Projeto 3D: Banheiros  por 285 arquitetura e urbanismo

Como decorar Banheiro: 15 dicas infalíveis

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Os banheiros geralmente são os menores ambientes da casa e isso facilita a decoração. Por serem pequenos, um única alteração no espaço pode transformá-lo completamente, inclusive com custos bem baixos. Ou seja, enquanto na sala precisamos de vários objetos e modificações para deixar o espaço com uma cara nova, no banheiro apenas uma simples troca de espelho pode mudar o visual do cômodo.

Não é porque o ambiente é pequeno, que ele não pode ser lindo e funcional. Abaixo, apresentaremos 15 dicas – das mais complexas às mais simples – para deixar seu banheiro incrível! Você pode escolher uma ou várias delas e com certeza vai se surpreender com o resultado.

1. Utilize piso de fácil limpeza

Banho Casal com Armário Suspenso com Espelhos, Iluminação de Led e Cuba de Semi Encaixe: Banheiros  por Danyela Corrêa Arquitetura
Danyela Corrêa Arquitetura

Banho Casal com Armário Suspenso com Espelhos, Iluminação de Led e Cuba de Semi Encaixe

Danyela Corrêa Arquitetura

Existem muitas opções de piso para o banheiro, o porcelanato – apesar de ser o mais comum atualmente – é apenas umas delas. Podemos utilizar a cerâmica, o ladrilho hidráulico, as pastilhas e o cimento queimado impermeabilizado. Além desses, o piso vinílico também é indicado para áreas molhadas sem acúmulo de água, ou seja, pode ser usado no banheiro, mas não dentro do box.

2. Faça nichos na alvenaria

apto cobre/blue: Banheiros  por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

Os nichos na alvenaria deixam o ambiente mais sofisticado e clean. Além de utilizar um espaço que antes seria inútil, você evita a ocupação de uma área útil do box com as prateleiras e saboneteiras metálicas. Sendo assim, se seu box é bem pequeno, vale a pena investir nessa solução. Lembre-se: assim como todas as outras paredes do box, o nicho deve receber algum revestimento ou tratamento que o deixe impermeável para evitar qualquer tipo de infiltração e problemas futuros.

3. Aplique revestimentos diferentes

CASA JARDIM BOTÂNICO: Banheiros  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

CASA JARDIM BOTÂNICO

Maria Claudia Faro

Existem infinitos tipos de revestimentos no mercado, desde os mais claros tradicionais até os coloridos e 3D. Para dar muita personalidade e ousar nos revestimentos, o ideal é que você peça ajuda à algum profissional. Se você estiver receoso sobre a escolha, opte apenas por uma parede, uma faixa específica (atrás do vaso, embaixo do espelho, etc) ou por aplicá-lo apenas dentro do box. 

Uma boa dica para quem está em um imóvel alugado mas gostaria de mudar o banheiro, é utilizar adesivos que imitam ladrilhos e podem ser colocados e retirados sem danificar o revestimento existente. Esses adesivos podem ser usados na área da pia e do vaso, mas em hipótese alguns dentro do box.

4. Pinte alguma parede

A pintura é um recurso que já está presente em muitos ambientes da casa, mas ainda aparece tímida nos banheiros. O primeiro passo é escolher a tinta adequada para o banheiro e depois uma cor que combine com os elementos e revestimentos existentes.

Sabe aquele revestimento antigo e feio? Você também pode pintá-lo de uma única cor utilizando a tinta epóxi.

5. Escolha bem o vaso sanitário

A escolha do vaso deve equilibrar muito bem a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Alguns vasos têm um design muito arrojado, mas podem não ser tão confortáveis durante o uso. Então pense bem antes de escolher o seu e opte sempre pelos vasos com sistema duplo de descarga – um para líquidos e outro para sólidos – porque a economia de água pode chegar a 60%.

6. Escolha metais que valorizam o banheiro

Apartamento na Pompeia, São Paulo: Banheiros  por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Pompeia, São Paulo

Liliana Zenaro Interiores

Já faz algum tempo que os metais deixaram de ser apenas prata, hoje temos a opção de metais dourados, pretos, rosê, cobre, bronze, coloridos, entre outros. Além disso, a quantidade de formatos desses metais vêm crescendo muito. Então, aproveite e escolha aquela torneira linda para trazer muito charme para o seu banheiro.

7. Escolha uma cuba com estilo

Casa de Vila - Lavabo: Banheiros  por Hermes Stracciari Tosi
Hermes Stracciari Tosi

Casa de Vila – Lavabo

Hermes Stracciari Tosi

As cubas não precisam ser necessariamente de louça branca. Elas podem ser de outros materiais ou outras cores: concreto, latão, bronze, pretas, quadradas, etc. Existem, basicamente, seis tipos de cubas:

  1. Apoio: colocada sobre a bancada e é a mais comuns atualmente. 
  2. Sobrepor: encaixada na bancada, mas com a borda sobressaliente, era mais usada antigamente. 
  3. Embutir: totalmente encaixada e o acabamento final é a própria pedra da bancada. 
  4. Semi-encaixe: parcialmente encaixada na bancada, geralmente utilizada quando a bancada tem que ser pouco profunda. 
  5. Cubas de parede: instalada fixada na parede. 
  6. Cubas montadas de piso: instalada no piso. 

O ponto mais importante na escolha é estar atento à altura: o final da cuba deve ter aproximadamente 90cm de altura.

8. Aproveite bem todos os espaços

Em um banheiro pequeno, é essencial que se aproveite todos os espaços. Pode-se usar nichos de marcenaria, armários, prateleiras sobre o vaso, etc.

No projeto acima, a bancada da pia avança sobre o vaso sanitário, criando um espaço para a decoração e aromatizadores e deixando a bancada em torno da pia livre para o porta escovas de dente e saboneteira.

9. Escolha bem o espelho

O espelho é uma peça que não pode faltar no banheiro. Se quiser dar mais amplitude ao espaço, coloque um espelho que ocupe grande parte da parede. Mas se a intenção é dar mais personalidade ao banheiro, escolha uma peça diferente: redonda, antiga, colorida ou com alça de couro.

Lembre-se de informar à empresa de espelhos que ele será utilizado no banheiro, para que a peça tenha as especificações técnicas corretas para este fim.

10. Use objetos soltos

Em imóveis alugados, dá para deixar o banheiro com sua cara utilizando apenas objetos soltos. Algumas ideias de objetos baratos que vão tornar seu banheiro incrível: caixas organizadoras, bandejas para os cosméticos, cestos de roupa descolados, ganchos divertidos, porta revista, porta escova de dentes e saboneteiras.

11. Trabalhe com quadros

Apartamento Vila Nova Conceição: Banheiros  por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Não é comum utilizar quadros em banheiros, mas o resultado pode ficar lindo. Utilize um ou poucos quadros e tenha certeza de que a moldura do mesmo é de boa qualidade para evitar que a umidade do ambiente estrague a gravura.

12. Decore com plantas e flores

Banheiro Social: Banheiros  por Arquitetura Hentoux
Arquitetura Hentoux

Banheiro Social

Arquitetura Hentoux

Os banheiros tendem a ser ambientes frios e sem vida, então plantas e flores podem deixá-lo muito mais alegre. Escolha plantas que se adequam bem à pouca luz e que não soltam muitas folhas para evitar a sujeira da bancada do banheiro.

Opte por vasos de vidro e metal e evite os de madeira e fibras naturais por causa da umidade.

13. Coloque tapete no piso

É muito ruim sair do banho e pisar naquele piso super gelado né? Então escolha um tapete que combine com o ambiente e deixe ele mais confortável para todos. Para não errar na escolha do tapete e sobrecarregar o banheiro, escolha um que tenha tons parecidos com o do piso.

14. Pense no aroma do ambiente

O odor no banheiro é algo que pode incomodar no dia-a-dia, então utilize aromatizadores e borrifadores para deixar o ambiente agradável. Hoje existem aromatizadores lindos que ainda contribuem com a decoração do espaço. Dica: o trio aromatizador, vela e planta deixa qualquer banheiro com uma cara mais sofisticada.

15. Mantenha o espaço organizado

A dica final é também a mais importante: mantenha seu banheiro organizado. De nada adianta seguir todos os passos acima e encher a bancada e o box de todos os produtos de beleza e cosméticos possíveis, certo? Então se livre do que não é necessário e deixe a mão apenas o que é essencial para o dia-a-dia. Para isso, use muitas bandejas e caixas organizadoras, assim você pode pegar a caixa inteira, usar os produtos e depois guardar a caixa toda novamente, evitando que a bancada fique lotada.

Agora que você já conheceu ideias para deixar seu banheiro decorado, pesquise mais, se inspire com projetos de banheiros incríveis e não hesite em arriscar e transformar este espaço da sua casa.

De qual ideia você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!