidades também são a base da decoração deste quarto com painel fotográfico. As cortinas e as roupas de cama apresentam tons de cinza diferentes que se contrastam também por suas texturas. 

19. Mais estampas

Quarto de Solteiro: Quartos  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Quarto de Solteiro

Piacesi Arquitetos

Neste quarto com muitos tons médios de cinza, as estampas se destacam na roupa de cama, enquanto os quadros apresentam grafismos em preto e branco. O mobiliário tubular cinza e preto evoca o estilo industrial.

Você gosta das cores sóbrias? Por quê?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!