Como decorar um Lavabo com Papel de Parede

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Renaissence, DUE Projetos e Design DUE Projetos e Design Banheiros minimalistas Granito
Loading admin actions …

lavabo é um ambiente da área social de uma casa que se presta perfeitamente a um projeto de decoração criativo e inovador. E, graças a seu ambiente mais seco do que o de um banheiro completo, o lavabo permite o uso de papéis de parede como revestimento. Versáteis, os papéis de parede para o lavabo podem contemplar espaços pequenos e grandes ou, ainda, apresentar modelos modernos ou chiques. Neste livro de ideias, apresentamos dicas para a escolha dos papéis de parede para o lavabo. Entre elas, os estilos de papéis de parede mais utilizados no lavabo, como os florais, as listras, os arabescos, os tipo xadrez e os geométricos, entre outros. Confira!

A decoração do lavabo

Espaço integrante da área social da casa ou apartamento, o lavabo não deve ser esquecido na hora da decoração. Como é o banheiro utilizado por convidados e visitantes, ele precisa estar sempre impecável, muito limpo e bem decorado.

E, falando em decoração, o lavabo se presta maravilhosamente bem a ela. Ele tem menos áreas úmidas que o banheiro completo, o que torna possível o uso de uma variedade maior de revestimentos, principalmente aqueles que se danificariam com a umidade, como a madeira e os tecidos.

Mas há um revestimento que ganha vida no lavabo: os papéis de parede. Eles se apresentam em uma grande gama de cores, texturas e estampas, o que oferece múltiplas possibilidades. São também interessantes para o lavabo, porque este espaço, por ser geralmente mais estrito, dificulta o uso de materiais mais tradicionais como a cerâmica.

Os lavabos são ambientes versáteis que recebem geralmente projetos de decoração inovadores e criativos que buscam torná-los bonitos, atraentes e até divertidos. A ausência de banheiras e chuveiros facilita a utilização e a manutenção de papéis de parede nesse ambiente. 

Os papéis de parede, por sua vez, conferem mais personalidade aos lavabos sem exigir os grandes investimentos ou trabalho que seriam necessários com outros tipos de revestimentos.

Como escolher papel de parede para o lavabo

A grande variedade de opções de cores, texturas, estampas e acabamentos faz dos papéis de parede uma excelente escolha para o lavabo. Tendo isso em vista, lembre-se que o projeto de decoração desse espaço pode ou não seguir as orientações da decoração geral da casa ou apartamento. Convêm, portanto, decidir se o lavabo terá um projeto próprio ou se complementará o projeto da sala de estar ou jantar, por exemplo.

Esse primeiro passo é decisivo para a escolha do papel de parede para o lavabo, pois determina o projeto decorativo específico desse ambiente. A partir daí, a escolha do revestimento deverá ser cuidadosa e metódica, tendo por objetivo determinados resultados.

O próximo passo é a escolha das cores adequadas para o papel de parede selecionado para o projeto de decoração do lavabo. As cores são responsáveis pela sensação de conforto e aconchego do ambiente, portanto é muito importante que a escolha delas garanta os melhores resultados.

O imprescindível é que a escolha das cores deve ter em mente o espaço físico do lavabo de modo que ele pareça mais confortável, amplo e aconchegante. Outra coisa a ser considerada é que elas devem evitar a sensação de vazio ou aperto.   

Assim, os ambientes menores devem utilizar papéis de parede com cores mais suaves como azul, verde, cinza, branco e bege, pois elas proporcionam a sensação de que o espaço é mais amplo. Já os lavabos maiores podem evitar a sensação de vazio e se tornar mais aconchegantes se utilizarem cores mais intensas e vibrantes.

Para além das cores, as texturas são uma das vantagens mais interessantes do uso de papel de parede no lavabo. Diferentemente dos revestimentos tradicionais, os papéis de parede oferecem texturas variadas que complementam a decoração. Essas texturas estão associadas geralmente às estampas apresentadas pelos papéis de parede. Entre estas estão os motivos florais e de plantas, as composições em xadrez, as listras, as figuras geométricas, estampas animais, os arabescos e adamascados, entre outras. 

 As estampas e as suas texturas, como as cores, devem ser escolhidas a partir de um projeto de decoração que torne o lavabo mais bonito e confortável. Nesse sentido, é interessante ter como foco uma cor ou tipo de acabamento que seja a base do processo de texturização.

A tempo: a aplicação do papel de parede é uma tarefa relativamente simples que não exige conhecimento profissional, mas demanda alguns cuidados para evitar problemas de vários tipos. Antes de procedê-la, limpe as impurezas das superfícies que serão cobertas com um pano macio e seco de modo que o adesivo do papel possa grudar com facilidade à parede. Da mesma maneira, use uma régua ou espátula de construção na parede para evitar que se formem bolhas de ar entre o papel e a superfície.

Estilos de papel de parede

1. Motivos florais – O papel de parede floral é uma excelente escolha quando se quer um lavabo alegre e romântico. Mas o estilo floral deve se harmonizar com o da decoração geral do ambiente e, nesse ponto, a sensação transmitida varia muito de acordo com as cores, as texturas e as estampas. Pode-se, por exemplo, apresentar pouca ou nenhuma variedade de cor e, com isso, ganhar liberdade na hora de escolher os itens da decoração. Ou, ao contrário, usar um papel de parede bem colorido e compensar isso com itens decorativos neutros. Já os românticos podem apostar sem erro em motivos florais com flores delicadas e cores suaves como rosa e azul pastel.

2. Arabescos e adamascados – Estes papéis de parede são uns dos mais utilizados quando se quer criar ambientes clássicos ou requintados. O objetivo é deixar o lavabo elegante e, por isso, a escolha das cores pode recair em tons de cinza, bege, preto, branco, dourado e rose. A decoração de um ambiente com esse tipo de papel de parede dá grande importância à iluminação e também a itens decorativos como espelhos venezianos ou vitorianos ou, ainda, lustres ou pendentes de cristais.

3. Composição em xadrez – O papel de parede quadriculado escuro inspira um lavabo mais moderno e intimista, que transmite seriedade e é ideal para apartamentos masculinos. Mas, para o ambiente não ficar pesado, é necessário que o revestimento seja combinado com piso e bancada claros.

4. Listras – Com um toque moderno, o papel de parede listrado, tanto vertical quanto horizontal, pode aumentar a sensação de espaço no lavabo. Se o objetivo é dar a impressão de que o pé-direito é mais alto, deve-se investir em listras verticais. Por sua vez, as listras horizontais devem ser usadas para fazer o lavabo parecer mais espaçoso. É sempre bom lembrar que as cores claras iluminam o ambiente, portanto a escolha do papel de parede listrado deve ter isso em conta, assim como a sua combinação com os as louças e peças do lavabo, como cubas de mármore ou granito.

5.  Padrões geométricos – Papéis de parede com padrões geométricos também são uma opção muito interessante para o lavabo, mas a sua utilização requer algum cuidado. Quando as cores e os desenhos do papel de parede são mais delicados, é possível revestir todo o lavabo, mas quando as cores e os desenhos dele trazem muita informação, o recomendável é que seja utilizado em apenas uma ou duas paredes do ambiente.

6. Imitação de ladrilho hidráulico – Muita gente adora ladrilho hidráulico, mas às vezes todo o trabalho necessário para tê-lo no lavabo não vale a pena. Nesse caso, nem tudo está perdido, pois existem papéis de parede que imitam perfeitamente esse revestimento, oferecendo um resultado simples e aconchegante.

7. Descontraído – O lavabo pode ganhar um ar divertido e descontraído com dois tipos de papéis de parede. Um deles é o papel de parede em cores vivas que agregue informação ao ambiente sem roubar espaço. Neste caso, ele respeita a decoração geral da casa, mas acrescentando uma dose de surpresa e ousadia. O outro é o papel de parede colorido mas com estampas jovens e descontraídas, que dá um toque moderno ao lavabo. Nos dois casos, é conveniente equilibrar o visual colorido com louças e itens decorativos brancos ou pretos.

8. Outras estampas – Existe ainda uma grande variedade de estampas que dizem muito sobre o estilo e a personalidade do morador, como por exemplo a estampa animal (a oncinha e a zebra são dois tipos). Se a opção de papel de parede para o lavabo recair sobre esse tipo de estampa, é preciso lembrar que o resto da decoração precisa ser realmente neutra.

A seguir, uma seleção de lavabos com papel de parede:

1. Arabesco para lavabo chique

2. Plantas tropicais

homify Banheiros ecléticos

3. Listras como papel de parede para lavabo pequeno

4. Xadrez como papel de parede para lavabo moderno

5. Arabesco dourado

6. Geométrico

8. Arabesco colorido

Lavabo homify Banheiros modernos

9. Gráfico

De qual estilo é o seu lavabo?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista