7 soluções para decorar uma sala estreita com perfeição | homify 7 ideias lindas para decorar uma sala estreita
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

7 soluções para decorar uma sala estreita com perfeição

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Apartamento Barra da Tijuca – RJ Salas de estar industriais por Konverto Interiores + Arquitetura Industrial
Loading admin actions …

Pequenos espaços, grandes desafios. Em casas e apartamentos modernos, com salas estreitas, essa frase é muito comum, mas, acalme-se: estamos aqui para ajudar!

Já foi o tempo em que era comum encontrar casas e apartamentos tão espaçosos que cabia de tudo um pouco. Ambientes alongados, com grandes janelas, traziam pouquíssima preocupação aos moradores. Isso, claro, no meio do século XX. 

Atualmente, as disputas de terrenos e a construção de edifícios cada vez mais altos, mostra uma realizada cada vez mais apertada. E quem precisa morar em médias ou grandes cidades não tem outra opção que não seja se adaptar. Talvez, por isso, os apartamentos antigos ainda sejam tão disputados no mercado. 

Entre as principais dificuldades que esses tipos de imóveis trazem, estão os cômodos pequenos, apertados, estreitos. As salas de estar são um ótimo exemplo disso. Ainda que a melhor solução seja a de integrar os ambientes, no quais salas de estar e jantar estão no mesmo espaço, isso não lima a necessidade de encontrar as soluções que se adaptem da melhor maneira possível para fazer com que a sala de estar estreita mantenha conforto, aconchego e estilo à decoração da casa. 

Pensando nisso, hoje listamos algumas ótimas dicas que valem a pena serem consideradas na decoração de sua sala estreita. Temos a certeza de que, em cada imagem, você se surpreenderá com as incríveis soluções de nossos arquitetos e decoradores. Cada detalhe poderá ser utilizado como referência em seu lar. 

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. Decoração de sala estreita e pequena

Apartamento Barra da Tijuca – RJ Salas de estar industriais por Konverto Interiores + Arquitetura Industrial
Konverto Interiores + Arquitetura

Apartamento Barra da Tijuca – RJ

Konverto Interiores + Arquitetura

A organização é fundamental para que, mesmo pequena, a sala de estar seja a mais aconchegante possível. Garantir que os corredores de transição fiquem livres é um importante primeiro passo. Boa iluminação natural e equilíbrio nas escolhas de cores são outros pontos que precisam de sua atenção.

Mas é sempre importante lembrar de alguns truques que podem ficar ótimos para dar a sensação de que a sala é maior do que realmente parece. Nessa sala de estar, temos o tapete com listras que conectam o sofá ao rack. Essa solução nos traz a sensação visual de que a sala é mais larga do que realmente é. Se, por acaso a ideia fosse alongar o ambiente, esse tapete poderia ser posicionado com as listras sendo à parede do fundo. Uma dica simples, que pode fazer toda a diferença. 

2. Sala estreita e comprida

Sala de Estar Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de Estar

homify

A iluminação natural é um fator que sempre precisa ser considerado em qualquer ambiente. Mas em ambientes menores, ela se faz ainda mais necessária. A luz natural traz aconchego, reforça o conforto e, claro, proporciona ótima economia na fatura de energia. 

Nesse exemplo, temos a sala de estar com a porta de vidro ao fundo, onde a iluminação natural chega pela varanda e toma o interior do ambiente. As paredes brancas são importantíssimas para o melhor aproveitamento possível dessa solução e, ainda, garantem a possibilidade de trabalhar com contrastes pontuais, como notamos nesse belo painel de madeira que aquece o ambiente de cores claras.

Complementando a decoração, temos o sofá marrom em transição suave com a cor do tapete de pelos altos, trazendo elegância ao espaço, assim como as arandelas posicionadas nas paredes. 

3. Como decorar uma sala de estar estreita

Algumas dicas básicas servem para os mais diferentes tipos de espaços. Vamos a algumas delas com base nesse projeto maravilhoso da imagem: cortina e tapete em tons semelhantes, como a cor azul em tons claros ou escuros, fazem um belo conjunto. Para complementar essa escolha de cor, escolha almofadas para o sofá. 

Além disso, temos a escolha de tons claros para o mobiliário, como percebemos, o que é excelente para valorizar a intensidade das cores escolhidas. Trazendo criatividade colorida ao espaço, temos peças amarelas e do lindo quadro com a imagem na prateleira. 

4. Sofá para sala de estar estreita

De maneira geral, uma sala que é estreita só possibilita a utilização de um único sofá. Logo, a opção por uma peça mais longa que facilite a acomodação do máximo possível de pessoas, é fundamental. Sofás retráteis estão em alta e merecem atenção, já que garantem maior espaço livre para a transição no corredor e podem ser alongados para relaxar os moradores.

Na imagem, temos a opção pelo sofá alongado, onde almofadas estampadas trazem um toque criativo à decoração. Como peça coringa, temos a incrível escolha de uma bancada com cilindro para sustentar a TV, com isso, além da fácil acomodação, o televisor ainda pode ser facilmente assistido por quem está na cozinha. Funcionalidade máxima!

5. Sala de estar comprida e estreita

Salas de estar minimalistas por homify Minimalista

Se uma sala de estar é estreita, não significa que ela não possa ser comprida. Aliás, essa é a configuração mais comum quando pensamos em salas de estar estreitas, geralmente elas são alongadas, o que compensa as soluções para a decoração. 

Nesse projeto, temos a utilização de um tapete de pelos altos em tom claro, combinando com o sofá, a linda estante e os demais elementos em cores claras. Essa opção complementa a ideia de utilização de spots que distribui a iluminação pelo espaço e garante a sensação de aconchego. 

Além dessas soluções, temos ainda o uso de um parede de vidro que separa quarto e sala de estar, garantindo que cada espaço tenha sua própria disposição, mas sem comprometer a sensação de amplitude do lar.

6. Como organizar a sala estreita

A organização de uma sala estreita deve considerar basicamente a ideia de manter o corredor central livre. Com isso, temos a organização retangular, onde uma das paredes abriga sofá, peças decorativas e outros elementos complementares e, no lado oposto, a organização de peças como a estante, a TV e demais elementos que marquem a personalidade decorativa do ambiente. 

Tapetes sempre são peças interessantes para reforçar a sala com um toque mais aconchegante, além de ser uma peça coringa para combinar com a mesma cor a cortina e sofá. Nessa imagem, a opção foi a de utilizar o tapete com um tom claro, assim como as cores das paredes da sala. A presença do sofá azul foi suficiente para compor um toque vibrante, criativo e muito agradável ao espaço. O resultado é excelente. 

Imagem de sala com muito mais truques para decorar!

Apartamento Tatuapé - SP Salas de jantar modernas por homify Moderno
homify

Apartamento Tatuapé – SP

homify

Com tantas ideias, dicas e truques, vale a pena seguir navegando conosco por muito mais imagens de salas de todos os formatos: da sala retangular à sala comprida e, para apartamentos, sala estreita. E se você quer saber de mais uma dica agora para dar amplitude, aqui vai: utilize espelhos.

Quer saber como? Confira estas 16 imagens com modelos de espelhos lindos e criativos para decorar sua sala e muito mais!

7. Segredos para o conforto

Uma cobertura estilo moderno e minimalista Salas de estar modernas por Oleari Arquitetura e Interiores Moderno
Oleari Arquitetura e Interiores

Uma cobertura estilo moderno e minimalista

Oleari Arquitetura e Interiores

A sala de estar sempre deve ser um espaço reservado ao conforto dos moradores e visitantes. Portanto, é preciso ter muita atenção a cada peça escolhida. Tapetes sempre merecem sua atenção e quando escolhidos com pelos altos, podem reforçar o aconchego, contudo, essa mesma opção deve ser vista com ressalvas em regiões mais quentes. 

Outro ponto importante, está quanto a distribuição de luz. Além da iluminação central, é interessante optar por efeitos com spots, arandelas e outros elementos de iluminação direta e indireta. Isso fará com que a decoração fique mais bonita e acolhedora.

Nesse belíssimo projeto, vemos as soluções com o tapete e a iluminação pontual e elegante em espaços como os nichos, o painel de TV e o belo projeto com gesso no teto.

8. Como decorar uma sala retangular?

Depois de ver essas 7 dicas, você conferiu ótimas dicas para sala retangular. Entre essas dicas, que serve também para sala quadrada e sala estreita, está a decoração com cores claras. Isso porque esse tipo de escolha traz sensação de mais espaço e, com isso, maior conforto.

Além de leveza, as cores claras otimizam a iluminação e ficam ótimas para quem adora a imagem de sala moderna.

9. Como organizar uma sala comprida

A sala comprida pode ser dividida entre dois ambientes, com living e sala de TV, por exemplo. Com a amplitude do espaço, você pode recorrer às ideias para sala estreita e sala retangular. O mais importante é que a imagem da sala seja bem organizada, funcional e agradável para o dia a dia.

Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!